Autor Tópico: Dúvidas sobre Marea 1.9jtd de 105cv  (Lida 1984 vezes)

Tiago4x4

• Recem chegado

• *
  • 5
Dúvidas sobre Marea 1.9jtd de 105cv
« em: 21 de Dezembro, 2012, 14:12:56 »
Boa tarde a todos,

Sou um recente possuidor de uma Marea jtd de 105cv e tenho algumas dúvidas. Apesar de a carrinha ter apenas 61000km, esteve muito tempo parada por isso preciso de alguma ajuda.

- tirei o rádio e origem, por sorte tinha um Blaupunkt em casa que tinha vindo no meu jipe e qual o meu espanto quando, depois de colocar o postiço olho para as fichas de origem e... 5 estrelas emcaixaram na perfeição. No entanto o rádio, sempre que desligo o carro, as horas voltam a zero, será que é necessário alterar alguma coisa? O meu rádio de origem tinha comando no volante, apesar de ligar as fichas todas ao rádio, este não funciona, é normal?

- tal como disse anteriormente o carro esteve muito tempo parado, pior ainda era era de uma pessoa de idade o que não puxava nada por ele. Quando comecei a andar com ele andava muito pouco, puxei uma segunda e deixei de ver ver para trás com tanto fumo. Ficou totalmente diferente. No entanto andava pouco em velocidade de ponta, li aqui no forum que poderia ser a Egr, tirei, lavei com gasolina e ... 170km/h a subir de Miraflores para Monsanto. O meu problema neste momento é que quando mantenho uma rotação, por exemplo ontem estava no parque de estacionamento do Dolve Vita e a andar de vagar, em segunda, ás 2000rpm ele soluça, está muito bem e de repente começa a andar mais e depois abranda. Alguém me pode ajudar? O que poderá ser?

- rádio bom, colunas um desastre. O carro teve muito tempo parado por isso as colunas estão desfeitas por dentro. Já percebi que não vai ser fácil arranjar umas colunas ovais para a frente, que colunas é que posso colocar?

- quando ligo o carro ele demora a pegar, isto é tenho que dar á chave durante 4 ou 4 segundo para ele começar a trabalhar, é normal?

- quando desligo faz um chocalheira por baixo do motor, o que poderá ser?

Agradeço desde já a todos, sei que são algumas dúvidas mas se me poderem ajudar.
Cumprimentos para todos

Vino

• Vignale

• *
  • 687

Masculino
  • Texto Pessoal
    BENDING THE RULES & RULING THE BENDS SINCE 1992
Re: Re: Dúvidas sobre Marea 1.9jtd de 105cv
« Responder #1 em: 21 de Dezembro, 2012, 14:47:26 »
Quanto ao radio estar a perder as horas é ligaçao mal feita.

Ele so liga com a chave rodada nao e?

Ele demora a pegar muda as velas de aquecimento.

Em relacao as colunas mede o diametro e tenta ver na net

Tiago4x4

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #2 em: 21 de Dezembro, 2012, 16:39:54 »

Obrigado pela resposta,

Exacto ele só liga quando rodo a chave. As ligações são de origem, mas vou dar uma vista de olhos ver se consigo perceber o que se passa.

As velas de aquecimento são novas, ela quando a comprei acendia a luz da resistência quando estava a trabalhar, por isso verificou-se as velas e tinha duas nas lonas. Sinceramente dá-me a sensação que a bateria não é a ideal para o carro, será possível?

Já vi o diâmetro, o problema é arranjar colunas ovais tão pequenas...

Vino

• Vignale

• *
  • 687

Masculino
  • Texto Pessoal
    BENDING THE RULES & RULING THE BENDS SINCE 1992
« Responder #3 em: 21 de Dezembro, 2012, 17:46:57 »
O radio nao esta a usar a corrente permanente. Por isso e que quando desligas a chave ele perde os dados todos.

A bateria. Deves verificar se é a recomendada para o carro.

Tiago4x4

• Recem chegado

• *
  • 5
Re: Dúvidas sobre Marea 1.9jtd de 105cv
« Responder #4 em: 23 de Dezembro, 2012, 13:53:35 »
Boa tarde a todos,

Sou um recente possuidor de uma Marea jtd de 105cv e tenho algumas dúvidas. Apesar de a carrinha ter apenas 61000km, esteve muito tempo parada por isso preciso de alguma ajuda.

- tirei o rádio e origem, por sorte tinha um Blaupunkt em casa que tinha vindo no meu jipe e qual o meu espanto quando, depois de colocar o postiço olho para as fichas de origem e... 5 estrelas emcaixaram na perfeição. No entanto o rádio, sempre que desligo o carro, as horas voltam a zero, será que é necessário alterar alguma coisa? O meu rádio de origem tinha comando no volante, apesar de ligar as fichas todas ao rádio, este não funciona, é normal?

- tal como disse anteriormente o carro esteve muito tempo parado, pior ainda era era de uma pessoa de idade o que não puxava nada por ele. Quando comecei a andar com ele andava muito pouco, puxei uma segunda e deixei de ver ver para trás com tanto fumo. Ficou totalmente diferente. No entanto andava pouco em velocidade de ponta, li aqui no forum que poderia ser a Egr, tirei, lavei com gasolina e ... 170km/h a subir de Miraflores para Monsanto. O meu problema neste momento é que quando mantenho uma rotação, por exemplo ontem estava no parque de estacionamento do Dolve Vita e a andar de vagar, em segunda, ás 2000rpm ele soluça, está muito bem e de repente começa a andar mais e depois abranda. Alguém me pode ajudar? O que poderá ser?

- rádio bom, colunas um desastre. O carro teve muito tempo parado por isso as colunas estão desfeitas por dentro. Já percebi que não vai ser fácil arranjar umas colunas ovais para a frente, que colunas é que posso colocar?

- quando ligo o carro ele demora a pegar, isto é tenho que dar á chave durante 4 ou 4 segundo para ele começar a trabalhar, é normal?

- quando desligo faz um chocalheira por baixo do motor, o que poderá ser?

Agradeço desde já a todos, sei que são algumas dúvidas mas se me poderem ajudar.
Cumprimentos para todos

Após uma vista de olhos em alguns posts aqui no forum resolvi tirar a MAF e limpar. Em termos de andamento penso que ficou muito melhor mas continuam os engasganços...muito enervante por sinal, anda bem, puxa bem, mas no transito onde por vezes vou em segunda quase ao relanti, parece que vou a andar de cavalo  :wacko:

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #5 em: 23 de Dezembro, 2012, 14:14:46 »
li aqui no forum que poderia ser a Egr, tirei, lavei com gasolina e ... 170km/h a subir de Miraflores para Monsanto. O meu problema neste momento é que quando mantenho uma rotação, por exemplo ontem estava no parque de estacionamento do Dolve Vita e a andar de vagar, em segunda, ás 2000rpm ele soluça, está muito bem e de repente começa a andar mais e depois abranda. Alguém me pode ajudar? O que poderá ser?

Diz-me o que lavaste?

Tiago4x4

• Recem chegado

• *
  • 5
« Responder #6 em: 24 de Dezembro, 2012, 00:29:40 »
Diz-me o que lavaste?

Retirei a EGR e tubo que vai para a admissão e lavei tudo com gasolina. Depois retirei a MAF, tirei a passagem de ar e depois com muito custo a parte que tem a ficha por causa dos parafusos...não tenho chave para eles mas consegui. Limpei com um produto para limpar componetes electrónicos, ficou 5 estrelas mas ele continua a engasgar, quer dizer não é bem engasgar. Se mantenho o carro ás 2000rpm ele está muito bem e depois parece que começa a andar mais e depois volta ao mesmo, dá tipo um impulso para a frente...não é facil de explicar

pedro303

• Vignale

• *
  • 871

Masculino
« Responder #7 em: 24 de Dezembro, 2012, 00:33:17 »

Quanto ao radio, é facil, troca o fio amarelo com o vermelho na ficha da alimentação. os fiat trazem este 2 fios trocados em relação aos rádio after market, da mecanica nao posso ajudar...
FIAT UNO 45 S EVOLUTION, 1990 -

FIAT PUNTO 1.2 ELX 16V, 2001 -

FIAT PUNTO 1.3 MJET, DYNAMIC, 2003 -

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #8 em: 24 de Dezembro, 2012, 01:05:22 »
Retirei a EGR e tubo que vai para a admissão e lavei tudo com gasolina. Depois retirei a MAF, tirei a passagem de ar e depois com muito custo a parte que tem a ficha por causa dos parafusos...não tenho chave para eles mas consegui. Limpei com um produto para limpar componetes electrónicos, ficou 5 estrelas mas ele continua a engasgar, quer dizer não é bem engasgar. Se mantenho o carro ás 2000rpm ele está muito bem e depois parece que começa a andar mais e depois volta ao mesmo, dá tipo um impulso para a frente...não é facil de explicar

Esqueceste-te de limpar o mais importante; o coletor de admissão.

Quanto ao impulso o meu Grande Punto também o fazia às 1500 rpm, antes de eu limpar o coletor de admissão, agora faz mas somente às 1000rpm pela gestão eletrónica para que o motor mantenha as rpm admissíveis para o seu bom funcionamento. 

Para teu bem desliga a egr.

rui 127

• Moretti

• *
  • 299

Masculino
  • Texto Pessoal
    OLD SCHOOL RULES
« Responder #9 em: 24 de Dezembro, 2012, 09:45:09 »
qual é o beneficio de desligar a egr ?
para rolar-nissan primera td,2001 ; citroen picasso hdi 2005     para desfilar-fiat 127 900c 1979; austin a40 1948