Autor Tópico: Ajuda Urgente Punto TD70  (Lida 11663 vezes)

FelinhuX

• Moretti

• *
  • 254

Masculino
Re: Ajuda Urgente Punto TD70
« Responder #15 em: 08 de Abril, 2011, 23:08:10 »
Descobri porque o turbo está com excesso de pressão. é um tubinho que sai do turbo que tá cortado e dobrado na ponta. disseram-me que isso vai a uma centralina que comanda a pressão do turbo. é verdade? onde é essa centralina?

fotos:

Ja agora, não é neste tubo que se montam os manómetros da pressão do turbo?

Obrigado a todos que tem ajudado!  :fiatistas:

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #16 em: 10 de Abril, 2011, 00:25:10 »
Descobri porque o turbo está com excesso de pressão. é um tubinho que sai do turbo que tá cortado e dobrado na ponta. disseram-me que isso vai a uma centralina que comanda a pressão do turbo. é verdade? onde é essa centralina?

Errado. Não vai dar a centralina nenhuma. Esse tubo sai do turbo e entra num actuador mecânico (chamado de Wastegate).
Esse actuador vai abrir uma valvula no turbo para limitar a pressão máxima do mesmo. Ou seja, é um actuador que abre a válvula quando atinge uma determinada pressão.

Tens aqui uma foto onde podes ver uma wastegate (aquele cilindro de onde sai o veio):

O que eles aí fizeram foi tirar o tubo, portanto não chega ar à wastegate e portanto não limita a pressão do turbo.

É extremamente desaconselhavel andar com isso assim! E o tipo que fez isso, a fazer isso sem ter sequer um manómetro para ver a pressão do turbo... É das tais modificações para querer andar muito e quando partir, partiu...!

Sobre o tubo que liga ao manómetro..
Só conheço no UNO, mas o motor é semelhante. A tua bomba injectora não tem ligado no topo um tubo que vem do colector de admissão?
No UNO, nessa saída do colector para a bomba injectora tem um 'T' e para um lado sai o tubo que liga à bomba e do outro lado sai um tubo (mais fino) para o interior do carro, que liga directamente ao manómetro.

O manómetro tem que ligar ao colector de admissão, pois é aí que a pressão de admissão é medida.
« Última modificação: 10 de Abril, 2011, 00:26:19 por Lourenço »

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #17 em: 10 de Abril, 2011, 00:28:14 »
Já agora.. esse tubo deveria estar ligado assim:

XZ_VcK

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
    • PTC de Topo
« Responder #18 em: 10 de Abril, 2011, 11:54:10 »
A minha antiga TD70 também levou um manómetro do turbo (e também da temp. do motor que não tinha). Onde ele estava ligado não sei, sei que no inicio o turbo chegou a dar  1,5bar de pressão bastantes vezes, depois senti que já não disparava tão rapidamente(talvez devido ao excesso de pressão) e apenas chegava no máximo ao 1,1bar de pressão. Era um foguete  :D

FelinhuX

• Moretti

• *
  • 254

Masculino
« Responder #19 em: 13 de Abril, 2011, 14:30:38 »
Bem.. afinal o tubo que ta tapado... está ligado a um " T " que tá na tubo que vai do turbo à Wastegate.

será que esse tubo tem fuga e é por isso que tá a fazer excesso de pressão no turbo?

Obrigado a todos.  :fiatistas:

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #20 em: 13 de Abril, 2011, 14:36:12 »
Bem.. afinal o tubo que ta tapado... está ligado a um " T " que tá na tubo que vai do turbo à Wastegate.

será que esse tubo tem fuga e é por isso que tá a fazer excesso de pressão no turbo?

Obrigado a todos.  :fiatistas:

Tiras esse tubo com o "T" e metes um directo.

Lê lá o que escrevi num dos posts anteriores... da pergunta se tens o tal "T" no colector de admissão.. se estiveres interessado em ligar o manómetro...

FelinhuX

• Moretti

• *
  • 254

Masculino
« Responder #21 em: 14 de Abril, 2011, 15:01:28 »
do colector de admissão para o topo da bomba injectora, vem um tubo, mas não tem T nenhum... é aí que se deve ligar o T do manometro da pressão do turbo?

eu acho que o antigo dono tinha algum manómetro ligado ao tubo que enche a wastegate, logo, a existencia do T nesse tubo.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #22 em: 14 de Abril, 2011, 19:48:13 »
do colector de admissão para o topo da bomba injectora, vem um tubo, mas não tem T nenhum... é aí que se deve ligar o T do manometro da pressão do turbo?

eu acho que o antigo dono tinha algum manómetro ligado ao tubo que enche a wastegate, logo, a existencia do T nesse tubo.

Pois secalhar é isso! Até poderia ser que o carro fosse mesmo assim, mas eu não acredito.

No UNO, há uma peça metálica enroscada no colector que é onde liga o tubo que vai para a bomba injectora. Essa peça é um 'T' e tem 2 saídas: uma para o manómetro e outra para a bomba. Até pode ser que tenhas lá uma peça diferente que dê para trocar pelo 'T'.