Autor Tópico: Ducato Maxi Multijet 130  (Lida 3356 vezes)

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Ducato Maxi Multijet 130
« em: 30 de Novembro, 2011, 12:02:09 »
Ontem, como disse no tópico das Entregas Fiatistas, fui a Coimbra!

A "vítima" foi uma Ducato Maxi Multiject 130!

Apresento-a:

Carrinha nova, ainda só com 2.000kms acabados de fazer! Como não fui sózinho, acabei por dividir a viagem. O companheiro levou para lá e eu trouxe para cá, já depois do jantar.

Impressões com que fiquei do carro:

- Muito bem equipado, para carro de trabalho. Ar condicionado, bancos confortáveis com uma fantástica posição de condução, cruise control, rádio c/ CD, inúmeros compartimentos para guardar objectos, cintos de segurança de 3 apoios em todos os lugares... Para quem conhecia a geração Ducato anterior, esta é uma boa surpresa!

Em termos de condução, há pontos positivos e outros mais negativos, embora compreenda que são inerentes à morfologia da carrinha.

- Os 6 metros de comprimento causam alguma confusão inicial… Os sensores de estacionamento ajudam em cidade, mas em estrada e auto-estrada, principalmente ao finalizar as ultrapassagens, requer alguma habituação.

- O motor é de uma disponibilidade de força assombrosa! A caixa é muito curta nas duas primeiras relações e depois normaliza… Permite viajar a 140km/h, calmamente em 6ª velocidade sem passar das 3000rpm. As subidas em AE vencem-se com um pouco mais de peso no pedal do acelerador, sem recorrer à caixa!

- É difícil estabilizar a velocidade… O acelerador é demasiado sensível! Obriga a correcções constantes o que torna as tiradas mais longas um pouco cansativas. A solução é recorrer ao Cruise Control, mas aí os consumos disparam!

- A suspensão é demasiado “nervosa”! Terá a ver, com certeza, com os condicionalismos de ser um veículo de carga… Acontece que quando vazia torna-se demasiado saltitante!

- O volante não é regulável em altura. Apenas é em profundidade… Obriga a alguma ginástica inicial, até se encontrar a posição adequada.

Foi uma viagem diferente e uma experiência engraçada, com esta nova Ducato!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Re: Ducato Maxi Multijet 130
« Responder #1 em: 30 de Novembro, 2011, 12:24:05 »
Uma bela hipótese, portanto!!! E uma óptima reportagem! Bem haja Artur!

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #2 em: 30 de Novembro, 2011, 13:44:34 »
É um bom carro, mas a melhor opção nas ducato/jumper/etc é o motor 2.2 de origem PSA.

Costumo andar com uma de 120cv e a carrinha é muito fácil de conduzir e bastante disponível.. a grande vantagem é que em 6ª às 3000rpm já se vai a 160 km/h.

Conseguem-se fazer consumos de cerca de 8 L/100km.

Mais recentamente a Fiat adoptou os motores que já estavam montados nas Iveco que são menos agradáveis de utilzar que os PSA, para não falar dos consumos que dispararam.  Na empresa onde estou temos uma Iveco com o motor 2.3 com consumos SEMPRE acima de 12.
small sports car...

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #3 em: 30 de Novembro, 2011, 14:06:46 »
É um bom carro, mas a melhor opção nas ducato/jumper/etc é o motor 2.2 de origem PSA.

Costumo andar com uma de 120cv e a carrinha é muito fácil de conduzir e bastante disponível.. a grande vantagem é que em 6ª às 3000rpm já se vai a 160 km/h.

Conseguem-se fazer consumos de cerca de 8 L/100km.

Mais recentamente a Fiat adoptou os motores que já estavam montados nas Iveco que são menos agradáveis de utilzar que os PSA, para não falar dos consumos que dispararam.  Na empresa onde estou temos uma Iveco com o motor 2.3 com consumos SEMPRE acima de 12.

Em tempos tive duas Scudos 2.0 de 90cv, motor PSA e os consumos eram na casa dos 8L/100km, acho esses da 2.2 numa Ducato muito bons...

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #4 em: 30 de Novembro, 2011, 14:24:07 »
Eu não verifiquei consumos...

Apenas reparei que o Cruise Control aumentava os consumos porque, assim que o ligava o valor de Autonomia no CB baixava consideravelmente.

Abasteci 20 litros de gasóleo na área de serviço de Pombal e fiquei com autonomia para 220kms. Vá que tivesse 5 ou 6 litros no depósito... Isto dará um valor aproximado de 12l/100kms!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #5 em: 30 de Novembro, 2011, 19:44:41 »
Em tempos tive duas Scudos 2.0 de 90cv, motor PSA e os consumos eram na casa dos 8L/100km, acho esses da 2.2 numa Ducato muito bons...

Onde estou a trabalhar as 2.2 de 120 cv fazem média de 10-11 L/100km sempre a fundo e carregadas... o máximo está numa viagem Lisboa-Barcelos com média de 14 L/100km.

A iveco como o motor 2.3 tem um máximo de 18 L!  :lol:

A Jumper dos 8L conheço-a desde nova e sei que é bem estimada. O andamento é despachado, mas a condução é poupada (quem anda com ela recebe ao km..).

A carrinha com o motor 2.2 é realmente económica.

small sports car...