Autor Tópico: conduzir com a mudança correta  (Lida 8349 vezes)

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: conduzir com a mudança correta
« Responder #15 em: 07 de Fevereiro, 2011, 00:08:01 »
No meu Uno TD sempre que e plano meto logo 4ª aos 50Km/h o que corresponde a mais ou menos 1800 rpm e se precisar de lhe dar gás ele nao se arrasta muito... Se for a subir... já é outra conversa...
O problema não é andar em plano com uma mudança alta, é mais o fazer uma subida com uma mudança claramente desadequada (leia-se alta), e o motor consumir mais do que estivesse na mudança a abaixo e com uma rotação mais elevada. Pior, o motor até mesmo não conseguir aguentar a subida com a mudança que tem. :smash:
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

pedro303

• Vignale

• *
  • 871

Masculino
« Responder #16 em: 07 de Fevereiro, 2011, 09:44:24 »
Boa tarde , ha algum tempo que debato este tema com pessoal conhecido sobre o seguinte: qual sera a altura ideal ,para quem conduz calmamente ,para mudar para uma mudança mais alta , ha quem diga que so a partir das 2500 rpm (isto num veiculo a diesel) e ha quem a 60 kms h ja va em 5ª velocidade isto em recta ou descida, pois alegam que como n vão a puxar muito pelo carro que n prejudica a caixa de velocidades , eu na minha experiencia pessoal o que verifiquie foi que realmente ao mudar para uma mudança mais alta logo as 2000rpm o consumo do carro diminui , a minha duvida e se realmente isto prejudica a caixa de velocidades...

No meu punto 188, em recta ou descida troco de mudança logo às 2500 e ele aguenta sem ter que carregar muito. a subir já puxo até às 3500.
No uno como tem menos binario puxo até às 3000 cada mudança. Em subida 1ª e 2ª até as 3000 pois são curtas, mas
a 3ª já puxo até as 4000 para depois aguentar a 4ª na zona das 3000 (binário maximo às 2750)
FIAT UNO 45 S EVOLUTION, 1990 -

FIAT PUNTO 1.2 ELX 16V, 2001 -

FIAT PUNTO 1.3 MJET, DYNAMIC, 2003 -

Zamot

• Encartado

• *
  • 126

Masculino
    • 100rota
« Responder #17 em: 07 de Fevereiro, 2011, 12:35:31 »
Na minha opinião isso é um erro! Num motor que tem o binário maximo às 1500rpm, não faz muito sentido gerir o motor de forma a andar sempre abaixo dessa rotação...

Eu, nesse caso faria de forma a passar de caixa perto das 2000rpm/2100rpm, de forma a que a rotação, ao cair na mudança seguinte, fique novamente na zona optima do motor!

Claro que posso estar errado! Estou só a basear-me na minha experiência...

Será mesmo um erro meter as mudanças nas 1500 rpm, até levanto esta questão pois tenho recolhido os dados pelo ecodrive e o programa está sempre a dizer que ponho as mudanças na altura errada quando a altura que meto é um pouco antes das 2000 de forma a não atrofiar o motor.
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #18 em: 07 de Fevereiro, 2011, 12:55:07 »
Eh pah... Eu c@gava para o que o EcoDrive diz... Mas isso sou eu!

A malta conduz há um data de anos e aprende a "sentir" os carro e a perceber, de caso para caso, a melhor forma de os conduzir! Vem agora um programazeco cujo "cérebro" é composto por 1's e 0's intercalados dizer que o que fazemos está tudo errado...?  :P

« Última modificação: 07 de Fevereiro, 2011, 15:13:02 por arturbranco »

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Zamot

• Encartado

• *
  • 126

Masculino
    • 100rota
« Responder #19 em: 07 de Fevereiro, 2011, 15:05:38 »
Ok, ok. Só que dá que pensar uma vez que o Fiat Evo tem sucesso e desperta interesse pela curiosidade dos seus consumos e o condutor é ajudado pelo Eco Drive. Pessoalmente já não ligo ás mudanças, fica mesmo só para ver os kilómetros que faço.
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #20 em: 07 de Fevereiro, 2011, 22:11:54 »
Se forem ler os manuais dos carros, vão ver como lá pedem para conduzir, com economia, pé de lã, o eco da Fiat é mais no sentido da economia, logo se queremos algo mais não se pode segui lo, poderia é ter também como fazer em condução desportiva, mas isso creio que ninguém quer saber de poupar quando vai com o pé no fundo :lol: :lol:

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Piloto127

• Giannini

• *
  • 585
« Responder #21 em: 07 de Fevereiro, 2011, 22:18:06 »
Acho que acima de tudo tem que se conhecer muito bem o carro e o motor em questão para se praticar uma condução economica. Eu no meu já sei quando devo trocar de mudança, por acaso guio mediante a velocidade e claro está as condições da estrada/transito ETC, mas regra regra troco sempre á mesmo velocidade.

Já sei que em situações compensa ir em ponto morto ou com uma mudança engatada e sem acelerar... basicamente o truque é tocar mesmo muito de ligeiro no acelerador e saber qual é o ponto em que o carro começa a puxar... eu chamo ir andar á vela... esforço mínimo do motor, consumo mínimo...