Autor Tópico: Problema Fiat Bravo...  (Lida 10255 vezes)

Pmak

• Giannini

• *
  • 414
Problema Fiat Bravo...
« em: 04 de Janeiro, 2011, 15:52:24 »
Olá amigos

venho pedir a vossa ajuda pois já não sei mais que fazer...

tenho o meu Bravo (motor 1.4 de 12v) parado á cerca de 2 meses no mecânico e ele já não sabe que mais fazer ao carro...

o que aconteceu?

o Bravo começou a ter um relantin instável... era a árvore de cams que estava gasta e a solução seria colocar uma nova...

o dano na árvore de cams foi motivado pelo entupimento da aranha que lubrifica as árvore de cams...

comprou-se a árvore de cams... montou-se e desde essa altura o carro trabalha 1 minuto e vai-se abaixo! e depois já não pega mais...

pensamos que podia ser a cabeça estalada... comprei uma cabeça... rodamos válvulas... colocamos juntas novas... confirmamos pontos do motor... etc... tudo como deve de ser...

mas nada! continua a fazer o mesmo...

o estranho é que o carro foi para o mecânico a trabalhar! engasgava-se se puxava por ele e tinha o relantin instável... mas trabalhava... e agora nada...

se frio liga e trabalha cerca de 1 a 2 minutos... depois vai a abaixo e só torna a pegar depois de frio...

alguém conhece um mecânico que trabalhe bem com motores Fiat ou que trabalhe mesmo na Fiat e tenha experiência com estes motores?

é que o meu actual mecânico já não dá conta daquilo... e eu não sei mais que fazer...  :(
« Última modificação: 04 de Janeiro, 2011, 15:52:53 por Pmak »
Paulo Malaquias

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Problema Fiat Bravo...
« Responder #1 em: 04 de Janeiro, 2011, 16:08:25 »
E se lhe meteres a árvore de cames antiga, apesar do relanti instável, trabalha?

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #2 em: 04 de Janeiro, 2011, 16:45:23 »
elá... os carros agora têm bruxas???

Pmak

• Giannini

• *
  • 414
« Responder #3 em: 04 de Janeiro, 2011, 16:55:12 »
E se lhe meteres a árvore de cames antiga, apesar do relanti instável, trabalha?

o meu mecânico fez o favor de deitar a árvore de cams antiga para o lixo...  :boxing_smiley: logo não posso testar isso :(

mas ele garante que a nova árvore de cams é igual á anterior...

já se utilizou outro carro com o mesmo motor para testar e nesse trabalha tudo bem... trocamos árvore de cams, touches e ficou igual...

tudo aponta para um problema eléctrico... ou não :(

porque se ligarmos o carro e frio e o mantivermos acelerado ele consegue se manter a trabalhar mais tempo mas acaba sempre por ir abaixo... e ai já não pega mais...

será que existe algum sensor que possa causar este tipo de anomalia? :unsure:
Paulo Malaquias

Zampanò

• Vignale

• *
  • 603
« Responder #4 em: 04 de Janeiro, 2011, 17:14:42 »
viva
a minha resposta será muito genérica mas até poderá ser interessante. Efectivamente, parece-me ser um problema eléctrico e daí pode ser muita coisa. Pelos sintomas, alguém que tenha passado por coisas semelhantes, poderá mais facilmente dar palpites mais próximos do problema real.
No entanto, aproveito para partilhar convosco esta documentação existente sobre o Bravo. Há desde o volume 1 ao 4 (basta mudar o URL).
link
Não vou avançar com uma proposta DIY mas talvez valha então a pena levar o carro a um diagnóstico da Bosch.
Boa sorte e mantém-nos a par da resolução ;)
« Última modificação: 04 de Janeiro, 2011, 19:06:52 por Zampanò »

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #5 em: 04 de Janeiro, 2011, 17:31:18 »
da-me a sensação que o teu carro so trabalha enquanto ta frio, ou enquanto acha que está frio
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Pmak

• Giannini

• *
  • 414
« Responder #6 em: 04 de Janeiro, 2011, 17:37:07 »
da-me a sensação que o teu carro so trabalha enquanto ta frio, ou enquanto acha que está frio

boas amigo :)

o que achas que poderá ser nesse caso?

conheces alguém que conheça bem estes motores?
Paulo Malaquias

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #7 em: 04 de Janeiro, 2011, 17:39:20 »
eh pah, eu ia ao sensor de temperatura do liquido de refrigeração (deve estar no termostato?)

por norma na falta desse sensor estar em condições pode o carro nem trabalhar, ja vi uns quantos com problemas parecidos com o teu, o ultimo foi o Thema do Rara, compra um sensor e troca, são 5€
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #8 em: 04 de Janeiro, 2011, 17:43:22 »
eh pah, eu ia ao sensor de temperatura do liquido de refrigeração (deve estar no termostato?)

por norma na falta desse sensor estar em condições pode o carro nem trabalhar, ja vi uns quantos com problemas parecidos com o teu, o ultimo foi o Thema do Rara, compra um sensor e troca, são 5€

Exacto...

Bota a trabalhar e quando se for baiaxo,verifica se tens ar,xispa e gota.Se sim,tens a injecção fora de tempo pode ser disso...

Checak também os sensores de rpms e da cambota....
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Zampanò

• Vignale

• *
  • 603
« Responder #9 em: 04 de Janeiro, 2011, 18:55:34 »

O sensor de temperatura do líquido de arrefecimento (também há o sensor da temperatura do ar de admissão), bem como o sensor de rpm e TDC pode ser visto no documento que envio em anexo.

O facto de a luz da injecção não acender, leva-me a crer que não haverá problemas com os sensores. Porém, esta luz avisadora, não é inteligente ao ponto de receber dados aparentemente legítimos e no entanto estarem suficientemente errados para induzir este problema de funcionamento.

Por fim, ainda desenvolvendo mais hipóteses, o controlador do ralenti poderá estar também a funcionar mal. Pelo menos no Lancia Prisma, tende a sujar-se um pouco e ficar mais viscoso, menos reactivo em tempo útil, e o ralenti fica um pouco estranho.
« Última modificação: 04 de Janeiro, 2011, 19:05:28 por Zampanò »

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #10 em: 04 de Janeiro, 2011, 20:21:57 »
comprou-se a árvore de cams... montou-se e desde essa altura o carro trabalha 1 minuto e vai-se abaixo! e depois já não pega mais...

Se foi a troca da árvore de cames que motivou o sintoma... Até pode ser um desses sensores manhosos que vocês falam, mas não faz muito sentido!  :wacko:

Pmak

• Giannini

• *
  • 414
« Responder #11 em: 04 de Janeiro, 2011, 20:41:55 »
Se foi a troca da árvore de cames que motivou o sintoma... Até pode ser um desses sensores manhosos que vocês falam, mas não faz muito sentido!  :wacko:

pois foi o que pensei também amigos :(... teria que ser algo relacionado com a parte da árvore de cams e da cabeça... pois o carro chegou lá a trabalhar e depois da troca nunca mais conseguimos que trabalha-se mais que uns breves minutos...

é precisos azar... deixo o carro no mecânico com uma avaria e a quando do arranjo aparece outra? :wacko:

amanhã um electricista vai estar de volta do carro... vamos ver o que "descobre"...

ninguém conhece mecânico que trabalhe bem com estes carros? é que se o actual mecânico não conseguir terei mesmo que o levar a outro mecânico...

depois dou noticias... obrigado a todos :)
Paulo Malaquias

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #12 em: 04 de Janeiro, 2011, 20:49:27 »
Outra coisa que me faz confusão é dizeres que o carro trabalha 1 minuto ou 2 e depois tens de o deixar arrefecer para voltar a pegar...

Com o carro frio, no caso do meu por exemplo, se trabalhar 2 minutos ao relanti e desligar, fica igualmente frio!
Não me parece que essa espera a que o carro obriga esteja relacionada com temperaturas...

Gostava de saber ajudar mais!

Boa sorte!

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #13 em: 04 de Janeiro, 2011, 21:07:09 »
se o motor pára na altura em que a temperatura aumenta um pouco significa apenas uma coisa:

quando o sensor indica que tem que baixar a rotação porque a temperatura aumenta e deve aumentar o caudal de ar à mistura o motor apaga-se porque entra ar a mais e o avanço é demasiado...

a MAF faz isto sózinha....

nunesaf

• Piccolo

• *
  • 58
« Responder #14 em: 04 de Janeiro, 2011, 22:45:30 »
Pode nao ser a mesma causa... mas há aqui alguém com o mesmo problema:

http://www.fiatforum.com/bravo-brava/245524-1-4-12v-engine-trouble-after-cam-swap.html