Vivaé apenas a minha opinião. O binário do motor, sendo elevado, ajuda para o efeito mas não é o responsável pelo fenómeno. Esse fenómeno é, em termos cinemáticos, a terceira derivada do movimento angular. Num movimento linear, chamar-se-ia impulso (penso eu) (pode-se deduzir matematicamente como a derivada da aceleração). Explicado de outra forma, é o rácio de incremento (ou decremento) da aceleração num infinitésimo de tempo. Em inglês chama-se jerk (este sim, sei que é o termo correcto!). O lybra tem um motor que tem uma entrega da força (ou binário) muito progressivo. Esse coice dá-se no acoplamento cinemático: a embraiagem.O que há a fazer: melhorar a condução ou substituir a embraiagem ou ambas. Eu sinto o mesmo fenómeno mas como é raro conduzir este carro, não tenho grande oportunidade de melhorar. Noto especialmente na redução de 3ª para 2ª. Todas as restantes saem perfeitas com o cuidado que tenho. Normalmente ajuda dar uma ligeira picada no acelerador enquanto se engrena (na redução) e no acoplamento.E acho que é isto...cmpsluis
faz uma coisa mais simples: vai à Bosch e tira cavalagem no turbo..
diminuir pressão no parafuso do turbo!
faz andar menos e dá menos coice e se calhar ainda faz gastar mais gasóleo..mas se o pé pesado das quatro uma:- ou metes um taco debaixo do acelerador- ou tiras potência- ou aceleras mais devagar- tiras o pé da embraiagem mais devagaro coice é força no veio!
1,1???se isso andar a 0.8 se calhar já é demais!não admira que leves um coice cada vez que aceleraso turbo do meu vitara anda a 0,4/05 e se pusesse a 0,7 eles partem motor (se bem que este motor não tem nada a ver com o teu)