Autor Tópico: Óleo Blitz  (Lida 12384 vezes)

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Óleo Blitz
« Responder #15 em: 17 de Novembro, 2012, 18:11:28 »
LOL!

Bizarro, nem vi o teu post!

Já não morremos hoje, segundo o ditado!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #16 em: 17 de Novembro, 2012, 18:15:41 »
Está aferido, são desiguais, os respetivos agradecimentos aos aferidores, podem fechar está resolvido o tópico. :smash:

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #17 em: 17 de Novembro, 2012, 18:40:33 »
No FIATISTAS não se fecham tópicos com excepção feita ao Mercatino!  :t_up:

SepulRise

• Encartado

• *
  • 104
« Responder #18 em: 17 de Novembro, 2012, 18:55:27 »
Realmente ambos os óleos tem características diferentes, mas aquela característica que me chamou mais a atenção foi o índice de viscosidade; porque o resto das características realmente são diferentes, mas são diferenças mínimas. Resta saber se estas diferenças mínimas fazem toda a diferença.

No meu mjet já usei o wr 5w40, o delphi 5w40, bp visco 7000 sport 5w40 e agora estou com o blitz. Mas acho que vou voltar ao BP.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #19 em: 17 de Novembro, 2012, 19:04:05 »
Cada um sabe de si, mas...

Os meus carros, desde que vêm para a minha mão e até se irem embora, usam SEMPRE o mesmo óleo!

Saltar de marca em marca não é muito saudável para o motor. O óleo nunca escorre na totalidade. Há sempre resíduos importantes que ficam agarrados às peças e no próprio carter. Ao colocares um óleo de outra marca, com uma base de fabrico diferente e aditivos distintos, podes criar incompatibilidades que enfraqueçam as propriedades de protecção do motor.

Quando se pretende mudar de marca, deve-se considerar fazer um "engine flush", assim garante-se que o óleo novo que entra não é "atacado" pelos resíduos do antigo.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #20 em: 17 de Novembro, 2012, 19:06:00 »
Realmente ambos os óleos tem características diferentes, mas aquela característica que me chamou mais a atenção foi o índice de viscosidade; porque o resto das características realmente são diferentes, mas são diferenças mínimas. Resta saber se estas diferenças mínimas fazem toda a diferença.

No meu mjet já usei o wr 5w40, o delphi 5w40, bp visco 7000 sport 5w40 e agora estou com o blitz. Mas acho que vou voltar ao BP.

O novo BP visco 7000C 5W40 é porreiro.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #21 em: 17 de Novembro, 2012, 19:08:00 »
No FIATISTAS não se fecham tópicos com excepção feita ao Mercatino!  :t_up:

Eu sei, foi uma pequena brincadeira, até porque subsistem sempre pequenas dúvidas.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #22 em: 17 de Novembro, 2012, 19:18:02 »
Eu sei, foi uma pequena brincadeira, até porque subsistem sempre pequenas dúvidas.

:t_up:

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #23 em: 17 de Novembro, 2012, 19:18:28 »
LOL!

Bizarro, nem vi o teu post!

Já não morremos hoje, segundo o ditado!

E a achar que me ia safar de fazer o jantar...  :laugh:

:t_up:
small sports car...

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #24 em: 17 de Novembro, 2012, 19:25:19 »

Os meus carros, desde que vêm para a minha mão e até se irem embora, usam SEMPRE o mesmo óleo!

Saltar de marca em marca não é muito saudável para o motor. O óleo nunca escorre na totalidade. Há sempre resíduos importantes que ficam agarrados às peças e no próprio carter. Ao colocares um óleo de outra marca, com uma base de fabrico diferente e aditivos distintos, podes criar incompatibilidades que enfraqueçam as propriedades de protecção do motor.

Quando se pretende mudar de marca, deve-se considerar fazer um "engine flush", assim garante-se que o óleo novo que entra não é "atacado" pelos resíduos do antigo.

O meu começou com Selénia Wr 5w40, mas entretanto como eram sempre quase 90€ (antes da texóleo) em óleo mudei.

Ando com BP 7000C em 5w40. 4L custam 30€, tem a norma FIAT e é para manter. Mudo é a cada 15 mkm como medida preventiva, por causa da reprogramação.
small sports car...

SepulRise

• Encartado

• *
  • 104
« Responder #25 em: 17 de Novembro, 2012, 19:28:31 »

Sim concordo contigo; o problema é que não eu que costumo comprar o óleo, é o meu pai e já o avisei sobre essa situação. Aconselhas a continuar com o óleo Blitz?

Isso do "engine flush" significa o que? Nunca ouvi falar nesse termo.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #26 em: 17 de Novembro, 2012, 19:42:37 »
Engine flush é um procedimento de limpeza em que é adicionado um produto detergente ao óleo velho. O carro é depois deixado a trabalhar uns minutos ao relanti, antes de se escorrer o óleo.

Teoricamente, todo o óleo velho, assim como todas as impurezas, são descoladas e saem pela purga do carter.

Outro procedimento mais dispendioso, quando se troca de marca de óleo, é fazer a mudança para a marca nova, andar uns 1000kms e tornar a mudar. Assim sabemos que todos os resíduos do óleo antigo são eliminados à 2ª mudança!

SepulRise

• Encartado

• *
  • 104
« Responder #27 em: 17 de Novembro, 2012, 20:01:23 »
Esse procedimento não é a mesma coisa que a descarbonização do motor? É que este ultimo procedimento pelo que me disseram numa oficina realmente limpa tudo, mas limpa demais, podendo o motor ficar a gastar mais óleo.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #28 em: 17 de Novembro, 2012, 20:41:39 »
Se lhe chamam descarbonização não sei... Isso, para mim, é outra coisa. E é feito de motor aberto, com substituição de juntas e limpeza das condutas da cabeça, da câmara de combustão, etc...

...

Sim, em motores mais rodados, há a possibilidade do "engine flush" trazer ao de cima algumas debilidades próprias do desgaste. Perdas de compressão, fugas de óleo, etc...

Por tudo isso, continuo a defender que a escolha de um bom óleo e a manutenção feita a tempo e horas, com produtos de boa qualidade, é a melhor coisa que podemos fazer pelo nosso carro!

Uma pessoa que faça uma mudança de óleo por ano (entre 15.000 a 20.000kms), se comprar um óleo de 30€ em vez de um de 50€, está a poupar 20€... 20€ por ano! Uma poupança de 1,66€ por mês...

Será que vale mesmo a pena arriscar?
« Última modificação: 17 de Novembro, 2012, 20:45:16 por Artur Branco »

SepulRise

• Encartado

• *
  • 104
« Responder #29 em: 17 de Novembro, 2012, 20:47:16 »
Concordo contigo Artur, às vezes poupar só trás problemas :)