Autor Tópico: Caixa vel. Fiat Cinquecento 899cc  (Lida 1805 vezes)

d2ferrao

• Novato

• *
  • 17
Caixa vel. Fiat Cinquecento 899cc
« em: 21 de Agosto, 2012, 20:00:08 »
Olá,
Estou com uma dúvida sobre o meu carro e gostaria que, se possível, me ajudassem...
Tenho um Cinquecento 899cc de 1993 e desde que tenho o carro (9 meses), tenho reparado em algo estranho que penso que estará ligado a um problema da caixa de velocidades ou da embraiagem. O que se passa é o seguinte: não consigo por 1ª sem o carro estar totalmente imobilizado mesmo carregando o pedal da embraiagem a fundo. Como é óbvio, só com uma velocidade muito baixa me atrevo a tentar pôr 1ª mas o que acontece é que mesmo andando a 5 km/h, se o carro não estiver totalmente imobilizado, a 1ª não entra de maneira nenhuma. Não arranha nem nada, simplesmente não deixa entrar. Por vezes torna-se incomodo porque só tenho duas soluções: ou imobilizo o raro e ponho 1ª, ou continuo em 2ª e fico à espera que ele recupere. Sei que há caixas que não deixam engatar a 1ª mudança sem que o carro esteja imobilizado mas, não me parece que seja este o caso visto o carro ser de 1993. Acontece também que sem ter o carro também completamente parado, quando tento por a marcha-atrás ele arranha (o que para mim já é compreensível). Por vezes, acontece também que mesmo com o carro parado a marcha-atrás não entra à primeira (mas não arranha).
E pronto, é basicamente este o problema que me traz a escrever nesta secção. Gostava que me pudesse ajudar!
Cumps,
d2ferrao

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Caixa vel. Fiat Cinquecento 899cc
« Responder #1 em: 21 de Agosto, 2012, 21:58:34 »
Quando não entrar experimenta levantar a embraiagem e tornar a calcar...

Com a marcha-atrás é simples. Primeiro que tudo, não se deve nunca tentar meter a marcha-atrás sem que o carro esteja completamente parado. Quando ela não entrar, leva o manipulo à 1ª e depois, sem levantar a embraiagem, à marcha-atrás... Deve entrar logo e sem dificuldade!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

d2ferrao

• Novato

• *
  • 17
« Responder #2 em: 22 de Agosto, 2012, 01:24:16 »
Olá Artur. Agradeço a resposta.
Tentar por a marcha-atrás com o carro em andamento foi apenas uma experiência. Compreendo e agradeço a dica mas, de facto, não é normal que o carro faça isto. Além do mais, muitas vezes mesmo deixando de fazer pressão sobre o pedal da embraiagem a marcha-atrás não entra. Quanto a engatar a 1ª, o carro simplesmente não me deixa  pô-la se não estiver totalmente parado, nem que carregue e descarregue o pedal da embraiagem 5 vezes.
Obrigado!

jota

• Giannini

• *
  • 307
« Responder #3 em: 22 de Agosto, 2012, 01:47:15 »
mas isso da primeira é normal o meu seicento tbm n me deixa por a 1ª em andamento alias nem é preciso que a segunda aguenta bem , a 1ª serve apenas para arrancar. mas podes ter algum problema na embraigem.
CPM-Campeonato Portugal de Montanha
COR- Campeonato Open de Ralis
Troféu Fastbravo
Troféu Desafio Único

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #4 em: 22 de Agosto, 2012, 02:01:11 »
Olá Artur. Agradeço a resposta.
Tentar por a marcha-atrás com o carro em andamento foi apenas uma experiência. Compreendo e agradeço a dica mas, de facto, não é normal que o carro faça isto. Além do mais, muitas vezes mesmo deixando de fazer pressão sobre o pedal da embraiagem a marcha-atrás não entra. Quanto a engatar a 1ª, o carro simplesmente não me deixa  pô-la se não estiver totalmente parado, nem que carregue e descarregue o pedal da embraiagem 5 vezes.
Obrigado!

Ou eu não me expliquei bem ou tu não entendeste nada do que eu disse!

Vamos por partes:

O que se passa é o seguinte: não consigo por 1ª sem o carro estar totalmente imobilizado mesmo carregando o pedal da embraiagem a fundo. Como é óbvio, só com uma velocidade muito baixa me atrevo a tentar pôr 1ª mas o que acontece é que mesmo andando a 5 km/h, se o carro não estiver totalmente imobilizado, a 1ª não entra de maneira nenhuma. Não arranha nem nada, simplesmente não deixa entrar. Por vezes torna-se incomodo porque só tenho duas soluções: ou imobilizo o raro e ponho 1ª, ou continuo em 2ª e fico à espera que ele recupere. Sei que há caixas que não deixam engatar a 1ª mudança sem que o carro esteja imobilizado mas, não me parece que seja este o caso visto o carro ser de 1993.

É normal! O que podes fazer, se precisares mesmo da 1ª, é levantar o pé da embraiagem e tornar a calcar logo de seguida. Assim já deve entrar!

Tenta também passar pela 2ª antes de ires à primeira. Nos meus Fiat, a 1ª entra muito melhor se a alavanca passar primeiro pela 2ª.  :t_up:

Por vezes, acontece também que mesmo com o carro parado a marcha-atrás não entra à primeira (mas não arranha).

Quando a marcha-atrás não quiser entrar, não forces. Sem levantar o pé esquerdo, leva a alavanca à 1ª e depois directo para a marcha-atrás! Assim entra de certeza e sem arranhar!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #5 em: 24 de Agosto, 2012, 16:47:51 »
O disco pode estar um pouco gasto, afina o cabo.

No meu a marcha à ré é directa, por isso as vezes nem entra, basta auxiliar o travão ou com a primeira dou um "toque" para a frente e já entra, ou seja, basta o carro mudar um milímetro.

Para a frente é estranho, mas também não podemos por a primeira de qualquer maneira, a caixa não é para partir.

Dispenso comentários obscenos, estou a comentar o meu automóvel.  :lol:

nunocspinto

• Vignale

• *
  • 1132

Masculino
« Responder #6 em: 25 de Agosto, 2012, 14:59:47 »
O meu na 1ª nao tem nenhuma coisa dessa, mas a marcha-atrás as vezes parece que bate contra uma parede... O meu pai ensinou-me um truque: caixa em ponto morto, embraiagem em baixo, duas aceleradelas e normalmente a marcha-atrás já entra logo...

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #7 em: 25 de Agosto, 2012, 16:59:59 »
Tenho uma para venda
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP