Autor Tópico: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável  (Lida 37451 vezes)

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
Re: Pedido de ajuda: Fiat Punto HGT com ralenti instável
« Responder #15 em: 07 de Março, 2011, 18:29:11 »
Velas bem apertadas,cabos ok?

Podes checkar a sonda,se aumentou o consumo e tá a tremer ao relantim... :dry:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #16 em: 07 de Março, 2011, 19:21:55 »
Olá Rara, viva.

Velas bem apertadas,cabos ok? (...)

Aparentemente sim. Pelo menos espero que os mecânicos da Fiat tenham feito bem o serviço. :unsure:

(...) Podes checkar a sonda,se aumentou o consumo e tá a tremer ao relantim... :dry:

A sonda lambda?

Tenho que verificar então.

Obrigado.  :)

zukastilo

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #17 em: 08 de Março, 2011, 14:53:38 »
boas
volto a insistir, ja viste o sensor de pressao do coletor de admissao? Se nao há avarias memorizadas, e o carro continua assim, pode  ser o sensor meio sujo ou entupido, que te dá uma leitura de pressao no coletor que nao corresponde ao valor real, e o modulo comando do motor adapta a injeçao ao valor que recebe do sensor, como esse valor erroneo pode estar dentro da faixa de funcionamento, nao é entendido como falha pela ECU. É só uma idéia.
abraço  :t_up: :t_up:

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #18 em: 08 de Março, 2011, 19:43:13 »

Novos desenvolvimentos:

Desliguei a MAF e o carro continua na mesma (ralenti instável). Quando está quente tem pouca força e insiste em ir abaixo sistematicamente (não se consegue arrancar apenas com a embraiagem). Acontece mesmo ficar a trabalhar a três cilindros. O barulho do escape é inconstante e parece que manda pequenos rateres.  :mellow:

Foi testado em estrada e em quinta a uma rotação demasiada baixa para a velocidade em vez de “grelar” começa aos “soluços”.

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #19 em: 08 de Março, 2011, 19:46:27 »
boas
volto a insistir, ja viste o sensor de pressao do coletor de admissao? Se nao há avarias memorizadas, e o carro continua assim, pode  ser o sensor meio sujo ou entupido, que te dá uma leitura de pressao no coletor que nao corresponde ao valor real, e o modulo comando do motor adapta a injeçao ao valor que recebe do sensor, como esse valor erroneo pode estar dentro da faixa de funcionamento, nao é entendido como falha pela ECU. É só uma idéia.
abraço  :t_up: :t_up:

Olá, viva.

Obrigado pela tua atenção.

Felizmente/infelizmente Julgo não ser daí, pois hoje desliguei a ficha do sensor e o carro continuou com o ralenti instável.  :(

Fico muito agradecido pelas dicas.  :t_up:

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #20 em: 08 de Março, 2011, 19:49:27 »
Desligaste a MAF e o carro continua a bolir como se nada fosse?  :huh: :huh:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #21 em: 08 de Março, 2011, 20:01:35 »
Desligaste a MAF e o carro continua a bolir como se nada fosse?  :huh: :huh:

Exacto, desliguei a ficha e ele continua a trabalhar, mas instável na mesma.  :unsure:

Fiz o mesmo com o meu Coupé 1.8 (que como sabes partilha o mesmo motor) e ele continuou a trabalhar igual, ou seja, certinho.

Entretanto antes de tentar isso, fui para a estrada com o HGT e constatei o que referi no post anterior. O carro quando está numa mudança superior à velocidade em que circula em vez de "grelar" a pedir uma mudança abaixo começa a soluçar. Quando regressei com ele já quente tentei fazer algumas manobras simples de estacionamento e ele não respondia só com a embraiagem, mesmo com o acelerador ia abaixo (fez isto várias vezes). Pelo barulho do motor parecia/ou estava mesmo a funcionar a três cilindros. O cheiro era o típico de estar a queimar mal a gasolina e o barulho do escape era inconstante e parecia mandar pequenos rateres.  :(

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #22 em: 08 de Março, 2011, 20:33:29 »
então.... é da MAF!

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #23 em: 08 de Março, 2011, 20:41:43 »
então.... é da MAF!

Era o que tava a pensar,se desligas algo no carro que não faz diferença,então esse algo está nas couves... :dry:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #24 em: 08 de Março, 2011, 20:48:29 »
Era o que tava a pensar,se desligas algo no carro que não faz diferença,então esse algo está nas couves... :dry:

Tem lógica, mas não será o único problema, porque não explica o trabalhar em 3 cilindros.

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #25 em: 08 de Março, 2011, 22:04:28 »
O meu carro antigo também começou a dar problemas parecidos com os que descreves.

Ligava, trabalhava de forma muito instável... tinha de carregar no acelerador para ele não ir abaixo. Depois houve uma vez que o liguei e ele se desligou.

Noutro dia ia a andar descansado e ele vai abaixo e nunca mais liga.... O problema, a bobine de ignição que morreu!

Poderá ser disso também a sensação de funcionar a 3 cilindros, ter uma fraca ignição.

Peço desculpa se estou aqui a dizer asneiras, mas não custa nada tentar!

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #26 em: 08 de Março, 2011, 22:30:51 »

então.... é da MAF!

Então mas no meu Coupé também desliguei a MAF e ele continuou a funcionar como se nada de passasse. Assim, a MAF dele também estaria nas couves.  :unsure: O HGT quando desliguei a MAF continuou instável. Logo responderam da mesma forma.

Tem lógica, mas não será o único problema, porque não explica o trabalhar em 3 cilindros.

Como referi, de facto ele por vezes ou está a trabalhar a 3 cilindros ou então anda lá muito perto. Hoje à tarde além do barulho de escape incerto mandava pequenos rateres.

O meu carro antigo também começou a dar problemas parecidos com os que descreves.

Ligava, trabalhava de forma muito instável... tinha de carregar no acelerador para ele não ir abaixo. Depois houve uma vez que o liguei e ele se desligou.

Noutro dia ia a andar descansado e ele vai abaixo e nunca mais liga.... O problema, a bobine de ignição que morreu!

Poderá ser disso também a sensação de funcionar a 3 cilindros, ter uma fraca ignição.

Peço desculpa se estou aqui a dizer asneiras, mas não custa nada tentar!

Realmente estou muito inclinado para uma das bobines estar a entregar a alma ao criador. Os sintomas que descreves são muito similares aos que o HGT apresenta. Não estás nada a dizer asneiras, todas as dicas são bem vindas.  ;)

Muito obrigado pela vossa ajuda malta. Este é o verdadeiro espírito Fiatista!  :fiat:

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #27 em: 08 de Março, 2011, 22:35:33 »
sintomas da maf podem ser essas;

mas estando bem e se o carro estivesse a andar normalmente começava-te a gastar quase o dobro, porque fica fixa a mistura

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #28 em: 08 de Março, 2011, 23:01:49 »
Realmente estou muito inclinado para uma das bobines estar a entregar a alma ao criador. Os sintomas que descreves são muito similares aos que o HGT apresenta. Não estás nada a dizer asneiras, todas as dicas são bem vindas.  ;)

Pois, agora os carros mais recentes têm uma bobine para cada cilindro, portanto o carro não te deve ir abaixo de vez como no meu.

LB, eu não percebo nada de mecânica, portanto tem paciência e explica-me melhor.
A MAF, de forma grosseira, é o sensor que mede a quantidade de ar que entra e com essa informação é então definida a quantidade e pressão de combustível a ser injectado. É isto ou estou a dizer asneira? :P

O teste de desligar a MAF significa que o sistema iria considerar uma falha e começar a injectar combustível tendo em conta valores "standard"? E o que acontece quando começas a acelerar? uma vez que a quantidade de combustível a injectar aumenta

Explica-me tudo como se fosse uma criança de 10 anos :P :laugh:

Epiphany

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
« Responder #29 em: 08 de Março, 2011, 23:02:43 »
sintomas da maf podem ser essas;

mas estando bem e se o carro estivesse a andar normalmente começava-te a gastar quase o dobro, porque fica fixa a mistura

Mas se fosse a MAF não acusaria na máquina de diagnóstico (mesmo que não fosse a da Fiat)?  :unsure:

Na máquina de diagnóstico não acusou nenhuma avaria.

Inicialmente no que diz respeito ao consumo médio (o HGT não tem instantâneo) estava a gastar cerca de 15 litros/100km a uma velocidade média de 90/100km/h. Muito elevado para este carro. Porém, desde que a válvula de ralenti e o tubo que liga à admissão foram limpos gasta cerca de 10 litros/100km/h em estrada (por vezes a apertar com ele).