Autor Tópico: [Restauro] Fiat Cinquecento (94) 900cc  (Lida 32395 vezes)

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: [Restauro] Fiat Cinquecento (94) 900cc
« Responder #45 em: 14 de Novembro, 2011, 18:41:41 »
eh pah quantos kms tem o carro?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

xWolfx

• Piccolo

• *
  • 30

Masculino
« Responder #46 em: 14 de Novembro, 2011, 21:57:51 »
100600 KM .. porquê?

Mas aquele som é mesmo normal do carro fazer?
Fiat Cinquecento 900cc [A Restaurar] :D

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #47 em: 14 de Novembro, 2011, 22:04:21 »
há aí barulho de valvulas a bater..

xWolfx

• Piccolo

• *
  • 30

Masculino
« Responder #48 em: 14 de Novembro, 2011, 22:09:42 »
há aí barulho de valvulas a bater..

Penso que nao sejam as válvulas, os martelos estão bem afinados.. Já estive a ver no youtube e não encontro nenhum 900cc que não faça esse pequeno matraquear..

Não faço a mínima o que seja

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #49 em: 14 de Novembro, 2011, 22:17:21 »
É-VÁLVULAS!!

xWolfx

• Piccolo

• *
  • 30

Masculino
« Responder #50 em: 14 de Novembro, 2011, 22:19:10 »
então quer dizer que os martelos estão mal afinados?

EDIT:
É que em altas o barulho nem se nota.. não era como quando tinha os martelos hidráulicos que faziam um barulho insuportável..
« Última modificação: 14 de Novembro, 2011, 22:22:17 por xWolfx »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #51 em: 14 de Novembro, 2011, 22:25:55 »
Já sei que vai haver uma data de mecânicos que vão estar contra mim..

todos os carros antigos sem touches idraulicas, no manual têm afinação das válvulas a frio!

só que elas para deixarem de fazer barulho a trabalhar também eram afinadas a quente!!

esse barulho do tic-tic é usual nesses motores!

xWolfx

• Piccolo

• *
  • 30

Masculino
« Responder #52 em: 14 de Novembro, 2011, 22:27:13 »
elas foram afinadas pelo mecânico e ele disse-me que foram afinadas a frio e depois a quente..

Tenho total confiança no mecânico nunca me falhou, acredito que ele tenha feito um bom trabalho

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #53 em: 14 de Novembro, 2011, 22:30:47 »
calma que eu não disse que o motor estava desafinado!

o que eu disse é que o barulho é das válvulas!

xWolfx

• Piccolo

• *
  • 30

Masculino
« Responder #54 em: 14 de Novembro, 2011, 22:36:36 »
calma que eu não disse que o motor estava desafinado!

o que eu disse é que o barulho é das válvulas!

hmm, ok. Então não está nada de anormal no motor, certo?

Ele levou à pouco tempo (2 ou 3 semanas) o veio de martelos do Fiat 127, levou uma afinação e passado uma semana voltou-se a afinar os martelos.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #55 em: 14 de Novembro, 2011, 23:13:25 »
em principio não, porque o carro é mesmo assim... parece uma "máquina de costura"...

essas afinações "especiais" só se fazem para certo tipo de regimes porque como eu disse esse carro não tem touches que afinavam sózinhas as válvulas que ainda por cima não são à caeça; aquilo são ferrinhos atrás de ferrinhos a bater uns nos outros e têm que fazer barulho.

Agora que em competição nesses carros só fazem a quente, é por uma questão de inércia, porque no fim de contas quanto menos barulho fizer, melhor sinal (até certo ponto, claro)

significa que quanto mais afinado, menos atrito, menos barulho, mais rolamento, etc. etc.

xWolfx

• Piccolo

• *
  • 30

Masculino
« Responder #56 em: 14 de Novembro, 2011, 23:24:27 »
em principio não, porque o carro é mesmo assim... parece uma "máquina de costura"...

essas afinações "especiais" só se fazem para certo tipo de regimes porque como eu disse esse carro não tem touches que afinavam sózinhas as válvulas que ainda por cima não são à caeça; aquilo são ferrinhos atrás de ferrinhos a bater uns nos outros e têm que fazer barulho.

Agora que em competição nesses carros só fazem a quente, é por uma questão de inércia, porque no fim de contas quanto menos barulho fizer, melhor sinal (até certo ponto, claro)

significa que quanto mais afinado, menos atrito, menos barulho, mais rolamento, etc. etc.

A cena é que a primeira vez que levou os martelos ainda fazia algum barulho, e notava muito.. mas depois na afinação final já ficou muito mais agradável, numa viagem a 80 - 90 KM/h só se ouve o motor a funcionar, nenhum matraquear.. ;)  :happy: :fiat:

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #57 em: 15 de Novembro, 2011, 06:40:54 »
É-VÁLVULAS!!

Sim pode ser... muitas vezes são afinadas com grande rigor mas temos de tomar em conta o calo/desgaste que possa existir nos martelos que muitas vezes é maior do que a propria folga.
Nestes casos o apalpa folgas mede a folga das partes mais altas que não estão em contacto e quando se tira o apalpa folgas a folga que realmente lá fica é muito maior.
Obrigado

Toze

xWolfx

• Piccolo

• *
  • 30

Masculino
« Responder #58 em: 20 de Novembro, 2011, 06:14:10 »
Boas amigos :fiatistas:

No dia 17-11 estivemos a fazer a limpeza à sonda lambda do carro e os resultados estão bem à vista do perfeito!! :fiat:

Ela está com uma cor esbranquiçada o que indica que a mistura está a ser mal feita.

Nesse dia até estivemos na HorsePower, por acaso, em Lisboa - Fetais e disseram-me que isso era sinais de que a mistura estava com muito oxigénio, se não me engano. Mecânicos impecáveis mesmo ;) sempre prontos a ajudar e principalmente a partilhar conhecimentos :)

Bom, como disse anteriormente que ia proceder à limpeza através de um post cá do fórum sobre a limpeza da sonda lambda, quero mostrar a minha especial gratitude ao utilizador fiatninja :tasla: Post (Clicar Aqui) .. Pois graças a ele poupei mais de 60€ a por a sonda lambda basicamente nova! :fiat:

Os resultados notam-se bem e a fazer o mesmo teste que se fez depois de ter levado os martelos e o filtro K&N:
Depois com o óleo novo e filtro de ar da K&N fomos fazer uns testes numa estrada com alguma inclinação foi aos 90 KM/h sem se negar
Nessa mesma subida atingiu os 110 KM/h (Assim que poder gravo esse feito eheheh :d_grin:) :fiat: :abarth:

Aqui vão uma fotos do processo todo que fizemos à sonda lambda:

Antes da Limpeza

Processo da Limpeza

Lavagem com Faire para tirar os óleos e gorduras que tiver e depois foi escovada com o vinagre

Depois das escovadelas, foi mergulhada durante 6 horas em vinagre (o vinagre foi substituído de 90 em 90 minutos aproximadamente)

Resultado

Fase Final

Misturou-se agua e sal fino e com a varinha mágica fez-se girar a água de maneira o sal penetrar dentro da sonda

Depois de secar à temperatura ambiente

E depois de inserida no lugar dela ligou-se o carro e acelarou-se bem para o sal fazer o seu trabalho e limpar o interior da sonda.

Para além da sonda lambda tratou-se do sistema da água, mudou-se o radiador, depósito da água e termostato.

E meu amigo Luke, lembraste quando me disseste para mudar também o termostato? Pois tinhas toda a razão, já estava morto, por isso é que de inverno o carro mal chegava aos 70 ºC e de verão estava sempre a bater nos 90 ºC.

Bem, agora o carro está simplesmente um mimo quanto à temperatura! :fiat: :abarth:
Pois agora sobe mesmo muito bem até aos 80 ºC e depois fica lá sem mexer quase! E mesmo no pára e arranca mal sobe eheheh :t_up:
Mas também desce para os 77, 76 ºC se meter a chaufagem no quente a bombar ihihih (Dantes descia para menos de 70 ºC e numa descida ia mesmo até aos 50 ºC algumas vezes)

Aqui vão umas fotos:

Material Velho

Foto do radiador antigo

Termostato

Quanto ao depósito da água os 2 filmes que tenho cá no fórum dão para ver o estado degradante em que se encontrava

Material Novo

Radiador

Termostato (Até brilha :happy:)

Depósito da água

Posto isto, já não falta muito por fazer para ver este projecto acabado, uma delas descobri à pouco tempo mas já desconfiava. Mas com os martelos novos tive mais que certeza que o tubo de escape um pouco depois do catalisador tem uma pequena fuga mesmo em cima de um apoio.
Pondo-se esta situação, o objectivo será fazer linha directa desde o catalisador e finalizar com uma ponteira oval :abarth:, ou seja, tirar apenas a panela final ;)

Outra coisa boa é que graças ao dinheiro poupado no orçamento com a sonda lambda vou tratar dos olhos do meu menino, pois vou comprar um Kit Xénon H4 6000k eheheh :abarth:

DescriçãoEstado
  • Substituir este veio de martelos pelo do Fiat 127
--OK
  • Mudar os foles da transmissão
--OK
  • Mudar os foles da direcção
--OK
  • Limpeza do interior do motor
--OK
  • Fazer muda do óleo (5W40 Castrol Magnatec) e filtro
--OK
  • Mudar filtro de ar para K&N 33-2682
--OK
  • Limpar Sonda Lambda
--OK
  • Fazer uma limpeza às tubagens e mudar liquido de refrigeração
--OK
  • Mudar radiador
--OK
  • Mudar termostato
--OK
  • Mudar depósito da água
--OK
  • Mudar a correia do alternador
Comprada
  • Kit Xénon H4 6000k
Encomendado
  • Tratar de uma fuga do tubo de escape e por directo desde o catalisador
Por Tratar
  • Tratar da chapa toda e pintar de branco pérola e 2 faixas pretas
Por Tratar
  • Jantes Abarth ou do Sport pintadas de preto
Por Tratar

Cada vez orgulho-me mais da minha caixinha de fósforos :yeah:

Abraços
« Última modificação: 20 de Novembro, 2011, 06:22:00 por xWolfx »

TOZEVE

• Giannini

• *
  • 446

Masculino
    • TOZEVE
« Responder #59 em: 20 de Novembro, 2011, 09:35:25 »
Grande maquina e grande trabalho, só uma duvida, qual foi o anticongelante que lá meteste?

É importante meteres uma coisa boa para não teres os aluminios podres como se vê no termostacto.

Continua com o bom trabalho!!!
Obrigado

Toze