Ontem, como disse no tópico das Entregas Fiatistas, fui a Coimbra!
A "vítima" foi uma Ducato Maxi Multiject 130!
Apresento-a:

Carrinha nova, ainda só com 2.000kms acabados de fazer! Como não fui sózinho, acabei por dividir a viagem. O companheiro levou para lá e eu trouxe para cá, já depois do jantar.
Impressões com que fiquei do carro:
- Muito bem equipado, para carro de trabalho. Ar condicionado, bancos confortáveis com uma fantástica posição de condução, cruise control, rádio c/ CD, inúmeros compartimentos para guardar objectos, cintos de segurança de 3 apoios em todos os lugares... Para quem conhecia a geração Ducato anterior, esta é uma boa surpresa!

Em termos de condução, há pontos positivos e outros mais negativos, embora compreenda que são inerentes à morfologia da carrinha.
- Os 6 metros de comprimento causam alguma confusão inicial… Os sensores de estacionamento ajudam em cidade, mas em estrada e auto-estrada, principalmente ao finalizar as ultrapassagens, requer alguma habituação.
- O motor é de uma disponibilidade de força assombrosa! A caixa é muito curta nas duas primeiras relações e depois normaliza… Permite viajar a 140km/h, calmamente em 6ª velocidade sem passar das 3000rpm. As subidas em AE vencem-se com um pouco mais de peso no pedal do acelerador, sem recorrer à caixa!

- É difícil estabilizar a velocidade… O acelerador é demasiado sensível! Obriga a correcções constantes o que torna as tiradas mais longas um pouco cansativas. A solução é recorrer ao Cruise Control, mas aí os consumos disparam!
- A suspensão é demasiado “nervosa”! Terá a ver, com certeza, com os condicionalismos de ser um veículo de carga… Acontece que quando vazia torna-se demasiado saltitante!
- O volante não é regulável em altura. Apenas é em profundidade… Obriga a alguma ginástica inicial, até se encontrar a posição adequada.
Foi uma viagem diferente e uma experiência engraçada, com esta nova Ducato!