Os meus dois tostões, eu uso e faço os meus próprios estabilizadores.Um estabilizador de voltagem é efectivamente um banco de condensadores (conjunto de condesandores) em paralelo a bateria do proprio carro.Kit aftermarketHome madeFacto:Enquanto o alternador tem potencia suficiente para alimentar o carro, o exesso de corrente carrega a bateria.Quando o carro pede mais corrente (quando ligamos o AC ou as Luzes ou forçamos os vidros eletricos) do que o alternador consegue dar, a bateria passa de carga(receber) para fonte (dar), o problema é que a transição de carga/fonte não é instantanea, logo como a corrente necessaria é muito acontece uma queda de tensão momentanea (é facil ver os farois a falhar quando baixamos os vidros ou ligamos o carro).O que os condesadores trazem de bom:A alternacia de carga/fonte é muito mais rapida e a resistência interna dos mesmo é muito mais baixa que a da bateria, permitindo dar picos de correte muito superiores a própria bateria.Os condensadores não armazenam muita energia,mas é o suficiente para dar tempo a bateria para alternar de carga para fonte, e fazer a sua função.Experiências própriasFiat punto 92O arranque era mais rápido e suaveOs farois andavam mais brilhantesO radio tinha mais potencia nos gravesFiat Evo 2011O arranque durante o stop/start é mais rápido e suave e nem faz piscar os faróis,Outros benefícios que muitos dizem mas eu não consegui provar.Ao estabilizar a tensão das velas o carro em geral trabalha melhor ( pequeno acréscimo de potencia e redução de consumos)A longo prazo em qualquer carro:Aumenta a vida da bateria e do alternadorTempo de vida dos condensadoresMuito superior a do carro se forem comprados com specs correctos, nomeadamente tensão máxima e temperatura máxima.
Não vejo nenhuma barbaridade, mas deixa ver se percebi o k dissesteA bateria só alimenta o motor de arranque, e o alternador é que alimenta o resto que precisa de "corrente externa no inducido para gerar voltagem".É que de carros não percebo é isso que disseste? E quando o alternador nao chega? e quando esta parado?
um alternador é um alternador seja num carro ou noutro lado (geradores eólicos) e não produzem corrente sem terem uma voltagem externa no inducido, no caso dos carros a corrente externa é fornecida pela bateria..
O que o Smoke diz é verdade... Inclusive lembro-me de já ter ouvido chamar "excitador" ao circuito que alimenta o induzido do alternador...Não sei se será esse o termo correcto...Deve por isto também que por vezes não se consegue colocar os carros a trabalhar por "empurrão"... Quando a bateria está mesmo "morta", não "excita" o alternador e este não gera corrente...Será isto?