Autor Tópico: binário motor 1.9 jtd 115  (Lida 18509 vezes)

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
binário motor 1.9 jtd 115
« em: 09 de Agosto, 2011, 19:28:53 »
Olá ao fórum,
pessoal, hoje faço uma pergunta que admito possa ser um pouco ingénua. Existe alguma maneira de baixar o binário de um motor através de nova reprogramação da centralina? o meu caso é o seguinte: o meu lybra 1.9 jtd 115 tem 275nm de binário e o carro manda sempre cada "coice"  ;) cada vez que passo uma mudança, particularmente no arranque é uma coisa terrível.Não sei se alguém mais tem situações idênticas.Sei que no Stilo 1.9 jtd 115 o binário é 255nm, dai a minha duvida.Todo o vosso esclarecimento é bem vindo e importante para mim.
obrigado.
cumprimentos
 :lancia:
« Última modificação: 21 de Setembro, 2011, 00:58:25 por eskimojtd115 »

Zampanò

• Vignale

• *
  • 603
Re: "retirar" binário ao motor 1.9 jtd 115
« Responder #1 em: 09 de Agosto, 2011, 20:59:20 »
Viva

é apenas a minha opinião. O binário do motor, sendo elevado, ajuda para o efeito mas não é o responsável pelo fenómeno. Esse fenómeno é, em termos cinemáticos, a terceira derivada do movimento angular. Num movimento linear, chamar-se-ia impulso (penso eu) (pode-se deduzir matematicamente como a derivada da aceleração). Explicado de outra forma, é o rácio de incremento (ou decremento) da aceleração num infinitésimo de tempo. Em inglês chama-se jerk (este sim, sei que é o termo correcto!). O lybra tem um motor que tem uma entrega da força (ou binário) muito progressivo. Esse coice dá-se no acoplamento cinemático: a embraiagem.

O que há a fazer: melhorar a condução ;) ou substituir a embraiagem ou ambas. Eu sinto o mesmo fenómeno mas como é raro conduzir este carro, não tenho grande oportunidade de melhorar. Noto especialmente na redução de 3ª para 2ª. Todas as restantes saem perfeitas com o cuidado que tenho. Normalmente ajuda dar uma ligeira picada no acelerador enquanto se engrena (na redução) e no acoplamento.

E acho que é isto...

cmps
luis

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #2 em: 09 de Agosto, 2011, 21:18:13 »
Boas!

Pah, eu não percebo muito disto, mas acho que passa muito pelo "peso" do pé!

Suponho que o turbo seja de geometria fixa, e como tal tenha um disparo mais bruto, mas para ser assim um coice tão grande é porque estas de pé colado ao chão... loool

Os primeiros bravos 198, 1.6 M-Jet têm 290nm (a partir de certa altura desceu para 250 ou 260), também com turbo de geometria fixa, e não vejo ninguém a queixar-se.. lool

Agora respondendo directamente à tua pergunta, se não conseguires melhorar a resposta do carro pondo o pé mais "leve", sim, acho que com uma reprogramação é possível reduzir o binário. Não sei é se também perdes potência... mas daqui a pouco e verdadeiros entendidos devem-te responder melhor
« Última modificação: 09 de Agosto, 2011, 21:18:39 por Zito »

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #3 em: 09 de Agosto, 2011, 21:27:29 »
Viva

é apenas a minha opinião. O binário do motor, sendo elevado, ajuda para o efeito mas não é o responsável pelo fenómeno. Esse fenómeno é, em termos cinemáticos, a terceira derivada do movimento angular. Num movimento linear, chamar-se-ia impulso (penso eu) (pode-se deduzir matematicamente como a derivada da aceleração). Explicado de outra forma, é o rácio de incremento (ou decremento) da aceleração num infinitésimo de tempo. Em inglês chama-se jerk (este sim, sei que é o termo correcto!). O lybra tem um motor que tem uma entrega da força (ou binário) muito progressivo. Esse coice dá-se no acoplamento cinemático: a embraiagem.

O que há a fazer: melhorar a condução ;) ou substituir a embraiagem ou ambas. Eu sinto o mesmo fenómeno mas como é raro conduzir este carro, não tenho grande oportunidade de melhorar. Noto especialmente na redução de 3ª para 2ª. Todas as restantes saem perfeitas com o cuidado que tenho. Normalmente ajuda dar uma ligeira picada no acelerador enquanto se engrena (na redução) e no acoplamento.

E acho que é isto...

cmps
luis

Viva,
desde já obrigado pela ajuda.Em termos de condução posso afirmar que a mesma é muito calma, no entanto nota-se muito essa brusquidão.Em termos de embraiagem haverá alguma coisa a mudar? eventualmente troca-la?...também já me falaram em alterar o volante bi-massa para mono massa...
cumprimentos.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #4 em: 09 de Agosto, 2011, 21:38:55 »
faz uma coisa mais simples: vai à Bosch e tira cavalagem no turbo..

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #5 em: 09 de Agosto, 2011, 21:42:01 »
faz uma coisa mais simples: vai à Bosch e tira cavalagem no turbo..

boas,

como assim? diminuir a pressão do turbo? podes explicar isso um pouco melhor em termos técnicos?
cumps

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #6 em: 09 de Agosto, 2011, 21:51:11 »
diminuir pressão no parafuso do turbo!

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #7 em: 09 de Agosto, 2011, 21:56:00 »
diminuir pressão no parafuso do turbo!

Isso não altera nada no resto? não traz nada de mau para o funcionamento do motor etc...?

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #8 em: 09 de Agosto, 2011, 22:02:01 »
faz andar menos e dá menos coice e se calhar ainda faz gastar mais gasóleo..

mas se o pé pesado das quatro uma:

- ou metes um taco debaixo do acelerador
- ou tiras potência
- ou aceleras mais devagar
- tiras o pé da embraiagem mais devagar

o coice é força no veio!

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #9 em: 09 de Agosto, 2011, 22:18:45 »
faz andar menos e dá menos coice e se calhar ainda faz gastar mais gasóleo..

mas se o pé pesado das quatro uma:

- ou metes um taco debaixo do acelerador
- ou tiras potência
- ou aceleras mais devagar
- tiras o pé da embraiagem mais devagar

o coice é força no veio!

A minha condução é o mais calma possível...o pé não é pesado de certeza...tenho que ir ver isso de retirar pressão do turbo... a questão é que também tenho um renault scenic 1.5 dci 100cv e , apesar das grandes diferenças entre ambos, gostaria que o lybra jtd fosse um pouco mais "progressivo" e "calmo" no andamento, porque as minhas costas não apreciam muito estes"coices". alguem sabe qual será a pressão adquada para isto ficar como quero? a pressão de origem penso que é 1.1bar??

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #10 em: 09 de Agosto, 2011, 22:33:19 »
1,1???

se isso andar a 0.8 se calhar já é demais!

não admira que leves um coice cada vez que aceleras

o turbo do meu vitara anda a 0,4/05 e se pusesse a 0,7 eles partem motor (se bem que este motor não tem nada a ver com o teu)

eskimojtd115

• Moretti

• *
  • 203
« Responder #11 em: 09 de Agosto, 2011, 23:15:54 »
1,1???

se isso andar a 0.8 se calhar já é demais!

não admira que leves um coice cada vez que aceleras

o turbo do meu vitara anda a 0,4/05 e se pusesse a 0,7 eles partem motor (se bem que este motor não tem nada a ver com o teu)

então se andar nos 0,8, recomendas  baixar até 0,5/6 talvez? essa intervenção é demorada ou nem por isso?
cumps

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #12 em: 10 de Agosto, 2011, 08:00:12 »
isso é afinação! uma Bosch faz isso e diz-te logo quanto tem de pressão

uma Fiat também faz o mesmo e repõe de origem

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #13 em: 10 de Agosto, 2011, 11:29:51 »
leva a carrinha á fiat e pede para repor a programação de fabrica, não te ponhas a inventar, não ouço mais ninguem a queixar-se desse problema, algo tem de estar errado
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #14 em: 10 de Agosto, 2011, 11:31:45 »
pela descrição o problema não tem nada a ver com excesso de binario mas sim falta de manutenção..

o problema em questão é quase de certeza o volante bimassa nas couves  :lol:

podes tirar o binario e potencia que quieseres que o problema se vai manter...

excesso de binario só tem tres sintomas, embraiagem nova que patina, pneus carecas e peças partidas do nada :point: :lol:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.