quanto a um carro construido de raiz para bater um mini por 2500euros... acho que as coisas são baratas para a tua zona...
As coisa não são baratas , custam o dinheiro que custam , mas tens que puxar pela cabeça e inventar, e percorrer sucatas á procura do melhor preço e material, na montagem se contares com a mão de obra e o tempo á procura de peças aí sim o preço dispara. Tenho oficina de mecânica completa com equipamento de serralharia , desde MIG , Serrote eléctrico , Engenhos de furar , máquina de curvar tubo , etc. falta-me uma quinadeira , mas para aqui em principio não me faz falta.
- Chassis : O tubo de ferro é barato , devo gastar cerca de 100 €uros o mais caro é o tubo sem costura mas só preciso de uma vara
- Motor : Tenho um ZZR 600 , mas devo trocar por um 1100 , +- 400€uros dando o meu em troca
- Cubos de rodas : Em principio de origem automóvel , já com discos e pinças , 300 €uros os 4
- Diferencial : retira-se um de uma cx. velocidades automóvel , retira-se a coroa e aplica-se a cremalheira
- Transmissões : de origem automóvel e compativel com o diferencial e o cubo da roda
- Amortecedores: De origem motociclo por ex: CBR , no OLX´há montes de amortecedores á venda por 100 €uros e até menos, claro que depois teem que ser revisionados
- Carenagens: aqui é que vou ter problemas , já que não é a minha área , tenho quem me forneça o material , mas preciso de alguem para as fazer
Nota: Eu não estou a inventar nada , é o que se faz em França e Inglaterra , onde até já existe um campeonato próprio para este veiculos, se alguém estiver interessado em seguir um projecto destes , tenho 3 manuais que posso facultar.
Se optasse pela réplica do Sevem , há uma casa em Viseu que fabrica os chassis ( 500 €uros ) e as peças mais importantes em fibra como o noise cone.
Se quiser ir para material mais profissional e mais leve ( por ex. os cubos das rodas e discos ), temos em Alcanena a Semog que fabrica e comercializa todo o material para fazer um protótipo, tenho um fornecedor em Alcanena e na proxima visita vou á Semog pedir um orçamento para comparar.
O material está aí tem é que se procurar , e como eu digo , muitas vezes com menos dinheiro teem-se mais gozo.