Boas a todos e obrigado pelas respostas e ideias

Devido ao meu trabalho não consigo vir ate ca com a frequencia que queria

Bom, no meio de tudo isto, fiquei a pensar se sera boa solução aproveitar as jantes que tenho já que
As jantes de ferro que ele tem pesam ~5,200kgs...
As 15'' que ele mostra na foto pesam ~7,600kgs...
São mais 2,400kgs por roda, mais o peso do pneu (de 155/70 R13 para 185/45 R15) e mais o acréscimo de atrito...
Vai ser um Y10 a arrastar-se com estilo! 
Estilo é que a malta gosta

Lembra-me quando tive um 2 CV, nem apetecia andar depressa, so mesmo nas calmas para curtir.....
Mas neste momento e graças ao nosso querido (des)governo não vejo hipotese a curto/medio prazo, de "despachar" estas 15" e ir buscar umas 14" de modo a minimizar o acréscimo de peso logo de consumo, até mesmo porque estas 15" foram a custo ZERO

SObre o IPO, ja tinha sido alertado para isso e como vou guardar as de ferro 13", é so trocar para la ir fazer a inspecção

Tambem não estou muito inclinado para ver os consumos dispararem, se bem que tive a oportunidade de andar uns dias com um Uno 1.1 Fire com jante 15" e nao notei assim grande diferença de consumo e comportamento (excepto melhor aderencia).
Sobre o comprimento dos pernos que preciso, assim que consiga fazer a medição posto a medida necessaria
Fernando