tanto o punto como o bravo bi-fuel estão engraçados, em termos de performance são excelentes (dado a potencia)e não se nota quase nada a diferença entre gasolina e gpl.. no punto pelo menos fiquei com a impressão que desenvolve melhor a gpl, indicando ou um problema com a parte de gasolina ou melhoria de gestão quando se encontra a gpl...
No teste o carro foi demasiado lento.Ou má fé ou muito preso e com um GPL mais do que manhoso.Mas serve o teste para ver que as prestações a GPL foram quase imperceptivelmente piores do que a gasolina.Claro que o Grande Punto já é um carro "grande" e pesado.O 1.2 (que só é 8V) não é um carro rápido.Eu não acredito que o 1.4 só por estar a queimar GPL ande menos do que o 1.2.Não me acredito que um carro faça quase mais 4 segundos a 100 do que a fábrica declara!E apesar de poder ser mais preso do que um Mjet 75cv, duvido que alguém não prefira conduzir o 1.4 GPL e poder esticar-lhe bem as velocidades sem estar a sentir um arrepio da carteira à espinha.Não me acredito que um carro faça quase mais 4 segundos a 100 do que a fábrica declara!Nota: é um mistério porque abandonou a FIAT o motor 1.2 16v, que ainda hoje será o melhor 1.2 NA de grande produção da história automóvel.Antes a FIAT, nomeadamente o Punto estava à frente de toda a gente no motor... por acaso liderava o mercado na época.Depois já diminuiram a potência e já não foi a mesma coisa.Mais tarde só têm 8V e anda cá mais para baixo.No entanto, por agora (enquanto não chegam mais grandes construtores ao nicho dos carros a GPL de fábrica) o Punto e ainda mais o Bravo são propostas imbatíveis.Julgo ainda que o novo Punto 2012 (sem o incómodo "bigode") pode ajudar.Entretanto era de valor a Alfa vender o MiTo e o Giulietta numa versão 1.4 GPL 120cv.Sempre será mais emocionante do que as Diesel 1.6 de 105cv.
Na revista autohoje desta semana vai ser feito um comparativo entre o Bravo BiFuel, o Focus e o Civic
Tem o último lugar garantido.Basta só pelo GPL que é mal visto.Já estou a ver a frase: "gasóleo continua a ser a melhor opção".É preciso despachar muita coisa que está nas traseiras das marcas.
Precipitei-me porquê?A frase: "gasóleo continua a ser a melhor opção", é uma metáfora, serve para tudo.No entanto não percebo esse teste?O Honda é muito mais caro, não pode ser comparado.Sendo o Bravo a GPL só faz sentido 3 tipos de comparações e não a que foi feita:1- Comparado com carros de preço semelhante, tamanho semelhante, todos a GPL;2- Comparado com carros de preço semalhante, tamanho semelhante, a gasóleo e/ou hibridos para se fazerem as contas aos custos;3- Comparado com carros mais pequenos e mais baratos para que a diferença de preço venha a compensar ao longo dos kms que se vão fazer.