Autor Tópico: Motor afoga numa aceleração brusca (em carro com ie)  (Lida 4087 vezes)

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Motor afoga numa aceleração brusca (em carro com ie)
« em: 04 de Janeiro, 2012, 22:54:15 »
Pois bem, fui pôr o meu Cinquecento a trabalhar, pois tem estado adormecido há já umas semanas.
Até aqui tudo bem, arrancou bem, teve a trabalhar ao ralenti até disparar a ventoinha.
Depois de ter aquecido convenientemente, dei umas gazadas ao de leve e notei que o motor quase afogava, mas nada de mais. Numa gazada forte, acelerador ao fundo, o motor baixou a rotação, como se fosse parar, e só uns segundos depois aumentou a rotação. Dá ideia de fazer um poço devido a receber demasiada gasolina, tanto que até dá rateres á mais pequena aceleração.
Fazem ideia do que poderá causar isto? O filtro de ar é novo, tem poucas horas de trabalho (digo horas porque o carro só andou 10 km desde Maio).
Existe algum sensor da injecção que em mau-funcionamento possa provocar isto?
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Motor afoga numa aceleração brusca (em carro com ie)
« Responder #1 em: 05 de Janeiro, 2012, 15:24:09 »
Essa gasolina está no depósito há quanto tempo?

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 05 de Janeiro, 2012, 16:06:18 »
da a ideia que tens o carro parado á tão pouco tempo que o passo a passo não lhe apetece acordar...

o facto de só reagir passado algum tempo é o passo a passo que não consegue mexer-se a tempo e horas!

que rico electricista me saíste tu :P

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

aprendiz

• Moretti

• *
  • 246

Masculino
« Responder #3 em: 05 de Janeiro, 2012, 16:08:43 »
primeiro leva o a aquecer convenientemente em funcionamento e nunca ao relantim, acelarares ao maximo não das saúde nenhuma ao motor :excl:
depois experimenta  em andamento se ele te falha de forma irregular ou seja em qualquer mudança ou se precisas de força ou velocidade. no meu caso fiz de tudo e até levei a maquina e acusou me sensor da cambota, mas não era até a poli troquei mas no final era apenas a sonda lambda experimenta desligar a ficha da sonda. :lancia:
lancia y101.1 ie

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #4 em: 05 de Janeiro, 2012, 19:55:36 »
Essa gasolina está no depósito há quanto tempo?
Sensivelmente há um mês, por acaso até foi ideia que me ocorreu na altura, mas não me parece tempo suficiente para se "estragar". O Tipo da casa teve várias vezes mais tempo parado que o Cinquecento e nunca lhe aconteceu isto, e usam gasolina da mesma marca e qualidade.

da a ideia que tens o carro parado á tão pouco tempo que o passo a passo não lhe apetece acordar...

o facto de só reagir passado algum tempo é o passo a passo que não consegue mexer-se a tempo e horas!

que rico electricista me saíste tu :P

Mas o passo a passo não activa só com o motor a frio? O que ele faz lembra-me do que fazem os carros a carburador quando afogam, dá a impressão de ter pouco oxigénio para a gasolina que injecta.

A função de electricista auto (e eu sou daqueles mesmo rascas  :P) está de momento suspensa, agora sou estudante e candidato a condutor!  :D
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

aprendiz

• Moretti

• *
  • 246

Masculino
« Responder #5 em: 05 de Janeiro, 2012, 20:33:58 »
Sensivelmente há um mês, por acaso até foi ideia que me ocorreu na altura, mas não me parece tempo suficiente para se "estragar". O Tipo da casa teve várias vezes mais tempo parado que o Cinquecento e nunca lhe aconteceu isto, e usam gasolina da mesma marca e qualidade.
Mas o passo a passo não activa só com o motor a frio? O que ele faz lembra-me do que fazem os carros a carburador quando afogam, dá a impressão de ter pouco oxigénio para a gasolina que injecta.

A função de electricista auto (e eu sou daqueles mesmo rascas  :P) está de momento suspensa, agora sou estudante e candidato a condutor!  :D
experimenta a sonda desliga so a ficha e mesmo com o carro parado ves logo gradualmente vais acelerando e constatas se persiste ou nao ;)

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #6 em: 05 de Janeiro, 2012, 20:38:11 »
Mas o passo a passo não activa só com o motor a frio?

Sempre que não haja aceleração da tua parte, o passo-a-passo mantém o relanti, para o carro não se desligar. Sempre!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

aprendiz

• Moretti

• *
  • 246

Masculino
« Responder #7 em: 05 de Janeiro, 2012, 20:46:01 »
 e ao relantim também nunca irá sentir o poço so quando precisa de mais alimentaçao até pode parecer que está a afogar mas não é esse o caso é precisamente o oposto.

MOTORFIRE

• Illuminati
  • Recem chegado

• 6

Masculino
    • Hidrogeneozero
« Responder #8 em: 19 de Janeiro, 2012, 15:46:37 »
Pode ser o avanço mal regulado, ou uma pequena fuga de ar no no módulo leitor do avanço. Podem ser outras situações, como combústivel criando depósito, os injectores ás vezes calcificam e oxidam após temporadas parados porque os combústiveis tem água.
Hidrogeneozero

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #9 em: 19 de Janeiro, 2012, 17:10:19 »
para mim é ar dos pneus podre
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #10 em: 19 de Janeiro, 2012, 19:45:35 »
Pode ser o avanço mal regulado, ou uma pequena fuga de ar no no módulo leitor do avanço. Podem ser outras situações, como combústivel criando depósito, os injectores ás vezes calcificam e oxidam após temporadas parados porque os combústiveis tem água.

Afinal as máquinas andam a agua tambem, sempre a aprender... :smash:

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk