No caso de teres um multimetro à mão, mede os cabos, terá que ter entre 5 e 7 KΩ.Se baixares o manual tecnico (penso que se encontra por aqui) terás o valor da resistência ôhmica das bobines.
tenho dezenas de bobines que medem perfeitamente dentro dos parametros e estão avariadas primeira coisa será se a manutenção está em dia, seguido por descobrir qual o cilindro que está a falhar..
Não tenho duvidas daquilo que dizes, basta ter uma rotura no isolamento das bobines para que a faisca na saia por onde deve, no entanto o valor ohmico será o anunciado. Mas certamente que quando dá outros valores está com defeito.Há dias lia um topico elaborado por ti, onde mencionavas alguns componentes e davas todos os dados sobre eles, isso é o que muitos mecanicos não sabem nem sequer teem conhecimento de como os medir. Sendo a minha area electrónica, parece-me ser o melhor caminho para descobrir muitas das avarias, e não como muitos fazem e ir substituindo componentes até eliminar a avaria, acabas por pagar aquilo que não devias.Ás vezes entramos com o carro numa oficina e sáimos de lá a saber do que em pleno funcionamento, quando o que queriamos saber é o que está defeituoso.