Autor Tópico: Pedal travão fica rijo quando circulo a 120km ou + por alguns minutos.  (Lida 5076 vezes)

pgainf

• Encartado

• *
  • 84

Masculino
Greetings!

O meu Panda Multijet de 2004 está a fazer um problema algo esquisito.

O Pedal de travão fica rijo quando circulo a 120km ou + por alguns minutos.

Para voltar a ficar bom tenho de dar umas bombadas no pedal.
O carro começa a travar ligeiramente e reparo nos consumos do cb a subir bastante.
Faz isto quando circulo pela primeira vez no dia e mais nos dias de calor.

Já troquei numa oficina de um amigo:
- Os dois tubos de travão (é conhecido que se começam a desfazer por dentro a partir dos 100.000km).
- As pastilhas (anteriormente estavam gastas, e os sintomas eram piores).
- E o óleo de travões completamente (dot 4 bosch).
Os discos não me apeteceu mudar (problemas de guita). O mecânico diz que pelo aspecto fazem mais o tempo de vida destas pastilhas.

As bombas de travões foram completamente óleadas e o mecânico diz que parecem boas.

No carro têm-se a sensação que conheça a travar ligeiramente e que os discos podem estar ligeiramente esquisitos mas à vista quando se montou as pastilhas parecem bem.

No mecânico é dificil de testar porque o carro só faz isto quando lhe apetece e quando está bom, parece tudo bem.
O comportamento do pedal parece normal e não tem nada de esquisito.
Só quando começa a ficar rijo e em cima é que me aborrece.
Espero não me espetar um dia por causa desta brincadeira.

Está com 114.000km.

Não gosto de trocar peças para depois ficar na mesma.

O que acham?

Cumprimentos

ps. O Panda ficou classificado com o 8º carro mais fiável no Reino Unido há poucos anos.
« Última modificação: 09 de Julho, 2011, 16:05:11 por pgainf »

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Pedal travão fica rijo quando circulo a 120km ou + por alguns minutos.
« Responder #1 em: 09 de Julho, 2011, 18:14:45 »
Servo-freio!

Pede a alguém para te ajudar:

Com o carro parado, capot aberto, acelera suavemente até as 2500/3000rpm e desacelera... Vê se se ouve um ligeiro "sopro" vindo do servo-freio... Se ouvir, vê se, carregando ligeiramente no pedal do travão, o sopro cessa...

Provavelmente é um problema no vácuo do servo-freio e segundo sei, só é resolvido com a substituição do mesmo!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

pgainf

• Encartado

• *
  • 84

Masculino
« Responder #2 em: 28 de Julho, 2011, 20:07:07 »
Greetings!

Há um novo update no problema no servo freio / travões.

Como o meu mecânico habitual anda sempre cheio de trabalho e eu já estava farto de esperar.
Lembrei-me do pai de um amigo meu (sr. Ferreira), que tem uma oficina aqui perto (Fetais), e que já trabalhou na Alfa Romeo. Inclusive o carro dele é um Alfa 156.

Contei-lhe a história toda e deixei lá o carro. Reparei também que ao lado há uma oficina de electricidade auto onde estavam 3 Grande Puntos parados. Deve ser um hub para Fiats.

O sr.Ferreira ligou-me hoje a dizer que verificou todo o sistema de travagem e tudo está em ordem e que não estava a ver qual era a origem do problema, por isso tinha ligado então para uns antigos colegas na Fiat e perguntou por experiências de problemas parecidos.
Na Fiat disseram-lhe que o Panda Multijet 2004 tem um defeito de fabrico (ao qual foi emitido um recall), na válvula do servo freio, e num veio do pedal do travão (por ser de plástico), que resulta em o pedal de travão ficar rijo e travar mal em altas temperaturas e em velocidade.
O sr. Ferreira encomendou as peças necessárias e pediu para eu lá voltar com o carro na segunda feira.

Espero ter a sorte de ter este problema resolvido de vez.

Parece que ter um mecânico habituado à Fiat compensa.

Ter andando a mudar tubos de travão, olear e verificar as bombas de travão, mudar óleo de travões 2x, no outro mecânico foi perda de tempo e recursos.

Depois irei dar o feedback final.

Cumprimentos

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #3 em: 28 de Julho, 2011, 22:09:48 »
Isso é um sistema de segurança para andar devagar e dentro dos limites legais.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #4 em: 29 de Julho, 2011, 08:05:58 »
Isso é um sistema de segurança para andar devagar e dentro dos limites legais.

Claro... e se um gajo for um dia sem querer a 130 .... o carro não trava e espeta-se contra a parede..

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #5 em: 29 de Julho, 2011, 15:22:28 »
Estranho!

Óleo muda-se na manutenção programada, perde características hidráulicas, as pastinhas e os discos muda-se quando estão gastos, os tubos duram mais de 100.000, mas é sempre bom mudar.

Fizeste bem, quando eles querem mudar tudo mudamos de mecânico.  :angry:

No meu Punto Multijet com mais de 170000 km também vou mudar os discos e as pastilhas porque estão no limite, aproveito mudo o óleo TUTELA (não é mudado à mais de 4 anos  :boxing_smiley: ) e mudo os tubos flexíveis só por descargo de consciência podem rouper, mudo pelo desgaste do material não pela pressão do pedal.  :t_up:

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #6 em: 30 de Julho, 2011, 02:08:55 »
Claro... e se um gajo for um dia sem querer a 130 .... o carro não trava e espeta-se contra a parede..

Por acaso... :rolleyes:

pgainf

• Encartado

• *
  • 84

Masculino
« Responder #7 em: 15 de Setembro, 2011, 00:42:39 »
Greetings!

Há um novo update no problema no servo freio / travões.

Como o meu mecânico habitual anda sempre cheio de trabalho e eu já estava farto de esperar.
Lembrei-me do pai de um amigo meu (sr. Ferreira), que tem uma oficina aqui perto (Fetais, Camarate), e que já trabalhou na Alfa Romeo. Inclusive o carro dele é um Alfa 156.

Contei-lhe a história toda e deixei lá o carro. Reparei também que ao lado há uma oficina de electricidade auto onde estavam 3 Grande Puntos parados. Deve ser um hub para Fiats.

O sr.Ferreira ligou-me hoje a dizer que verificou todo o sistema de travagem e tudo está em ordem e que não estava a ver qual era a origem do problema, por isso tinha ligado então para uns antigos colegas na Fiat e perguntou por experiências de problemas parecidos.
Na Fiat disseram-lhe que o Panda Multijet 2004 tem um defeito de fabrico (ao qual foi emitido um recall), na válvula do servo freio, e num veio do pedal do travão (por ser de plástico), que resulta em o pedal de travão ficar rijo e travar mal em altas temperaturas e em velocidade.
O sr. Ferreira encomendou as peças necessárias e pediu para eu lá voltar com o carro na segunda feira.

Espero ter a sorte de ter este problema resolvido de vez.

Parece que ter um mecânico habituado à Fiat compensa.

Ter andando a mudar tubos de travão, olear e verificar as bombas de travão, mudar óleo de travões 2x, no outro mecânico foi perda de tempo e recursos.

Depois irei dar o feedback final.

Cumprimentos

Greetings!

Queria deixar um feedback de como se resolveu o problema com o meu Fiat Panda Multijet 2004.

Depois de as peças terem vindo trocadas (modelo errado) da Fiat, e de depois não haver a peça correcta tanto em Portugal como em Espanha. E de esperar mais de 1 mês que viessem de Itália. Hoje o mecânico pediu-me para passar pela oficina para trocar as tais peças com defeito (ou com qualidade de vida curta para qual foi emitido um recall).

A despesa foi 95€.
Fiquei contente porque agora o pedal de travão está como nunca teve.
Posso pisar o pedal de travão as vezes que quiser, a descer que nunca perde eficácia. Antes ficava estranho.
Mas só a 120km/h é que começava a travar sozinho e era só quando estava calor. Era um problema estilo roleta. Só acontecia às vezes.

O mecânico mostrou-me um tubo que estava meio lixado como se tivesse sido mordido.
Se calhar até era esse tubo o responsável, mas como todos os outros mecânicos não davam com a origem do problema, fiquei contente com os 95€.

Não ter de andar a comprar servo-freios e bombas de vácuo, como acontece a muito boa gente já foi bom.
É só ler sobre isso em forums da Audi e dos Land Rovers. Trocam tudo e depois era só um tubo ou a válvula de vácuo estragada.

O que a Fiat disse que era para substituir foi feito.
Válvula de Vácuo e umas peças plásticas (casquilhos...?) no pedal de travão.

Cumprimentos

ps. Fica a nota de 'competência' da secção de peças da Fiat, por ser breve mas ao contrário.
Fez me lembrar umas experiências com o importador/representante Casal (motas), que demorava 2 meses a entregar peças porque vinham do Japão, para uma mota Suzuki que não me deixou saudades quanto a fiabilidade.

Claro que o problema não ficou resolvido e voltou depois...
« Última modificação: 05 de Maio, 2012, 00:59:20 por pgainf »

pgainf

• Encartado

• *
  • 84

Masculino
« Responder #8 em: 05 de Maio, 2012, 00:55:26 »
Greetings!

Descobri há vários meses (quase 1 ano) que o problema com os travões desaparecia se não tivesse ligada a válvula que acciona a luz de stops.
O mecânico mandou vir outra mas fazia o mesmo. Como ele não me ligava porque não fazia a mínima ideia como resolver o assunto, há umas semanas puz-me a pensar e fui à Fiat e comprei outra válvula.
A teoria seria que dos 4 fios da ficha, 2 ligam as luzes stop e os outros dois enviam alguma informação para a centralina, que depois corta o combustível quando se trava e outras maroscas que só servem para lixar a vida aos donos.
Lembrei-me de com um clip de metal fazer ligação na ficha e descobrir quais dos 4 fios desta, ligam as luzes stop quando se trava.
São o preto e o castanho. Os dois azuis são os que devem ligar na centralina.
Cortei 1 azul às ricas e montei a válvula no lugar.
Fez o mesmo. O pedal continuava a ficar rijo em cima principalmente a descer perto dos 100/120km/h.
Cortei o segundo fio azul e agora parece que o carro ficou bom.
Já tem stops e não desata a travar sozinho.

Finalmente!

Cumprimentos,
E espero que ajude alguém com o mesmo problema.
É que já tenho visto alguns Pandas sem luzes de stop também. Devem tirar a válvula e deixar andar.
Até penso que a antiga dona terá despachado o carro porque ninguém lhe resolvia o problema, porque este já veio assim.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #9 em: 05 de Maio, 2012, 01:27:42 »
Posta uma foto ou mais da dita peça, s.f.f

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #10 em: 07 de Maio, 2012, 18:05:56 »
O fio cortado não vai fazer falta?

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #11 em: 07 de Maio, 2012, 18:27:26 »
Não terá algo a ver com o ABS ou algo por aí??

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk