Autor Tópico: Discos e Pastilhas Grande punto  (Lida 7225 vezes)

AndreS

• Piccolo

• *
  • 60
Discos e Pastilhas Grande punto
« em: 13 de Abril, 2012, 18:03:07 »
Boa tarde,

Tenho um Grande punto 1.3mjet e devido a fazer grande parte dos km em cidade as pastilhas gastaram.se demasiado rapido (em novembro ja so tinha 30% para gastar) pensava que iam durar mais mas ja estava a contar e o preço da mudança nao é nada de exagerado. (quando o comprei em agosto ja fazia chiadeira ao travar)
O problema vem quando na segunda precisei de fazer uma pequena viagem e aproveitei para esticar o motor, reparei que a partir dos 110/120 basta dar um pequeno toque no travao que o carro treme TODO mesmo, MUITO PERIGOSO.. ou seja, tenho o discos empenados quase de certeza, nao sao as pastilhas gastas que fazem com que o carro tenha este comportamento.

Agora vem o maior dos problemas, SO a troca das pastilhas num concessionario fiat fica em 120€ (LOL), tenho tambem um orçamento para a mudança de discos+pastilhas no local onde o comprei (concessionario citroen) e fica em 270€ e por ultimo tenho o orçamento do "manelgt da esquina" que tudo fica em 220€  :wacko: Fica a faltar as tipicas norauto/midas/j.alves...
Se calhar ate podia ser eu que nao estava dentro dos preços das coisas mas depois de ver e de nao "escolher" o mais barato cheguei à conclusao que facilmente se compram discos a 80/90€ + pastilhas a 50/60€. Por muito que estiquem na mao de obra como é possivel chegar aos 200 e tais? Demoram mais de uma hora a mudar tudo?

Agora estou a pensar comprar as peças  e pagar a alguem para montar... deve ficar mais em conta.

Abraço
« Última modificação: 13 de Abril, 2012, 18:04:13 por AndreS »

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Discos e Pastilhas Grande punto
« Responder #1 em: 13 de Abril, 2012, 18:34:29 »
És de onde André?

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 13 de Abril, 2012, 18:37:02 »
não deve estar nos orçamento, mas dependendo da idade, pode ser uma boa altura para mudar o óleo dos travões
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
« Responder #3 em: 13 de Abril, 2012, 19:01:26 »
A cada 2 anos

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #4 em: 13 de Abril, 2012, 20:06:31 »

AndreS

• Piccolo

• *
  • 60
« Responder #5 em: 15 de Abril, 2012, 00:18:28 »
Porto  :t_up:

Sim, sou do porto :happy:

Entretanto um colega aqui do forum arranja uns descontos porreiros em peças e ja falei com ele. QUE GRANDE DIFERENÇA de valores, meu deus  :unsure:

Quanto à questao do oleo so no caso da citroen é que tive acesso à folha de orçamento e nao estava incluido o oleo. 270€ é qualquer coisa de abuso mesmo, assim é complicado agarrar os clientes.

Abraço e desculpem la pela especie de desabafo.

AndreS

• Piccolo

• *
  • 60
« Responder #6 em: 08 de Maio, 2012, 02:52:58 »
Boa noite a todos

Depois de ter enviado PM para um user que arranja peças a um preço muito porreiro fiquei todo contente porque poupava realmente muito €, o problema é que nao arranjei ninguem para me fazer o trabalho, entao tive de gastar mais um pouco.

Quando ja estava preparado para largar um absurdo por discos e pastilhas decidi mandar um mail para a "J.Alves" para pedir um orçamento. O que é certo é que ganharam um cliente. A mudança dos discos e pastilhas ficou em 130€ e tanto os discos como as pastilhas sao da marca ferodo.
É verdade que podia ter poupado mais mas tendo em conta os orçamentos que me tinham dado acho que foi um bom preço.

Lembrei-me da J.alves porque em dezembro precisei de colocar a lampada da marcha atras para ir à inspecçao e aquela oficina ficava a caminho do IPO, entao levei la e como eu nao tinha moedas e a nota mais baixa que tinha era 5€ nem me levaram dinheiro porque nao tinham trocos. Foram muito porreiros e graças a isso é que me lembrei deles e ainda bem.....    

O serviço foi porreiro e nao demorou muito. Puxei um bocadito por ele na vci e ja nao treme nada, é tudo suave.

Agora gostaria de tirar umas certas duvidas...  Eles disseram-me que o pedal ia ficar esponjoso etc e para fazer uma especie de rodagem de 500km +/- mas eu nao sabia é que o carro ia travar tao mal  :o Basicamente agora para travar normalmente tenho de colocar o pedal numa posiçao onde anteriormente usava para travagens mais fortes. À conta disso apanhei um susto logo a sair, tinha de parar para deixar passar os carros que circulavam e como nao travou logo deixei o carro avancar mais do que estava à espera  :laugh:

Eles nao me falaram do oleo dos travoes mas como é uma coisa relativamente barata gostaria de saber se tem mal andar assim ate ao proximo mes/inicio de julho ou se mais vale mudar já (so vou fazer + uns 1000/1000 e poucos km) Digo junho/inicio de julho porque é quando vou fazer a revisao dos 120.000, assim fazia tudo de uma vez. O carro é de 2007 e quase de certeza que tem ainda o oleo de origem. O oleo certo é o DOT 4,certo?

Como fiquei contente com o serviço em principio irei la fazer a revisao, o "problema" é que pelo que vi so trabalham com shell... acham que tem mal colocar o shell ultra 5w40 no 1.3 MJET 75 em vez do selenia?

Desculpem pelo texto longo mas tinha de vir da feedback e fazer mais umas perguntinhas  :t_up:

Abraço
« Última modificação: 08 de Maio, 2012, 02:58:52 por AndreS »

AndreS

• Piccolo

• *
  • 60
« Responder #7 em: 08 de Maio, 2012, 03:02:19 »
Esqueci-me de dizer que para alem dos discos antigos estarem empenados (nao dá para ver) estavam tambem vidrados (tipo espelho  :wacko:) e deu para ver claramente que as pastilhas nao estavam a passar pelo disco de igual forma, havia partes onde estava mais "riscado".

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #8 em: 08 de Maio, 2012, 16:16:22 »

Para o Fiat 199 1.3 M-Jet 75 cv é recomendado o seguinte: sem filtro de partículas Selènia WR (Manual Uso e Manutenção 603.81.206 de 2007), com filtro de partículas Selénia WR PE (Manual Uso e Manutenção 603.81.470 de 2007).

S/filtro partículas

Selènia WR SAE 5W-40
ACEA B3/B4
API CF
FIAT 9.55535-N2
CONTRACTUAL TECHNICAL REFERENCE N°F515.D06

C/filtro partículas

Selènia WR Pure Energy SAE 5W-30
ACEA C2
FIAT 9.55535-S1
CONTRACTUAL TECHNICAL REFERENCE N°F510.D07

Equivalências

S/filtro partículas

Shell Helix ULTRA SAE 5W-40
API SM/CF
ACEA A3/B3/B4
FIAT 9.55535Z2

Shell Helix HX7 SAE 5W-40
API SN/CF
ACEA A3/B3/B4
Fiat 9.55535-N2

C/filtro partículas

Shell Helix Ultra Extra SAE 5W-30
ACEA C2/C3 A3/B4
FIAT 9.55535-S1

« Última modificação: 08 de Maio, 2012, 16:19:58 por Tiffosi »

AndreS

• Piccolo

• *
  • 60
« Responder #9 em: 08 de Maio, 2012, 17:35:55 »
Tiffosi, um grande obrigado pela ajuda  :t_up: Mas há um pequeno problema, o meu é de 11/2007 (feito dia 9/11/2007) e nao faço a minima ideia se tem filtro de particulas ou nao.. sei que é parvo mas nao sei mesmo  :lol: Alguma forma de ver por baixo do carro? É que nem sei como é o tal filtro nos GP´s para ver se tem ou nao...

Sei que em 2008 todos traziam mas em 2007 so alguns, daí a minha duvida.

Obrigado mais uma vez.
« Última modificação: 08 de Maio, 2012, 17:42:11 por AndreS »

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #10 em: 08 de Maio, 2012, 19:15:04 »
Tiffosi, um grande obrigado pela ajuda  :t_up: Mas há um pequeno problema, o meu é de 11/2007 (feito dia 9/11/2007) e nao faço a minima ideia se tem filtro de particulas ou nao.. sei que é parvo mas nao sei mesmo  :lol: Alguma forma de ver por baixo do carro? É que nem sei como é o tal filtro nos GP´s para ver se tem ou nao...

Sei que em 2008 todos traziam mas em 2007 so alguns, daí a minha duvida.

Obrigado mais uma vez.

O meu é de 2008 e não tem, logo o teu também não, mas para confirmares se tem DPF olhas para a linha de escape e se encontrares uma espécie de panela +- ao meio da linha, então tens, coisa que não acredito.

:fiat:

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #11 em: 09 de Maio, 2012, 15:00:20 »
Na dúvida põe para filtro  :rolleyes:

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #12 em: 09 de Maio, 2012, 15:07:58 »
Na dúvida põe para filtro  :rolleyes:

Tiffosi, não subsistem dúvidas, pois o mecânico e o rececionista que é eletromecânico, ambos colaboradores de uma oficina autorizada da FIAT, disseram-me que a minha e as versões anteriores não têm DPF. :t_up:

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #13 em: 09 de Maio, 2012, 15:22:20 »
Não tens, o AndreS tem.   :t_up:

Por exemplo na próxima muda vou usar Selènia WR Pure Energy, é superior como Longlife e os preços praticados da texoleo permitem.

AndreS

• Piccolo

• *
  • 60
« Responder #14 em: 09 de Maio, 2012, 16:28:16 »
Eu tambem nao tenho certeza de nada  ;) Li no forum autohoje que a partir de 2008 todos traziam DPF. A minha duvida sobre os de 2007 é devido a isto -» http://www.automobile-catalog.com/car/2007/728045/fiat_grande_punto_1_3_multijet_16v_75_active_dpf.html (Emission control:
 DPF, oxi-cat)
  Ou seja, alguns devem ter dpf mas se o mecanico da fiat diz que nao obvio que acredito mais no mecanico do que num site  :t_up:

Se calhar quando for fazer a revisao pergunto se tem dpf ou nao, se tiver opto por 5w30, se nao tiver opto pelo 5w40 porque fica mais em conta  :sombrero: Pelo que tambem vi num topico do autohoje os concessionarios fiat optam agora por colocar em todos os 1.3Mjet o 5w30.

Abraço
« Última modificação: 09 de Maio, 2012, 16:30:06 por AndreS »