Autor Tópico: UnoBH. Fiat Uno TD  (Lida 28616 vezes)

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
Re: UnoBH. Fiat Uno TD
« Responder #60 em: 13 de Dezembro, 2011, 12:51:01 »
Porque o radiador de óleo do Uno é pouco eficiente, é minimo, pouco arrefece o óleo.
Bastava fazer Massamá/ Lisboa a fundo para ter que levantar pé em Pina Manique...

Não sou o único a queixar-me disso, só se para ti passar dos 120km/h é abuso...

Não sejas irónico nem exagerado...!

Ir com o óleo aos 140º no Uno TD é abuso sim!!

Não sei o que é que fazias com o carro... de qualquer forma tenho pena do dito. Ou tinhas algum problema no carro, ou simplesmente o problema eras tu que não davas uma utilização adequada, tendo em conta o carro que é.

1- Porque dizes que o radiador do óleo não faz nada? Já experimentaste o carro sem radiador para comparar?

2- Em que situações o carro te chegava aos 140º?? Muito tempo em AE/IC sempre a fundo era (no redline)?

3- Tinhas o carro afinado de origem? Que pressão do turbo o carro estava a fazer quando davas esses 140ºC?
« Última modificação: 13 de Dezembro, 2011, 13:14:00 por Lourenço »

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #61 em: 13 de Dezembro, 2011, 12:56:34 »
lool, eu sei bem o que é um radiador de óleo!
Mas faço a pergunta porque ele estar lá ou não é a mesma coisa que nada!
Eu tive um Uno e aquilo a fundo ao fim de um pouco já estava o ponteiro nos 140º... eheheh muito eficaz esse radiador! ehehe

Borgata... a pequena GRANDE diferença.. é que no uno sabes a que temperatura do óleo.. ou pensas que o óleo dos outros carros na escáfia n salta a temperatura? Quem não sabe é como quem não vê.. e no uno sabes pq vês!  :palmas:
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #62 em: 13 de Dezembro, 2011, 13:04:21 »
Borgata... a pequena GRANDE diferença.. é que no uno sabes a que temperatura do óleo.. ou pensas que o óleo dos outros carros na escáfia n salta a temperatura? Quem não sabe é como quem não vê.. e no uno sabes pq vês!  :palmas:

No Thema a temp de oleo raramente passava dos 110º a dar pau,e para lá chegar era preciso uns kms de AE mesmo a fundo... :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #63 em: 13 de Dezembro, 2011, 14:07:44 »

Enfim...nada a ver mas ok

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #64 em: 13 de Dezembro, 2011, 14:11:46 »
Não sejas irónico nem exagerado...!

Ir com o óleo aos 140º no Uno TD é abuso sim!!

Não sei o que é que fazias com o carro... de qualquer forma tenho pena do dito. Ou tinhas algum problema no carro, ou simplesmente o problema eras tu que não davas uma utilização adequada, tendo em conta o carro que é.

1- Porque dizes que o radiador do óleo não faz nada? Já experimentaste o carro sem radiador para comparar?

2- Em que situações o carro te chegava aos 140º?? Muito tempo em AE/IC sempre a fundo era (no redline)?

3- Tinhas o carro afinado de origem? Que pressão do turbo o carro estava a fazer quando davas esses 140ºC?

Não estou a ser irónico e exagerado, estou simplesmente a dizer o que me acontecia e não só a mim.
Estava de origem, quando o tive meio artilhado o radiador de óleo levou um update...

Enfim não vou estar aqui a trocar ideias contigo sobre isto porque não vale a pena.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #65 em: 13 de Dezembro, 2011, 14:30:43 »
Eu tive um Uno e aquilo a fundo ao fim de um pouco já estava o ponteiro nos 140º... eheheh muito eficaz esse radiador! ehehe

Porque o radiador de óleo do Uno é pouco eficiente, é minimo, pouco arrefece o óleo.
Bastava fazer Massamá/ Lisboa a fundo para ter que levantar pé em Pina Manique...

Não sou o único a queixar-me disso, só se para ti passar dos 120km/h é abuso...

Não estou a ser irónico e exagerado, estou simplesmente a dizer o que me acontecia e não só a mim.
Estava de origem, quando o tive meio artilhado o radiador de óleo levou um update...

Enfim não vou estar aqui a trocar ideias contigo sobre isto porque não vale a pena.

Disseste que o radiador de óleo não serve para nada. Eu acho que se não o tivesses, a dar 140º (que eu não estou a duvidar) ainda dava mais temperatura que isso! Por isso te perguntei se o tiraste para confirmar se faz ou não diferença.
No meu, como quando arranco com o carro a frio sou suave, naquelas alturas dos grande frios costumo meter fita adesiva no para-choques para que ele aqueça alguma coisa. E nota-se bastante, pois senão custa muito sequer ao ponteiro entrar na escala. E isso não é sequer tira-lo... Portanto ele está lá para alguma coisa. E depois a quente, com ele tapado também aquece mais do que destapado. Já reparei nisso.

A questão que falo aqui, é que a utilização que dás tem que estar condicionada ao carro. Ou achas por exemplo que é aconselhável fazer uma boa quantidade de quilómetros seguidos no redline com um carro destes a gasóleo?
Além de que este turbo não é refrigerado a água sequer... Aquilo é um carro utilitário a diesel, turbo, com 1367cc. Não podes querer milagres, nem fazer viagens a 180-190 km/h sempre perto ou acima das 5000 rpm. Não é por acaso que no manual eles até anunciam 160 km/h como velocidade máxima.  :t_up:

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #66 em: 13 de Dezembro, 2011, 14:41:00 »
Ninguém esta a dizer que é a utilização correcta, mas toda a gente sabe que aquilo anda bem e eu adorava espreme-lo.

No entanto o radiador se fosse bom, tinha de conseguir arrefecer o óleo para puder andar a essa velocidade...estou a falar de origem, ora se o carro dá, tem de estar protegido o qual não estava!

Tem até um ic à maneira, mas o radiador de óleo não é referência!
Claro que se ele não tivesse lá pior ainda!

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #67 em: 13 de Dezembro, 2011, 19:24:30 »
Claro que se ele não tivesse lá pior ainda!
Mas aí já não estamos em discordância.
Eu estava a dizer ao Marco que, a meu ver, o radiador do óleo foi colocado para arrefecer o óleo, principalmente por causa do aquecimento adicional gerado pelo turbo. Depois tu apareceste a dizer que aquilo não servia para nada. A minha questão é que, lá porque tu atinges 140ºC, não quer dizer que seja inútil. Eles detectaram um problema de aquecimento e corrigiram acrescentando um radiador para o óleo para atenuar esse aquecimento (e saberás que poucos carros da mesma altura o tinham). Agora claro que o projecto está dimensionado para um certo tipo de utilização. Para mim serve.

Eu nunca cheguei a essas temperaturas. Gosto do carro, curto o carro, ando depressa, gasto pneus por fora, passo momentaneamente o redline, mas utilizo o motor dentro dos limites em que para mim me parece razoável. O que eu acho que estraga mesmo estes carros são as viagens sempre a fundo, pois a caixa é muito curta e vai muito rotativo durante muito tempo. Claro que se for preciso vou aos 180, mas é momentâneo. Mesmo que lhe metas um radiador do óleo maior, não deixa de ser muito esforço contínuo (ainda para mais um diesel a altas rotações). Eu acho que o radiador serve para uma utilização normal. Mais do que isso, já pode não, mas isso nem o radiador, nem tão muito o motor.

Nunca me passou a temperatura muito daqui:

Além do mais, eles no manual até dizem que o carro só deve andar no redline momentaneamente.

Espero que não leves "a peito" esta conversa. E também não te estou a tentar fazer passar por ignorante, pois tenho inclusivamente ideia de és bastante entendido em muita coisa. Portanto respeito as tuas opiniões. No entanto, discordo do teu ponto de vista e da tua atitude neste tópico. Daí eu apresentar os meus argumentos... :t_up:
« Última modificação: 13 de Dezembro, 2011, 19:26:55 por Lourenço »

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #68 em: 13 de Dezembro, 2011, 20:23:46 »
A meu ver faltam 2 traçinhos pó redline... :lol: :lol:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #69 em: 13 de Dezembro, 2011, 21:51:58 »
Eu não levo a peito.
Tou na boa, sei do que falo, pois tive um e não vi pelos outros, sei o que ele vale de origem e alterado.
Se era amigo dele?
Era, nunca lhe falhei com nada, vendi tinha 295.000km e taxa de compressão falava por si...
Nunca levou óleos fracos...para teres noção dava-lhe Selènia HPX...

Percebo a tua ideia que serve para uma utilização normal.
Para o que queria, não servia! Não estava preparado para aguentar o que ele pode dar, e quando isso acontece, não tens por onde argumentar.

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #70 em: 13 de Dezembro, 2011, 22:13:29 »
Eu não levo a peito.
Tou na boa, sei do que falo, pois tive um e não vi pelos outros, sei o que ele vale de origem e alterado.
Se era amigo dele?
Era, nunca lhe falhei com nada, vendi tinha 295.000km e taxa de compressão falava por si...
Nunca levou óleos fracos...para teres noção dava-lhe Selènia HPX...

Percebo a tua ideia que serve para uma utilização normal.
Para o que queria, não servia! Não estava preparado para aguentar o que ele pode dar, e quando isso acontece, não tens por onde argumentar.

Eu acredito que saibas do que falas. Eu também só falo a sério quando sei do que falo.
A nossa conversa só começou porque tu disseste isto:

O que estás a dizer agora é diferente. Nisso já posso concordar!

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #71 em: 13 de Dezembro, 2011, 22:20:34 »
Falei um pouco à parva, mas pensei que fossem perceber o sentido.
Mas na boa.

Ando à procura de um para a maria dar umas voltitas e para eu me entreter e matar saudades!

MarcoSilva

• Moretti

• *
  • 167
« Responder #72 em: 14 de Dezembro, 2011, 12:32:06 »
Bem,

Como já tinha dito eu apenas falo da experiência que tive com o meu Uno (que estava em perfeito estado) e do conhecimento que tenho sobre estes moteores. Nunca me aconteceu exceder a temperatura acima de 120º e mesmo estes valores foram obtidos num dia de verão em AE ao fim de bastantes Km a apertar com o bicho. Ao contrário do que se disse eu tenho a certeza que o radiador de óleo no Uno, é bastante eficaz... bastante mesmo. Posso dar um exemplo, quando tive o Punto (despido de manometros) não fazia ideia das temperaturas do bicho... adaptei um indicador de temperatura de oleo a "ai jesus", até me assustei... passado uns tempos foi aplicado um radiador de um Uno e acreditem....diferenças brutais!!

Borgata

• Zagato

• *
  • 1505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
« Responder #73 em: 14 de Dezembro, 2011, 21:51:46 »
Não duvidar da palavra, mas...custa-me acreditar...

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #74 em: 15 de Dezembro, 2011, 02:28:35 »
Não duvidar da palavra, mas...custa-me acreditar...

A minha experiência com o Uno TD (e temos 2 cá em casa) coincide com a do Marco.

Só se fazias quilómetros e quilómetros sem aliviar o pé.. daí eu aceitar como plausível aquilo que dizes. Até porque eu costumo apertar com o carro é em estrada, e aí sempre se vai tirando o pé entre rectas, ao contrário de andamentos em AE.