Eh pah! Nem fales de branco/azul hoje!!!
Fumo azulado é óleo queimado.Das duas uma, ou o turbo tá a começar a dar as ultimas, ou tens os segmentos nas couves, mas como dizes que faz só a frio, aposto mais no turbo, porque se fossem segmentos tava sempre a fazer esse fumo. A minha BMW começou a fazer fumo azulado quando arrancava, isto aos 185000 kms, e agora aos 198000 kms acabou com o turbo. O mesmo deve tar a acontecer com o teu uno.
tambem relacionado.... quando a frio, com mais pressao de oleo (4bar), o oleo nao estará a ser espirrado pelo respiro e entra para a admissao de ar no turbo??? o filtro de ar está sujo com oleo na direcção da saida do respiro do oleo...
Sujar o respiro o filtro na zona do respiro é normal. Isso garanto.O turbo a fazer 0.8 e 0.9 bar, se estiver original em termos de débito de bomba injectora, é bastante bom. Diria que mais do que o suposto, pois o normal deverá ser entre 0.75 e 0.8 bar. Mas posso estar enganado. Se bem que acho que a pressão que ele dá não indica muito sobre o estado do mesmo.Se o fumo não fosse azul até diria que terias os injectores sujos, pois o fumo a frio costuma ser sintoma disso.
Está na altura de fazeres uma revisão ao turbito que os vedantes estão só a tentar pacificamente falar contigo sob forma de sinais de fumo, a tentar dizer-te que já aguentaram muitas mil rotações, muitas "aquecidelas" e "arrefecidelas" Agora a sério... pelos sintomas devem ser os vedantes do turbo, que deixa verter o óleo quente pela "parte quente" do turbo e downpipe quando o carro pára, e quando o ligas novamente a frio e deita esse fumo azul/branco, está a ser queimado pelo calor, que por enquanto é pouco e momentâneo porque ainda está a dar os primeiros sinais.
.... quanto aos injectores, à uns tempos usei um aditivo para a limpeza, e o cagaçal preto era tal que a entrar na A1 em Canidelo/Devesas, nao via os farois dos outros carros que vinham atraz....
Se eles estiverem sujos não é o líquido que te os vai limpar por completo. Só mesmo mandar limpar a sério.Mas de facto esse não deve ser o problema que te causa os fumos AZUIS..
compensa limpar ou comprar novos??
Aí o Lourenço já o viu e pode confirmar.