Autor Tópico: Fumo branco/azul a frio...  (Lida 18769 vezes)

josh

• Piccolo

• *
  • 67

Masculino
  • Texto Pessoal
    Uno TDS
Fumo branco/azul a frio...
« em: 08 de Novembro, 2010, 00:35:43 »
Boas fiatistas...

Tenho andado um pouco preocupado acerca do fumo que o meu uno TD anda a fazer quando o ligo e ele está frio....

para já, as diferenças entre frio e quente é que a frio faz fumo branco/azul e a quente nao faz fumo.... so o preto, mas isso ja eu sei que é veneno.....  :d_evil:

bem, mas hoje por acaso até encontrei um amigo e falei-lhe disso e ele disse que era capaz de ter o turbo a ir com as couves...

agora gostava de ter as vossas opinioes/expriencias aqui expostas para ter noção do que possa ser...

se precisarem de indicações acerca de comportamentos do carro, que eu nao tenha dito, perguntem, que eu preciso é de ajuda!

abraços...

:fiatistas:
Fiat Punto 75 ELX :( Fiat Uno 45s :dry: Fiat Uno TDS :)

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fumo branco/azul a frio...
« Responder #1 em: 08 de Novembro, 2010, 00:44:28 »
Eh pah! Nem fales de branco/azul hoje!!!  :maufeitio:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #2 em: 08 de Novembro, 2010, 00:45:15 »
Fumo azulado é óleo queimado.
Das duas uma, ou o turbo tá a começar a dar as ultimas, ou tens os segmentos nas couves, mas como dizes que faz só a frio, aposto mais no turbo, porque se fossem segmentos tava sempre a fazer esse fumo.
A minha BMW começou a fazer fumo azulado quando arrancava, isto aos 185000 kms, e agora aos 198000 kms acabou com o turbo. O mesmo deve tar a acontecer com o teu uno.
« Última modificação: 08 de Novembro, 2010, 00:48:59 por rfsbaptista »
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

josh

• Piccolo

• *
  • 67

Masculino
  • Texto Pessoal
    Uno TDS
« Responder #3 em: 08 de Novembro, 2010, 01:04:38 »
Eh pah! Nem fales de branco/azul hoje!!!  :maufeitio:

ahaha..... por acaso até foi mesmo a calhar.... o meu carro ja andava a festejar a algum tempo  :laugh:

Fumo azulado é óleo queimado.
Das duas uma, ou o turbo tá a começar a dar as ultimas, ou tens os segmentos nas couves, mas como dizes que faz só a frio, aposto mais no turbo, porque se fossem segmentos tava sempre a fazer esse fumo.
A minha BMW começou a fazer fumo azulado quando arrancava, isto aos 185000 kms, e agora aos 198000 kms acabou com o turbo. O mesmo deve tar a acontecer com o teu uno.

tambem ja tinha pensado nos segmentos, mas se fosse, o manometro de pressao do oleo subia mais vezes (acho eu).... nao serão só os vedantes do turbo??? para já na pressao do turbo, so noto que desde as 3000 rpm até as 4000 rpm ele da o pico 0.8/0.9 bar e depois disso perde pressao para 0.6/0.7..... suponho que seja a quantidade de gases a passar na turbina de exaustão que tenha essa reacção normal...

tambem relacionado.... quando a frio, com mais pressao de oleo (4bar), o oleo nao estará a ser espirrado pelo respiro e entra para a admissao de ar no turbo??? o filtro de ar está sujo com oleo na direcção da saida do respiro do oleo...

abraços... e obrigado pelas respostas

« Última modificação: 08 de Novembro, 2010, 01:06:22 por josh »

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #4 em: 08 de Novembro, 2010, 01:37:48 »
tambem relacionado.... quando a frio, com mais pressao de oleo (4bar), o oleo nao estará a ser espirrado pelo respiro e entra para a admissao de ar no turbo??? o filtro de ar está sujo com oleo na direcção da saida do respiro do oleo...

Sujar o respiro o filtro na zona do respiro é normal. Isso garanto.

O turbo a fazer 0.8 e 0.9 bar, se estiver original em termos de débito de bomba injectora, é bastante bom. Diria que mais do que o suposto, pois o normal deverá ser entre 0.75 e 0.8 bar. Mas posso estar enganado. Se bem que acho que a pressão que ele dá não indica muito sobre o estado do mesmo.

Se o fumo não fosse azul até diria que terias os injectores sujos, pois o fumo a frio costuma ser sintoma disso.

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #5 em: 08 de Novembro, 2010, 01:42:40 »
Está na altura de fazeres uma revisão ao turbito que os vedantes estão só a tentar pacificamente falar contigo sob forma de sinais de fumo, a tentar dizer-te que já aguentaram muitas mil rotações, muitas "aquecidelas" e "arrefecidelas"

Agora a sério... pelos sintomas devem ser os vedantes do turbo, que deixa verter o óleo quente pela "parte quente" do turbo e downpipe quando o carro pára, e quando o ligas novamente a frio e deita esse fumo azul/branco, está a ser queimado pelo calor, que por enquanto é pouco e momentâneo porque ainda está a dar os primeiros sinais. :)
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

josh

• Piccolo

• *
  • 67

Masculino
  • Texto Pessoal
    Uno TDS
« Responder #6 em: 08 de Novembro, 2010, 01:48:31 »
Sujar o respiro o filtro na zona do respiro é normal. Isso garanto.

O turbo a fazer 0.8 e 0.9 bar, se estiver original em termos de débito de bomba injectora, é bastante bom. Diria que mais do que o suposto, pois o normal deverá ser entre 0.75 e 0.8 bar. Mas posso estar enganado. Se bem que acho que a pressão que ele dá não indica muito sobre o estado do mesmo.

Se o fumo não fosse azul até diria que terias os injectores sujos, pois o fumo a frio costuma ser sintoma disso.

acerca da pressao do turbo, é normalissimo 0.8/0.9bar.... o uno tie é que faz de fabrica 0.75 max.... tens de reparar na diferença no painel, o do tie a o barometro tem vermelho a partir do 0.8 (ou seja, até 0.75 é seguro) e o do td tem vermelho a partir do 0.95 (ou seja ate 0.9 é seguro.... no manual dos unos tem la isso escrito.... quanto aos injectores, à uns tempos usei um aditivo para a limpeza, e o cagaçal preto era tal que a entrar na A1 em Canidelo/Devesas, nao via os farois dos outros carros que vinham atraz.... bem... fiquei a pensar no turbo, como disse o rfsbatista.....

tu nao és dos montes burgos???

Está na altura de fazeres uma revisão ao turbito que os vedantes estão só a tentar pacificamente falar contigo sob forma de sinais de fumo, a tentar dizer-te que já aguentaram muitas mil rotações, muitas "aquecidelas" e "arrefecidelas"

Agora a sério... pelos sintomas devem ser os vedantes do turbo, que deixa verter o óleo quente pela "parte quente" do turbo e downpipe quando o carro pára, e quando o ligas novamente a frio e deita esse fumo azul/branco, está a ser queimado pelo calor, que por enquanto é pouco e momentâneo porque ainda está a dar os primeiros sinais. :)

thanks.... e agora o que fazer???? e onde fazer uma revisão ao turbo??? e onde arranjar os vedantes????

abraços

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #7 em: 08 de Novembro, 2010, 01:56:11 »
.... quanto aos injectores, à uns tempos usei um aditivo para a limpeza, e o cagaçal preto era tal que a entrar na A1 em Canidelo/Devesas, nao via os farois dos outros carros que vinham atraz....

Se eles estiverem sujos não é o líquido que te os vai limpar por completo. Só mesmo mandar limpar a sério.
Mas de facto esse não deve ser o problema que te causa os fumos AZUIS..

josh

• Piccolo

• *
  • 67

Masculino
  • Texto Pessoal
    Uno TDS
« Responder #8 em: 08 de Novembro, 2010, 01:57:41 »
Se eles estiverem sujos não é o líquido que te os vai limpar por completo. Só mesmo mandar limpar a sério.
Mas de facto esse não deve ser o problema que te causa os fumos AZUIS..

compensa limpar ou comprar novos??

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #9 em: 08 de Novembro, 2010, 01:59:06 »
Ora bem, os vedantes e afins (componentes de desgaste melhor dizendo), normalmente vendido em kit's que contém todos os componentes que se devem trocar, podem arranjar-se até no ebay.

A reparação de um turbo não é uma coisa "simples" como meter um vedante numa válvula por exemplo, os turbos têm obrigatóriamente que ser calibrados, assim como os casquilhos e afins têm que ser bem acomodados, não aconselho a fazer em casa, pelo menos sem formação e a respectiva ferramenta especifica que usualmente é necessária.

A reparação de um turbo depende do que precise, há quem leve 250 € pela simples revisão que envolve casquilhos, vedantes calibração e pouco mais. Se fôr mais que isso (para os tais que não ligam aos sinais de fumo hehe) e deixam andar até o turbo começar a auto-hibridar-se com a folga e as pás andarem a roçar, já é mais caro.

Tenho cá um turbo para uno TD, usado, que era do meu carro que á cerca de 2 anos estava em perfeitas condições, não o montei porque comprei um motor que já vinha com turbo. Apesar de sujo, não vertia óleo nem fazia fumo a frio e a folga que tem é minima... Aí o Lourenço já o viu e pode confirmar.
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #10 em: 08 de Novembro, 2010, 02:01:43 »
compensa limpar ou comprar novos??

No meu cheguei a usar um produto para limpar e melhorou um pouco. Mas depois decidi mandar limpa-los numa casa Bosh e aí sim é que ficou bem melhor. Principalmente em baixas.

Recomendo a toda a gente. E antes que perguntes.. levei lá o carro, eles tiram, fazem a limpeza, e voltam a montar e paguei 60 euros.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #11 em: 08 de Novembro, 2010, 02:03:44 »
Aí o Lourenço já o viu e pode confirmar.

Confirmado  :t_up: :D

josh

• Piccolo

• *
  • 67

Masculino
  • Texto Pessoal
    Uno TDS
« Responder #12 em: 08 de Novembro, 2010, 02:06:38 »
bem... a reparação do turbo é cara... a dos injectores, mandar limpar ja tinha ideia de tal preço... a volta de 60 aerios.... e o turbo quanto vendes? se o tiveres a venda claro...

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #13 em: 08 de Novembro, 2010, 02:23:05 »
Em relação aos injectores, confirmo o que foi dito acima, injectores em condições com bicos em bom estado, limpos e bem calibrados/afinados fazem muita diferença tanto a frio como a quente, tanto no trabalhar do motor como nos consumos, a bomba e os injectores são no fundo os orgãos essenciais num motor diesel.
Relativamente ao turbo, vendo por 70 euros, com colectores e tudo uma vez que actualmente já não preciso, tinha-o como suplente caso corressem mal as escáfias no td que tive. Já o vendi á um bom tempo e não faz sentido tê-lo como reserva para o turbo ie uma vez que apenas tem refrigeração a óleo no caso do td. O turbo é o Garrett T2 original.
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

josh

• Piccolo

• *
  • 67

Masculino
  • Texto Pessoal
    Uno TDS
« Responder #14 em: 08 de Novembro, 2010, 02:48:04 »
parece-me bom negocio.... quanto à montagem do turbo, tem muito que se lhe diga?? esse turbo tava a fazer quanto de pressao???