Autor Tópico: Punto vai abaixo ao ligar  (Lida 8587 vezes)

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
Re: Punto vai abaixo ao ligar
« Responder #15 em: 29 de Setembro, 2012, 01:03:52 »
As velas num carro a gpl são para ser mudadas aos 20000kms.... :huh: :huh:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

fitibomba

• Piccolo

• *
  • 54
« Responder #16 em: 29 de Setembro, 2012, 10:07:59 »
Mesmo as de iridium?

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #17 em: 29 de Setembro, 2012, 10:39:56 »
esse carro só vai abaixo mesmo em frio, não é?

a morno e a quente já não tem nada nem a gasolina nem a GPL, pois não?????

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #18 em: 29 de Setembro, 2012, 12:17:45 »
Eu ia jurar que esses carros tinham filtro de combustivel... dá la uma espreitadela ao pe do deposito :)

Não tem!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

fitibomba

• Piccolo

• *
  • 54
« Responder #19 em: 29 de Setembro, 2012, 12:27:51 »
esse carro só vai abaixo mesmo em frio, não é?

a morno e a quente já não tem nada nem a gasolina nem a GPL, pois não?????

Boas, sim isto só se passa de manha quando o carro esta mesmo frio ou então após cerca de 5 horas parado.

É a gasolina que se passa isto mas apenas porque é no arranque mal o ligo e nao tem tempo de passar a gpl

Depois de o conseguir ligar fica tudo normal duranteo resto do dia

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #20 em: 29 de Setembro, 2012, 17:47:50 »
esse carro foi afinado para GPL e "afinaram-no bem demais"

isso tem aí um sensor que indica à gestão do motor que ou está com mistura rica demais ou de menos e a temporização não acompanha..

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #21 em: 29 de Setembro, 2012, 18:14:39 »
A sonda lambda?

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #22 em: 29 de Setembro, 2012, 22:57:11 »
esse carro foi afinado para GPL e "afinaram-no bem demais"

isso tem aí um sensor que indica à gestão do motor que ou está com mistura rica demais ou de menos e a temporização não acompanha..

Inventaste uma sonda lambda que funciona a frio?  :dry: :dry:

O carro a frio tá em open loop, a sonda não manda nada...
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #23 em: 29 de Setembro, 2012, 23:36:53 »
eu não disse nada disso!

o que eu disse é que o carro só trabalha bem a quente!!!

e há um sensor do GPL que só autoriza a passagem para a injecção quando ele só está um pouco mais morno!!

eles que o afinem normalmente a gasolina mesmo sem mostrar erros que vão ver o carro a pegar normalmente!!!

o mais provável é que se fizerem o reset à centralina ele volte a pegar normalmente e a 2ª vez que o tentarem pegar a frio, já volta a acontecer o mesmo porque auto-adaptou-se!

destemporiza! a centralina está a ser enganada e quando ordena a distribuição vai de forma errada quando está a frio

(mas isto se calhar sou eu que estou enganado....................)

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #24 em: 30 de Setembro, 2012, 00:33:06 »
eu não disse nada disso!

o que eu disse é que o carro só trabalha bem a quente!!!

e há um sensor do GPL que só autoriza a passagem para a injecção quando ele só está um pouco mais morno!!

eles que o afinem normalmente a gasolina mesmo sem mostrar erros que vão ver o carro a pegar normalmente!!!

o mais provável é que se fizerem o reset à centralina ele volte a pegar normalmente e a 2ª vez que o tentarem pegar a frio, já volta a acontecer o mesmo porque auto-adaptou-se!

destemporiza! a centralina está a ser enganada e quando ordena a distribuição vai de forma errada quando está a frio

(mas isto se calhar sou eu que estou enganado....................)

Eu acho que estás a sonhar....   :blink:

O "sensor" de gpl não é mais que uma electrovalvula actua de acordo com a temperatura do liquido de refrigeração, e o único motivo para os carros não pegarem a gpl é pelo facto de poderes congelar a rampa de injecção, devido á temperatura que o gpl é injectado.Nos carros a carburador isso já não acontece, por isso é que os sistemas mais antigos pegam quase todos directamente a gpl.

Consigo apostar que o problema vem da falta de uso da gasolina, a primeira coisa que se faz é andar com o carro a gasolina na noite anterior,desligar o carro sem passar para gpl e na manhã seguinte verificar se acontece outra vez...

Além disso, para uma ECU se auto adaptar são precisos muitos kms de muita má afinação, pq normalmente a sonda em conjunto com a ECU corrige o mapa.... ;)
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #25 em: 30 de Setembro, 2012, 10:02:32 »
se eu estivesse a sonhar, o carro não pegava nem a frio nem a quente se fosse por falta de gasolina!

continuo a dizer que isso está mal temporizado e quando não pega a frio é por mistura muito pobre

aliás se vires os carros a carburador se estiver mesmo frio, não pegam senão lhes puxares o manipulo da gasolina para enriquecê-la..

mas o que estou a dizer é a lógica do Sr. de La Palisse e o melhor é ir ao mecânico..

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #26 em: 30 de Setembro, 2012, 16:35:55 »
se eu estivesse a sonhar, o carro não pegava nem a frio nem a quente se fosse por falta de gasolina!

continuo a dizer que isso está mal temporizado e quando não pega a frio é por mistura muito pobre

aliás se vires os carros a carburador se estiver mesmo frio, não pegam senão lhes puxares o manipulo da gasolina para enriquecê-la..

mas o que estou a dizer é a lógica do Sr. de La Palisse e o melhor é ir ao mecânico..

Ninguém aqui falou de falta de gasolina, o meu Kappa faz o mesmo quando lhe apetece, liga sempre á primeira, as rotações sobem até ás 1100rpms ( pq está mesmo frio ), fica lá uns 5s e embrulha-se todo... volta a subir as rotações e voilá, não se passa nada...passado 1 ou 2m o relantim estabiliza ás 900rpms e tá fino.

O carro quando tá frio tem mapas pré-definidos tal e como quando vais de pé a fundo, podes tirar a sonda que ele pega na mesma....é o chamado open loop, quando a sonda acorda entra o closed-loop...

No meu caso quase de certeza que é a válvula do relantim suja, se fosse outra coisa acontecia sempre... ;)
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

fitibomba

• Piccolo

• *
  • 54
« Responder #27 em: 30 de Setembro, 2012, 18:44:59 »
Bem estive hoje a trocar de velas para ver se as de iridium estariam já desgastadas mas além de estarem com aspecto normal, quando liguei o carro estava tudo na mesma portanto nao era das velas.

Aproveitei e limpei o sensor de massa de ar e nao é que ligou a primeira? Ficou meio enrolado mas nao foi abaixo...

Tenho que testar o sensor passo a passo também

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #28 em: 30 de Setembro, 2012, 19:28:53 »
Bem estive hoje a trocar de velas para ver se as de iridium estariam já desgastadas mas além de estarem com aspecto normal, quando liguei o carro estava tudo na mesma portanto nao era das velas.

Aproveitei e limpei o sensor de massa de ar e nao é que ligou a primeira? Ficou meio enrolado mas nao foi abaixo...

As peças devem ser limpas depois de desmontadas, aproveita e limpa o MAP, o TPS e o IAC.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #29 em: 30 de Setembro, 2012, 21:34:05 »

A MAF limpa-se mas não é para limpar porque o carro ao desligar-se aquece-a rapidamente para limpá-la!

se já estás a limpar significa que está nas couves!