Autor Tópico: preciso de ajuda  (Lida 11534 vezes)

eduardo1.8

• Recem chegado

• *
  • 4
preciso de ajuda
« em: 16 de Agosto, 2011, 23:24:28 »
boas pessoal, eu tenho um punto 1.3 multijet 2005. preciso de ajuda... a noite passada tive um acidente com ele. o que se passou foi que a direção trancou em andamento o que me levou a saltar uma barranco no ar (literalmente). na oficina para onde foi,  disseram-me que já o terceiro caso de fiat com este problema e acidentados que recebem...   alguem conheçe este problema ou as causas do mesmo???

bullxer

• Moretti

• *
  • 240

Masculino
Re: preciso de ajuda
« Responder #1 em: 16 de Agosto, 2011, 23:27:36 »
boas pessoal, eu tenho um punto 1.3 multijet 2005. preciso de ajuda... a noite passada tive um acidente com ele. o que se passou foi que a direção trancou em andamento o que me levou a saltar uma barranco no ar (literalmente). na oficina para onde foi,  disseram-me que já o terceiro caso de fiat com este problema e acidentados que recebem...   alguem conheçe este problema ou as causas do mesmo???

Para teres uma resposta convém leres as regras do fórum primeiro.

A apresentação é OBRIGATÓRIA antes de abrires qualquer tipo de tópico.

eduardo1.8

• Recem chegado

• *
  • 4
« Responder #2 em: 17 de Agosto, 2011, 00:24:02 »
peço desculpa por nao ter feito a apresentação... mas agora ja está feita....

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #3 em: 17 de Agosto, 2011, 04:12:23 »
a direcção alguma vez deu problemas?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #4 em: 17 de Agosto, 2011, 10:26:22 »
vamos lá esclarecer melhor..

a direção não TRANCOU, tu é que não tiveste mãos quando perdeste a direção assistida... 99,999999% de certeza  :lol:

aconteceu a mim centenas de vezes, muitas delas a esticar nas curvas e a unica coisa que acontecia era um cagaço nas primeiras vezes..

no meu caso era soldaduras frias, refiz as soldaduras e até hoje nunca mais deu problemas..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #5 em: 17 de Agosto, 2011, 11:07:11 »
vamos lá esclarecer melhor..

a direção não TRANCOU, tu é que não tiveste mãos quando perdeste a direção assistida... 99,999999% de certeza  :lol:

aconteceu a mim centenas de vezes, muitas delas a esticar nas curvas e a unica coisa que acontecia era um cagaço nas primeiras vezes..

no meu caso era soldaduras frias, refiz as soldaduras e até hoje nunca mais deu problemas..

Não sejas assim pá,o moço ainda nem desenvolveu o que se passou... :dry:

Para a direcção trancar é complexo,mas deixa lá ver o que se passou.... :huh:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #6 em: 17 de Agosto, 2011, 11:29:39 »
Não sejas assim pá,o moço ainda nem desenvolveu o que se passou... :dry:

Para a direcção trancar é complexo,mas deixa lá ver o que se passou.... :huh:

como já disse varias vezes a direção do punto sem assistencia é MUITO mais pesada do que qualquer carro que já andei..

sintomas alem da direção pesadissima é a luz da direção que fica acesa...

para trancar mesmo teria de ser problema mecanico como algo externo lá dentro para trancar o "pinhão", mesmo a partir dentes não tranca...

bullxer

• Moretti

• *
  • 240

Masculino
« Responder #7 em: 17 de Agosto, 2011, 11:37:55 »
nao sei se estarei a fazer confusão com outra marca, mas ouvi dizer, que houve Fiat's que a marca mandou regressarem à fabrica por possiveis defeitos na direção, agora sinceramente ja nao sei se foi a FIAT se outra marca...

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #8 em: 17 de Agosto, 2011, 11:45:28 »
Para mim, há uma grande probabilidade de ser o que o Smoke está a dizer...

Para quem fica sem DA num Punto, sem pré-aviso, pode mesmo parecer que a direcção trancou! Felizmente que a mim sempre me aconteceu em manobras, e nunca em estrada aberta...  :wacko: E o meu, na altura, tinha só 165/70R14... Imagino como será com 185 ou maior!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
« Responder #9 em: 17 de Agosto, 2011, 12:00:59 »
nao sei se estarei a fazer confusão com outra marca, mas ouvi dizer, que houve Fiat's que a marca mandou regressarem à fabrica por possiveis defeitos na direção, agora sinceramente ja nao sei se foi a FIAT se outra marca...

há o defeito que falei onde a direção falha sem aviso mas nunca houve chamadas a fabrica..

o problema é de facil resolução..

-na grande maioria o problema é soldaduras frias (como foi o meu caso) e basta refazer as soldaduras que fica como novo, custo é barato(eu fiz em casa a custo zero)..
-a outra causa é falha dos relays do motor, de mais dificil reparação mas tambem se faz, relays arranjam-se na net e facilmente se trocam..
- terceira e ultima causa é avaria nos sensores da coluna, não tem reparação por serem integrados, só tem arranjo substituindo a coluna completa o que sai carissimo. este caso é muito raro e só tenho conhecimento de um, a maioria das oficinas que dizem encontrar este problema têm um dos anteriores mas para eles é mais facil trocar a coluna (e ganham mais lucro já que a coluna custa mais de 500euros) o unico caso que conheço o sensor avariou  devido a acidente..

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #10 em: 17 de Agosto, 2011, 14:22:11 »
Felizmente não houve danos pessoais.

Para mim é novidade, certeza porém, a maioria dos mecânicos usam macaco curto.

Pims

• Novato

• *
  • 16
« Responder #11 em: 17 de Agosto, 2011, 17:37:15 »
Tenho exactamente um problema igual no meu Punto de 2006... Já pedi ajuda num post anterior mas passou "despercebido" já que ninguém me respondeu... Penso que seja um problema eléctrico, ainda hoje andei com o carro e fiquei sem direcção assistida e realmente a direcção fica muito pesada quase inconduzível, e falam de um pneu 160, imaginem eu que tenho um 205/45 r17... Parei o carro desliguei o motor, voltei a ligar e ja voltou a ter direcção assistida por isso é que penso que seja realmente um problema eléctrico... Pedi ajuda aqui ao pessoal se me poderiam indicar um electricista que me pudesse safar o problema, porque não me apetecia nada ter que estar a meter a coluna de direcção completa que custa nao 500 mas sim 780€ + IVA quando podia ser apenas um relay ou algo do género... Mas infelizmente vejo que ou não me querem ajudar ou não teem interesse...  :rolleyes:

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #12 em: 17 de Agosto, 2011, 17:52:05 »
Toda a informação que tenho sobre esse assunto refere-se aos Puntos...

Tu dizes que tens um Punto de 2006... Calculo que seja um Grande Punto... Nesse caso, não sei como ajudar!  :t_up:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

eduardo1.8

• Recem chegado

• *
  • 4
« Responder #13 em: 17 de Agosto, 2011, 17:53:16 »
talvez tenha sido só pesada... mas foi o que me pareceu mas se assim é, fica mesmo muito pesada(tenho 195/45 r15), e não acendeu luz... agora quando tiver reparado tenho de ver isso, porque ja fico com medo dele...    

Pims

• Novato

• *
  • 16
« Responder #14 em: 17 de Agosto, 2011, 18:19:00 »
Toda a informação que tenho sobre esse assunto refere-se aos Puntos...

Tu dizes que tens um Punto de 2006... Calculo que seja um Grande Punto... Nesse caso, não sei como ajudar!  :t_up:

Sim Artur é um Grande Punto mas faz-me exactamente o mesmo sintoma direcção pesada, porque fico sem direcção assistida...