Autor Tópico: Variador de fase Fiat Punto HGT  (Lida 5992 vezes)

Crank

• Piccolo

• *
  • 22

Masculino
Variador de fase Fiat Punto HGT
« em: 25 de Fevereiro, 2011, 16:22:17 »

Boas malta,

Tenho uma dúvida relativamente aos motores VFD (partilhados pelo Fiat Punto HGT, Bravo HGT, Fiat Coupé 1.8 16v, Fiat Barchetta) em especial no que diz respeito ao variador de fase.

Quando esta peça começa a dar sinais de desgaste/avaria (ruído "tipo diesel" no ralenti a frio) é imperativo ser substituída?

Ou seja, o facto da peça estar estragada afectará em algo o motor/prestação do carro, essencialmente representará um maior desgaste para o motor?

Assim, caso o variador de fase apresente os sintomas referidos aconselham que deva ser imediatamente substituído, pois ter a peça montada nestas condições poderá ser contra-procedente ou posso esperar pela próxima mudança do kit da distribuição (visto que para trocar o variador de fase implica substituir todo o kit de distribuição)?

Uma última questão, li que o variador de fase deve ser sempre trocado quando a distribuição é mudada, confirmam essa informação?

Digam de vossa justiça, por favor.

Agradeço a atenção.

Um abraço a todos os   :fiatistas:.

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re: Variador de fase Fiat Punto HGT
« Responder #1 em: 26 de Fevereiro, 2011, 15:00:52 »
Uma última questão, li que o variador de fase deve ser sempre trocado quando a distribuição é mudada, confirmam essa informação?

Eu escrevi isso várias vezes, e a razão  está no teu próprio texto, não ter que mudar a distribuição outra vez.
Há um pouco mais de dois anos atrás, andava a moer a cabeça com tal ruído tipo Diesel. Quando fui ao concessionário, por outras pequenas coisas que não tinham nada a ver com o motor, avisaram-me sobre a avaria do variador de fase. Fiquei feliz por saber a causa do ruído Diesel, mas chateado por saber que se o anterior concessionário tivesse mudado o VFD, aquando da mudança da distribuição, não teria que a mudar outra vez, em tão pouco tempo.

Quanto às consequencias de andar com o VFD avariado, para além do ruído, o motor não desenvolve tão bem (estranharam que não me queixasse disto, ao que respondi: realmente não está no seu melhor). Quando se dá pela avaría, não é obrigatório ir logo a correr à oficina mas não se pode adiar muito mais.

« Última modificação: 08 de Agosto, 2011, 01:33:36 por bude »

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
« Responder #2 em: 26 de Fevereiro, 2011, 15:18:22 »
O Bravo HGT não partilha o mesmo motor!

PIV

• Moretti

• *
  • 164

Masculino
« Responder #3 em: 26 de Fevereiro, 2011, 19:54:16 »

O Bravo não é um 2.0 ?

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
« Responder #4 em: 26 de Fevereiro, 2011, 20:24:24 »
Tens vários motores de uma mesma familia com cilindrada diferente...

A questão aqui é o facto de ter um cilindro a mais!

PIV

• Moretti

• *
  • 164

Masculino
« Responder #5 em: 26 de Fevereiro, 2011, 22:07:25 »
Tens vários motores de uma mesma familia com cilindrada diferente...

A questão aqui é o facto de ter um cilindro a mais!

Exactamente.. Era nesse que estava a pensar.. Partilha então esse motor com o Fiat Coupé, certo? Ou pelo menos uma versão dele..

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
« Responder #6 em: 26 de Fevereiro, 2011, 22:29:54 »
 :tasla:

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #7 em: 28 de Fevereiro, 2011, 00:32:38 »

Não?  :huh:

Então qual é o motor do Bravo HGT?

Eu escrevi isso várias vezes, e a razão  está no teu próprio texto, não ter que mudar a distribuição outra vez.
Há um pouco mais de dois anos atrás, andava a moer a cabeça com tal ruído tipo Diesel. Quando fui ao concessionário, por outras pequenas coisas que não tinham nada a ver com o motor, avisaram-me sobre a avaria do variador de fase. Fiquei feliz por saber a causa do ruído Diesel, mas chateado por saber que se o anterior concessionário tivesse mudado o VDF, aquando da mudança da distribuição, não teria que a mudar outra vez, em tão pouco tempo. (...) 

Claro faz todo o sentido que o tivessem feito, pois assim ficava tudo resolvido de uma só vez. Porém, acredito que grande parte dos mecânicos (mesmo da própria Fiat) desconheçam essa avaria.  :rolleyes:

(...) Quanto às consequências de andar com o VDF avariado, para além do ruído, o motor não desenvolve tão bem (estranharam que não me queixasse disto, ao que respondi: realmente não está no seu melhor). Quando se dá pela avaría, não é obrigatório ir logo a correr à oficina mas não se pode adiar muito mais.

Inicialmente o motor começa por fazer esse "barulho tipo diesel" durante apenas alguns segundos (a frio), depois o barulho é cada vez mais intenso e por fim já faz sempre desde que esteja ao ralenti (mesmo a quente).

No que remete às consequências, aparentemente quando o variador de fase está nas últimas ("barulho tipo diesel" permanente ao ralenti) o motor vai perdendo a força em baixa rotação (chagando mesmo a "enrolar-se") e o consumo do combustível também aumenta.

Contudo, creio que o facto desta peça estar avariada não danifica o motor.

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
« Responder #8 em: 28 de Fevereiro, 2011, 00:45:26 »
Conta lá os cilindros

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #9 em: 28 de Fevereiro, 2011, 20:47:13 »
Conta lá os cilindros

Exacto, mas apesar do quinto cilindro a concepção do motor é a mesma?  :unsure:

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #10 em: 28 de Fevereiro, 2011, 22:58:29 »
Esse sistema é usado em vários motores, desde  :alfa::fiat::lancia:, de 1.4cc a 2.4cc, com e sem turbo, eu tenho vários carros com isso, felizmente ainda não tive problemas em nenhum, mas sei que há um kit de reparação.

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk