Autor Tópico: Punto GT vs Lancia Thema  (Lida 157545 vezes)

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
Re: Punto GT vs Lancia Thema
« Responder #405 em: 22 de Dezembro, 2010, 23:35:40 »
origem para origem?

Nop,o meu Thema rebentou com a junta da cabeça,agora o GT safa-se de certeza..... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #406 em: 23 de Dezembro, 2010, 00:47:29 »
estamos a falar de cortar a mudança ou chegar ao vermelho muito lentamente?

quanto ao resto ja vi que é fruta a mais para perceberes... tens dados concretos como afr, egt, temp de admissão etc? é que dinamometro de peida não é fiavel.. o turbo vai debitar mais volume mas menos caudal isto porque o ar expande seriamente quando comprimido, o thema de origem numa escafia facilmente atinge uma temperatura de admissão de 80-90ºC o que causa EGT bem perto dos limites, aumentas a pressão o que sobe ainda mais a temperatura de admissão e basta uma ligeira falha algures para no minimo derreter as valvulas ou o piston.

15seg a 2bar nesse turbo é pico, constante nunca la vai a alta rotação..

tens de te lembrar que pressão do turbo não tem nada a ver com ar debitado, pressão é meramente uma medida de restrição.. soprares numa palhinha debita mais pressão que de boca aberta mas ha uma enorme diferença de caudal.

a grande vantagem de nitro sobre os turbos é que é frio e arrefece a admissão, dai se poder usar em motores quase de origem com bons ganhos e sem grandes estragos.. as desvantagens são bem conhecidas..

nao era pico ou nao ser pico , eu nao arriscava era ficar mais de 15 segundos com o pe la em baicho .
ele fazia 2.5 pico em altas ficava em 2 bar e nao descia mais. se desce-se mais so mesmo la para o corte.

nao foi so o meu dinamometro de peida que testei xD ouve muita gente a andar no carro nao houve ninguem que nao fica-se de boca aberta com aquilo (especialmente os que iam nobanco de tras que nao tinha cintos xD)

digo-te que o carro estava a andar muito mais a 2 bar que a 1 por este simples motivo .

testei com um porsche 996 de 300cv andei na trazeira dele ate mais ou menus 140kmh e dai para a frente ainda consegui meter-me lado a lado e ainda meti o fucinho do caro ha frente.

dai eu dizer a diferença dos 2 bar para 1 foi gigantesca. é que assim nao da mesmo para explicar , era sentares-te no carro e depis vias .

quanto ao arrefecer a temperatura da admiçao, ja inventaram o aquamist.

o nito é muito violento .
toda a gente que conhexo que teve nitro derreteu o motor.bom para brincar , mas dura pouco tempo.
a explosao é muito mais violenta , tens uma potencia imediata ,extremamente superior , conhexo ate 2 carros que dobraram as bielas e ja nao éram as originais.
os outros todos furaram os pistons.
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #407 em: 23 de Dezembro, 2010, 00:48:45 »
Nop,o meu Thema rebentou com a junta da cabeça,agora o GT safa-se de certeza..... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

que junta tinhas? origem? ou ja tinhas outra?
se ja era outra que marca?
ja nao é o primeiro 16v turbo carregado que vejo a partir uma junta.
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 2
Audi A6 avant 1.9 TDI

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #408 em: 23 de Dezembro, 2010, 11:00:43 »
Vamos lá lançar a confusão outra vez!!!  :lol:

Oh Bruno pah...  :sombrero:

Então no PuntoPT tens um post a dizer que com o Thema, até aos 200km/h nem um Coupé 20V Turbo te leva a melhor e depois aqui dizes que o Punto GT te parece mais rápido que o Thema...

Depreendo, pela lógica, que achas que o GT anda ali taco a taco com o Coupé!???

:t_up: Abraço!
« Última modificação: 23 de Dezembro, 2010, 13:11:13 por arturbranco »

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #409 em: 23 de Dezembro, 2010, 12:06:58 »
PGT, um lobo vestido de capuhinho vermelho :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

BlacKsNaKe

• Vignale

• *
  • 1112

Masculino
« Responder #410 em: 23 de Dezembro, 2010, 13:00:25 »
O rapaz tem um thema e um GT, é ir experimentar os dois carros!!

Eu tenho carta posso conduzir um qualquer  :d_smokin:

FIAT 127 MK1 '75 0.9 47
FIAT 127 MK2 '81 0.9 45 Surf
FORD Fiesta MK2 '88 1.0 50
FIAT Cinquecento '93 0.9 50??
FIAT Punto GT2 '95 1.4 133
FIAT Marea '00 1.9 JTD 105
HONDA CB500 '96

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #411 em: 23 de Dezembro, 2010, 13:30:17 »
Vamos lá lançar a confusão outra vez!!!  :lol:

Oh Bruno pah...  :sombrero:

Então no PuntoPT tens um post a dizer que com o Thema, até aos 200km/h nem um Coupé 20V Turbo te leva a melhor e depois aqui dizes que o Punto GT te parece mais rápido que o Thema...

É pá se é pá confusão,no site da Competiauto onde se vende,o Thema faz 230cvs em overboost... :lol: :lol: :lol: :lol:

Com o coupe 20VT a historia é outra..... :blush: :blush:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #412 em: 23 de Dezembro, 2010, 13:32:01 »
É pá se é pá confusão,no site da Competiauto onde se vende,o Thema faz 230cvs em overboost... :lol: :lol: :lol: :lol:

No PuntoPT também... Mas isso são dados técnicos que eu desconheço... Já nem quis ir por aí!  :t_up:

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #413 em: 23 de Dezembro, 2010, 18:01:44 »
vamos la entao .
  :P

a 0.8 de turbo no thema o punto gt anda lado a lado ou ate um pouco ha frente.
agora com o overbost ligado , pronto ja é outra coisa, so o liguei a semana passada.
e realmente os 0.4 de presao extra foi uma grande diferença (apensar de no manual dizer que o thema s2 faz 1.6bar)
mas isso ja éoutra historia.

olha e se te disser que ja andei de coupe 20vt e digo o gt de arranque anda ela por ela ate aos 100.
se procurarem no forum punto evolution ate explico isso quando andei no 20v turbo. ate aos 100 nao achei nada de especial , o meu com menus potencia faz o mesmo ou pouco menus , dos 100 aos 200 comexa a ficar com um andamento diferente , dos 200 para cima nunca tinha visto um 2000 turbo como aquele.
sorprendeu-me mais em AE do que em arranque e saida.

quanto ha potencia , mas tu queres ver? :dry:

QUEM É QUE AQUI  ME DISSE QUE O THEMA S2 FAZ 220 230CV EM OVERBOST?
E QUE OS 185 E A POTENCIA NORMAL SEM OVERBOST?
E ATE TINHAM DITO QUE FAZIA CERCA DE 340 DE BIANRIO , MAS ESSE DESMENTI EU POIS O MANUAL DIZ QUE FAZ 320 EM OVERBOST.

quanto as preformances , nunca testei lado a lado , raramente ando com o thema agora ando ai 3 dias por semana se tanto.
mas como esta agora da noçao de abalar mais rapido que o coupe ate aos 200 . dos 200 para cima nem tento .

mas nao faço do carro um aviao autentico anda muito bem para a potencia que tem, ate porque carros com 300 400cv ando eu muito diariamente.
e digamos que o voo que pretendo ir buscar é so um pouco mais do dobro do thema. dai vender tudo o que passe pelas minhas maos , menus o gt.
a meu ver se me derem um thema ou um kappa a troca do punto nao trocava. pode ser mais carro o thema e o kappa , mas nao tem aquele caracter do gt.
« Última modificação: 23 de Dezembro, 2010, 18:15:31 por italianjob »
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 2
Audi A6 avant 1.9 TDI

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #414 em: 23 de Dezembro, 2010, 18:48:47 »
Dados de fábrica:

Punto GT 0-100km/h - 7,9s

Coupé 20V Turbo 0-100km/h - 6,5s

Quase 1 segundo e meio de diferença...

A 100km/h anda-se 42 metros num segundo e meio... Na gíria diria que levavas 2 autocarros!  :lol: :lol:

Claro que isto é tudo teoria! Na realidade há muitos outros factores que temos de ter em conta! Abraço!

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #415 em: 23 de Dezembro, 2010, 19:10:31 »
Dados de fábrica:

Punto GT 0-100km/h - 7,9s

Coupé 20V Turbo 0-100km/h - 6,5s

Quase 1 segundo e meio de diferença...

A 100km/h anda-se 42 metros num segundo e meio... Na gíria diria que levavas 2 autocarros!  :lol: :lol:

Claro que isto é tudo teoria! Na realidade há muitos outros factores que temos de ter em conta! Abraço!
pois mas isso a 100 , tas a fazer mal os calculos .

pois mas arrancamos de parado ,esses calculos nao valem pois equivale a 100kmh o carro arranca em 0kmh e a 50kmh é muito menus, que 100 .
nao lhe fugia muito da trazeira de arranque.

practicamente 2 autocarros ja eu dei com o punto a um audi tt 1.8 turbo 180cv , 80kmh ao maximo . xD
de aranque entao levou uma tareia tao grande mas tao grande xD so de ponta é que podia estar a se aproximar , e mesmo assim nao sei.

nao faço do gt um aviao , mas ja dei muitas dores de cabeça a carros mais potentes, ja acompanhei um s80 t5 225cv ate aos 170 kmh , e se calhar ate continuava durante mais um bocado, mas nao sou adepto de picos nem de grandes velocidades.
« Última modificação: 23 de Dezembro, 2010, 19:12:27 por italianjob »
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 2
Audi A6 avant 1.9 TDI

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #416 em: 23 de Dezembro, 2010, 19:41:54 »
nao era pico ou nao ser pico , eu nao arriscava era ficar mais de 15 segundos com o pe la em baicho .
ele fazia 2.5 pico em altas ficava em 2 bar e nao descia mais. se desce-se mais so mesmo la para o corte.

nao foi so o meu dinamometro de peida que testei xD ouve muita gente a andar no carro nao houve ninguem que nao fica-se de boca aberta com aquilo (especialmente os que iam nobanco de tras que nao tinha cintos xD)

digo-te que o carro estava a andar muito mais a 2 bar que a 1 por este simples motivo .

testei com um porsche 996 de 300cv andei na trazeira dele ate mais ou menus 140kmh e dai para a frente ainda consegui meter-me lado a lado e ainda meti o fucinho do caro ha frente.

dai eu dizer a diferença dos 2 bar para 1 foi gigantesca. é que assim nao da mesmo para explicar , era sentares-te no carro e depis vias .

quanto ao arrefecer a temperatura da admiçao, ja inventaram o aquamist.

o nito é muito violento .
toda a gente que conhexo que teve nitro derreteu o motor.bom para brincar , mas dura pouco tempo.
a explosao é muito mais violenta , tens uma potencia imediata ,extremamente superior , conhexo ate 2 carros que dobraram as bielas e ja nao éram as originais.
os outros todos furaram os pistons.

como é que dizes que não era pico se nunca andaste mais de 15seg?

num motor bem mexido passa ligeiramente dos 300cv mas não é só aumentar pressão, picos nos 1,3-1,5bar com afr bem afinado...

testar com carros mais potentes não é teste no meu livro a não ser que o conductor não seja um variavel...

aquamist etc é BS, carro bem afinado não requer agua na admissão.

a unica coisa que dura pouco em nitro é a carga das garrafas, o resto é absolutamente má instalação.

que junta tinhas? origem? ou ja tinhas outra?
se ja era outra que marca?
ja nao é o primeiro 16v turbo carregado que vejo a partir uma junta.

é rarissimo este motor queimar juntas, quando queimam sem ser por aquecimento é SEMPRE por detonação...

Vamos lá lançar a confusão outra vez!!!  :lol:

Oh Bruno pah...  :sombrero:

o coupe 20VT de origem para origem com o thema é simplesmente uma enrabadela ao thema  :lol:

vamos la entao .
  :P

a 0.8 de turbo no thema o punto gt anda lado a lado ou ate um pouco ha frente.
agora com o overbost ligado , pronto ja é outra coisa, so o liguei a semana passada.
e realmente os 0.4 de presao extra foi uma grande diferença (apensar de no manual dizer que o thema s2 faz 1.6bar)
mas isso ja éoutra historia.

olha e se te disser que ja andei de coupe 20vt e digo o gt de arranque anda ela por ela ate aos 100.
se procurarem no forum punto evolution ate explico isso quando andei no 20v turbo. ate aos 100 nao achei nada de especial , o meu com menus potencia faz o mesmo ou pouco menus , dos 100 aos 200 comexa a ficar com um andamento diferente , dos 200 para cima nunca tinha visto um 2000 turbo como aquele.
sorprendeu-me mais em AE do que em arranque e saida.

quanto ha potencia , mas tu queres ver? :dry:

QUEM É QUE AQUI  ME DISSE QUE O THEMA S2 FAZ 220 230CV EM OVERBOST?
E QUE OS 185 E A POTENCIA NORMAL SEM OVERBOST?
E ATE TINHAM DITO QUE FAZIA CERCA DE 340 DE BIANRIO , MAS ESSE DESMENTI EU POIS O MANUAL DIZ QUE FAZ 320 EM OVERBOST.

quanto as preformances , nunca testei lado a lado , raramente ando com o thema agora ando ai 3 dias por semana se tanto.
mas como esta agora da noçao de abalar mais rapido que o coupe ate aos 200 . dos 200 para cima nem tento .

mas nao faço do carro um aviao autentico anda muito bem para a potencia que tem, ate porque carros com 300 400cv ando eu muito diariamente.
e digamos que o voo que pretendo ir buscar é so um pouco mais do dobro do thema. dai vender tudo o que passe pelas minhas maos , menus o gt.
a meu ver se me derem um thema ou um kappa a troca do punto nao trocava. pode ser mais carro o thema e o kappa , mas nao tem aquele caracter do gt.

o thema de origem faz 0,95bar como pressão maxima, nenhum faz 1,6bar de origem, a 1,6bar ja tens o corte de ignição...

não sei que manual tens mas não deve ser do s2...

é de salientar que as medidas de 0-100kmh no thema são efectuadas com 2 ocupantes (conductor e passageiro), 20kg de carga e deposito atestado claramente indicado no manual.

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #417 em: 23 de Dezembro, 2010, 19:58:27 »
como é que dizes que não era pico se nunca andaste mais de 15seg?

num motor bem mexido passa ligeiramente dos 300cv mas não é só aumentar pressão, picos nos 1,3-1,5bar com afr bem afinado...

testar com carros mais potentes não é teste no meu livro a não ser que o conductor não seja um variavel...

aquamist etc é BS, carro bem afinado não requer agua na admissão.

a unica coisa que dura pouco em nitro é a carga das garrafas, o resto é absolutamente má instalação.

é rarissimo este motor queimar juntas, quando queimam sem ser por aquecimento é SEMPRE por detonação...

o coupe 20VT de origem para origem com o thema é simplesmente uma enrabadela ao thema  :lol:

o thema de origem faz 0,95bar como pressão maxima, nenhum faz 1,6bar de origem, a 1,6bar ja tens o corte de ignição...

não sei que manual tens mas não deve ser do s2...

é de salientar que as medidas de 0-100kmh no thema são efectuadas com 2 ocupantes (conductor e passageiro), 20kg de carga e deposito atestado claramente indicado no manual.
o pah ou nao me estou a explicar bem ou nao sei.
consegues fazer um pico de presao no corte?
a 200 as 5500 ou 6000 rpm achas que ainda vais em pico de presao?.
15 segundos é muito tempo.

vai ao forum da lancia e mais gente tem manuais e dizer 1.6bar de presao, mas eu ja meto aqui uma copia do manual a dizer presao maxima de sobrealimentaçao 1.6bar

é pah eu sempre me basiei assim , comparar com carros que sei que tem mais motor que eu , mas preformance que eu .  num porsche nao é presiso muito para se andar rapido.

quanto as juntas ja vi 3 themas , 1 evo , 1 coupe a queimar a junta. por acaso foram todos este ano .  o evo , o coupe e 1 thema estavam de origem.
« Última modificação: 23 de Dezembro, 2010, 20:17:32 por italianjob »
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 2
Audi A6 avant 1.9 TDI

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #418 em: 23 de Dezembro, 2010, 20:22:38 »
o pah ou nao me estou a explicar bem ou nao sei.
a consegues fazer um pico de presao no corte?
a 200 as 5500 ou 6000 rpm achas que ainda vais em pico de presao.
15 segundos é muito tempo.

vai ao forum da lancia e mais gente tem manuais e dizer 1.6bar de presao, mas eu ja meto aqui uma copia do manual a dizer presao maxima de sobre alimentaçao 1.6bar

é pah eu sempre me basiei assim , comparar com carros que sei que tem mais motor que eu , mas preformance que eu .  num porsche nao é presiso muito para se andar rapido.

quanto as juntas ja vi 3 themas , 1 evo , 1 coupe a queimar a junta. por acaso foram todos este ano .  o evo , o coupe e 1 thema estavam de origem.

pico é algo que não é continuo, um turbo produz sempre um pico de pressão que por norma é controlado pela wastegate.. se pedires mais ar do que o turbo consegue debitar a velocidade do ar atinge velocidade sonica e aquece, quando se abusa a esse ponto acaba por derreter as pas do turbo.. é conhecida como choke line num mapa do compressor, se olhares bem para o mapa desse tubo verás que 2bar ja fica bem pra lá dessa linha  :t_up:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #419 em: 23 de Dezembro, 2010, 20:31:07 »
pico é algo que não é continuo, um turbo produz sempre um pico de pressão que por norma é controlado pela wastegate.. se pedires mais ar do que o turbo consegue debitar a velocidade do ar atinge velocidade sonica e aquece, quando se abusa a esse ponto acaba por derreter as pas do turbo.. é conhecida como choke line num mapa do compressor, se olhares bem para o mapa desse tubo verás que 2bar ja fica bem pra lá dessa linha  :t_up:
a minha wastegate nao abria.
por mais que se tenta-se.

aqui fica o manual do thema s2 onde diz presao sobre alimentaçao 1.6bar. e ha mais gente com esta info nos manuais.

« Última modificação: 23 de Dezembro, 2010, 20:37:54 por italianjob »
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 2
Audi A6 avant 1.9 TDI