Boas

Venho aqui mostrar o meu projecto para a reparação do meu Cinquecento

Na minha opinião a minha caixinha de fósforos até nem está num mau estado mas precisa de umas reparações!
Aqui estão umas fotos da minha maquina infernal

Fole da transmissão do lado esquerdo

Radiador
Resumo de Problemas
Como podem ver de chapa nem está muito mau, tem aqueles 2 buracos que o ano passado já tratei com betumo, primário e depois pintou-se aquela zona, mas a ferrugem não perdoa...
Quanto ao motor ele tem alguns hidráulicos dos martelos que fazem a afinação das válvulas secos e faz este maravilhoso barulho de maquina de costura

Podem ouvir aqui:
Maquina de Costura (YouTube)Em um ano que ando com ele só parou uma vez no mecânico por causa de 1 ou 2 molas dos hidráulicos terem partido e ficou basicamente a funcionar a 3 cilindros, isto aconteceu devido a uma viagem de 400 KM sempre a 100 - 110 KM/h e os hidráulicos secos

.. Óbvio que as molas sempre a bombar numa rotação um pouco alta e sem o óleo a encher os hidráulicos não devem durar muito.
Outra coisa são as temperaturas que a água chega a atingir, por exemplo, em dias que estejam mais de 23 ºC na rua e se for a 80-90 KM/h ele chega a aquecer-me até ao meio dos 90 ºC e dos 60 ºC e se estiver um pouco no pára e arranca a temperatura dispara rapidamente para os 90 ºC. Para não falar que se tiverem mais de 30 ºC na rua ele não me sai dos 90 ºC se estiver a andar a 90 KM/h.
Quanto ao estado das tubagens, elas parecem-me bastante bem para a idade do carro, até desconfio que já tenham sido mudadas antes de vir parar às minhas mãos, o radiador está um pouco castigado mas está muito longe de estar num estado lamentável. Estou a usar liquido de refrigeração e tenho sempre a preocupação de manter o depósito perto do máximo.
A única coisa que me vem à cabeça são as válvulas de escape não estarem a fazer um bom processo de escape devido aos hidráulicos não as manterem afinadas como deveriam estar.
Será que estou errado em pensar assim?
Será que o sistema de água tem algum problema sem ser radiador e tubagens? (Bomba da água?)
Reparação
| Descrição | Estado |
- Substituir este veio de martelos pelo do Fiat 127
| --OK |
- Mudar os foles da transmissão
| --OK |
- Mudar os foles da direcção
| --OK |
- Limpeza do interior do motor
| --OK |
- Fazer muda do óleo (5W40 Castrol Magnatec) e filtro
| --OK |
- Mudar filtro de ar para K&N 33-2682
| --OK |
| --OK |
- Fazer uma limpeza às tubagens e mudar liquido de refrigeração
| --OK |
| --OK |
| --OK |
| --OK |
- Mudar a correia do alternador
| Comprada |
| Encomendado |
- Tratar de uma fuga do tubo de escape e por directo desde o catalisador
| Por Tratar |
- Tratar da chapa toda e pintar de branco pérola e 2 faixas pretas
| Por Tratar |
- Jantes Abarth ou do Sport pintadas de preto
| Por Tratar |
Som a trabalhar mais calmo
Novo Som a Trabalhar (TouTube)Fotos dos Foles da Transmissão e da Roda

Giagnóstico de Gases
Diagnóstico feito depois de ter-se visto a memória de erros da centralina
Limpeza Da Sonda LambdaAntes da Limpeza
Processo da Limpeza
Lavagem com Faire para tirar os óleos e gorduras que tiver e depois foi escovada com o vinagre

Depois das escovadelas, foi mergulhada durante 6 horas em vinagre (o vinagre foi substituído de 90 em 90 minutos aproximadamente)
Resultado
Fase Final
Misturou-se agua e sal fino e com a varinha mágica fez-se girar a água de maneira o sal penetrar dentro da sonda

Depois de secar à temperatura ambiente

E depois de inserida no lugar dela ligou-se o carro e acelarou-se bem para o sal fazer o seu trabalho e limpar o interior da sonda.
Mudança do Sistema da ÁguaMaterial Velho
Foto do radiador antigo

Termostato

Quanto ao depósito da água os 2 filmes que tenho cá no fórum dão para ver o estado degradante em que se encontrava
Material Novo
Radiador

Termostato (Até brilha

)

Depósito da água
Abraços a todos