Autor Tópico: Mudar viscosidade de óleo  (Lida 2962 vezes)

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Mudar viscosidade de óleo
« em: 27 de Setembro, 2012, 18:53:15 »
Pondero mudar para diferente viscosidade de óleo na próxima revisão, não de marca.

Recomendado é este: Selènia WR, SAE 5W-40 ACEA B4, API CF e Fiat 9.55535-M2         

Uso este: Selènia WR - SAE 5W-40, ACEA B3/B4, API CF, FIAT 9.55535-N2 e semi-sintético

Lubrificante de base sintética altamente seleccionada para motores de injecção directa, tanto aspirado como turbo alimentado. Desenvolvido para responder a todas as exigências da mais recente geração dos motores a diesel (common-rail) em que as rotações por minuto e a potência específica do motor são elevadas. Graças aos seus aditivos especiais, permite ainda uma protecção completa do motor.
Fonte: Selènia Portugal / Itália

Pondero usar este: Selènia WR Pure Energy SAE 5W-30, ACEA C2, FIAT 9.55535-S1 e sintético

Lubrificante sintético da nova geração, plenamente capaz de atender as necessidades dos mais modernos motores a diesel. Selenia WR cumpre e supera a norma ACEA C2 especificação que atesta o baixo teor de cinzas, uma característica indispensável para proteger o filtro de partículas dos resíduos da combustão, que poderiam causar entupimento do filtro propriamente dito. É o primeiro produto com “Hight Fuel Economy System”. A sua fórmula especial permite uma considerável poupança de combustível, graças à adopção de componentes seleccionados e inovadores na formulação agora com nova viscosidade 5W30. Reduz drasticamente o risco de sujidade da turbina, conhecida como a principal causa da diminuição do desempenho.
Fonte: Selènia Portugal / Itália

Não tem ACEA B4 e API CF.

Qual a opinião dos entendidos?

Obrigado!

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Mudar viscosidade de óleo
« Responder #1 em: 27 de Setembro, 2012, 19:38:14 »
Não vejo nenhum incoveniente! Antes pelo contrário!

Esse WR P.E. é o aconselhado para os ultimos Multijet... Inclusive para os que têm DPF.

Para mim, a única dúvida seria fazer a troca directa ou fazer um flush entre os dois óleos...

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #2 em: 27 de Setembro, 2012, 19:49:56 »
Obrigado!

Penso ser essa a grande diferença um é para filtro o outro não, tudo o resto penso ser muito idêntico, aliás julgo ser a evolução para melhor, como não tenho certeza pergunto.  :t_up:

Mais respostas  :P

coolwater

• Giannini

• *
  • 451

Masculino
« Responder #3 em: 27 de Setembro, 2012, 20:19:10 »
Esse 5w30 é o usado nos carros com FAP. Prejudicar não prejudica, contudo não terás grandes diferenças a não ser em preços, que é bem mais caro o 5w30 ;)
Fiat Tempra 1.4 I.E. SW Liberty (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=21641.0)
Renault Clio 1.2 TCe Sport
Honda Civic 1.4 LSX
Toyota Hilux 2.5 D4-D

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #4 em: 27 de Setembro, 2012, 20:44:28 »
Obrigado!  :t_up:

Os preços, tenho intenções de comprar na Texoleo.

Um é semi o outro é 100% sintético e com mais características de longa duração, como as revisões são em cada 30 mil, só não queria fazer borrada.

Mais respostas.  :P

:palmas:

ruben_svtcobra

• Piccolo

• *
  • 23
« Responder #5 em: 28 de Setembro, 2012, 00:02:38 »
Esse 5w30 é o usado nos carros com FAP. Prejudicar não prejudica, contudo não terás grandes diferenças a não ser em preços, que é bem mais caro o 5w30 ;)

Usa o recomendado  ;)
O motor foi concebido para funcionar com determinado tipo de óleo...e quando digo o motor estou a falar de lubrificação e arrefecimento de cada componente...os ganhos não são significativos e o que vais pagar simplesmente não te compensa... ;)

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #6 em: 28 de Setembro, 2012, 00:18:47 »
A tecnologia dos óleos não ficou parada nos ultimos 10 anos...

o WR P.E. é uma evolução do WR... Menor teor de cinza e componentes 100% sintéticos! O óleo não só atende a todas as normas necessárias como as supera!

Era a escolha que eu faria!

Por exemplo, no meu caso a Fiat recomenda o Selénia K... Quando surgiu a tecnologia Multiair a Selénia avançou com o K Pure Energy. Na Fiat sugeriram-me mudar para este novo óleo por satisfazer e superar os requesitos do motor.

É uma evolução natural!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #7 em: 28 de Setembro, 2012, 13:58:53 »
Usa o recomendado  ;)
O motor foi concebido para funcionar com determinado tipo de óleo...e quando digo o motor estou a falar de lubrificação e arrefecimento de cada componente...os ganhos não são significativos e o que vais pagar simplesmente não te compensa... ;)

A tecnologia dos óleos não ficou parada nos ultimos 10 anos...

o WR P.E. é uma evolução do WR... Menor teor de cinza e componentes 100% sintéticos! O óleo não só atende a todas as normas necessárias como as supera!

Era a escolha que eu faria!

Por exemplo, no meu caso a Fiat recomenda o Selénia K... Quando surgiu a tecnologia Multiair a Selénia avançou com o K Pure Energy. Na Fiat sugeriram-me mudar para este novo óleo por satisfazer e superar os requesitos do motor.

É uma evolução natural!

Estou plenamente de acordo com os dois, por isso a minha dúvida.

Não vou dizer nomes, há mais membros do fórum com conhecimento e ainda não prenunciaram

:t_up:
« Última modificação: 28 de Setembro, 2012, 14:00:05 por Tiffosi »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #8 em: 28 de Setembro, 2012, 18:07:07 »
eu uso Visco 7000 C em todos....

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #9 em: 28 de Setembro, 2012, 18:47:31 »
Obrigado a todos.

LB, eu sei que tu sabes que nós sabemos, eu não deixo a Selènia, mas considero a tua resposta, um sim.  :t_up:

Mas respostas SFF.  :)

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #10 em: 28 de Setembro, 2012, 20:29:55 »
então...

não mudes de óleo! se tens um que já deu N Km´s e nunca houve crise, então nunca mudes !!!

é como estares habituado a beber água do luso todos os dias e passares a beber do Caramulo....

é boa, mas há diferença!!