Autor Tópico: Lancia y10 Problema de injecçao  (Lida 7024 vezes)

Andrey1091

• Novato

• *
  • 12

Masculino
Lancia y10 Problema de injecçao
« em: 07 de Janeiro, 2013, 20:58:13 »
Boas pessoal, é o seguinte , eu herdei um lancia y10 1.1 lx ie de 91 que era do meu avô , depois de ele falecer pedi aos meus familiares se podia ficar com ele para um futuro restauro .
Ele funcionava relativamente bem só que havia reprovado na inspecção automóvel por causa dos pneumáticos , sujidade no motor , folga na direcção e ainda travagem deficiente no travão de mão.
Nada de muito extraordinário.
No dia que fui tratar da sujidade do motor levei-o ao elefante azul por estupidez e lavei o motor sem mais nem menos , claro que não voltou a pegar nesse dia .
No dia seguinte fui lá busca-lo com a ajuda do meu pai e tal metemos-lhe gasolina limpamos o distribuidor e as velas que faiscavam no bloco e ele trabalhou , cambaleava mas chegou para leva-lo para casa.
Acontece que velas mudadas tudo seco , ele começava a soluçar , desligava-se em andamento parecia falta de gasolina e eu insistia com a minha mãe para ir por gasolina , no dia que fomos por gasolina ele decidiu deixar de funcionar e a minha mãe com os nervos não o conseguia por a trabalhar .
Quando ele pegou tentamos leva-lo para casa mas ia se a baixo em andamento até que com os nervos a minha mãe engana-se no caminho e o carro desliga-se numa rotunda mesmo ao lado de um restaurante onde estavam muitos gnr's a almoçar, eu digo para a minha mãe para dar a chave e acelerar até que ele pega , subimos por um monte e o carro desliga-se outra vez e a descer de marcha-trás quase que capota bem após esta confusão toda mandei a minha mãe sair do carro e já todo irritado dou a chave até que ele liga , meto prego a fundo e consigo tirar o carro daquele sitio, só consegui levar o carro para casa sempre prego a fundo . Após esta aventura toda nunca mais consegui pô-lo a funcionar , pensando ser a bomba de combustível retirei-a do tanque e verifiquei que funcionava , voltei a monta-la voltei-me para os fusíveis e relés que pensei estarem avariados substitui . Conclusão , não é da bomba nem dos relés , não sei mais onde procurar, queria saber se alguém daqui já tenha tido um problema semelhante e que saiba o que possa ser. Pelos sintomas que já presenciei sei que pelo menos nem a bomba nem o corpo de injecção estão funcionais , por isso penso que seja um problema eléctrico mas não consigo descobrir de onde vêm.. Estava na esperança que alguém me pode-se ajudar .

Agradecimentos
André Teixeira
 :fiatistas: :lancia:

T S

• Abarth

• *
  • 3244
Re: Lancia y10 Problema de injecçao
« Responder #1 em: 07 de Janeiro, 2013, 21:03:43 »
André Teixeira

Sexo feminino....  :dry: um nome que te identifique melhor   :D Quanto ao y, não te posso ajudar muito, deixa lá ver a malta que percebe...
   Fiat Panda YOUNG

nunesaf

• Piccolo

• *
  • 58
« Responder #2 em: 07 de Janeiro, 2013, 21:23:16 »
olá

Realmente esse vai ser um caso que exige paciencia. Se realmente é seguríssimo que essa anomalia é derivada da lavagem, vejo entao duas possibilidades... talvez. Se o carro foi a injeccao electrónica, poderá ter entrado agua na centralina. Outra possibilidade, remota que seja, poderá ter entrado água no circuito de combustível?

Andrey1091

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #3 em: 07 de Janeiro, 2013, 22:06:51 »
Sexo feminino....  :dry: um nome que te identifique melhor   :D Quanto ao y, não te posso ajudar muito, deixa lá ver a malta que percebe...

Boa observação , está em feminino porque estou a usar o rato do portatil e uso as setas para navegar para baixo e para cima devo ter alterado x), de qualquer maneira Obrigado .

Andrey1091

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #4 em: 07 de Janeiro, 2013, 22:10:12 »
olá

Realmente esse vai ser um caso que exige paciencia. Se realmente é seguríssimo que essa anomalia é derivada da lavagem, vejo entao duas possibilidades... talvez. Se o carro foi a injeccao electrónica, poderá ter entrado agua na centralina. Outra possibilidade, remota que seja, poderá ter entrado água no circuito de combustível?
Sim é injecção electrónica , sim também pensei na centralina mas o problema é que nao sei onde é que ela se localiza por isso nao tinha a certeza como é que a água la foi parar , eu até pensei que nao tinha :/ . Sabes onde é que a centralina está escondida?

nunesaf

• Piccolo

• *
  • 58
« Responder #5 em: 07 de Janeiro, 2013, 22:24:18 »
Nao conheco o Y10 o suficiente :(

Mas a centralina tem este aspecto:
http://www.subito.it/accessori-auto/centralina-bosch-per-lancia-y-10-1100cc-senza-code-messina-22101616.htm

E das duas uma: ou esta no vao do motor junto a uma das torres da suspencao ou está dentro do habitaculo por debaixo do tablier. Se for aí, nao é impossível que tenha chegado água lá pois a pressao dessas máquinas é muito elevada, sendo o suficiente para passar por alguma borracha vedante e pingar dentro da centralina.

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #6 em: 07 de Janeiro, 2013, 22:26:46 »
não será o modulo de ignição por trás do distribuidor, se este tiver?, metes-te velas novas?
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Andrey1091

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #7 em: 07 de Janeiro, 2013, 22:48:29 »
Nao conheco o Y10 o suficiente :(

Mas a centralina tem este aspecto:
http://www.subito.it/accessori-auto/centralina-bosch-per-lancia-y-10-1100cc-senza-code-messina-22101616.htm

E das duas uma: ou esta no vao do motor junto a uma das torres da suspencao ou está dentro do habitaculo por debaixo do tablier. Se for aí, nao é impossível que tenha chegado água lá pois a pressao dessas máquinas é muito elevada, sendo o suficiente para passar por alguma borracha vedante e pingar dentro da centralina.
No compartimento do motor junto das torres de suspensao nao é senao eu ja tinha reparado e sabia que tinha centralina por isso deve ser dentro do tablier , é uma remota hipótese mas vou ter de considera-la

Andrey1091

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #8 em: 07 de Janeiro, 2013, 22:51:14 »
não será o modulo de ignição por trás do distribuidor, se este tiver?, metes-te velas novas?
sim substitui as velas pois as outras perdiam faisca para o bloco, sim também considerei o modulo de ignição pois os fios que la entram estão um pouco descarnados já tem cobre a vista mas isso e rasao suficiente para a injecção não funcionar?  :fiatistas:

Andrey1091

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #9 em: 07 de Janeiro, 2013, 22:55:36 »
O problema não e falta de faisca porque se meter gasolina directamente no carburador ele liga , o problema e a bomba de injecçao e o injector que estao inoperacionais =S

nunesaf

• Piccolo

• *
  • 58
« Responder #10 em: 07 de Janeiro, 2013, 22:57:56 »

+1 sobre o modulo

nunesaf

• Piccolo

• *
  • 58
« Responder #11 em: 07 de Janeiro, 2013, 23:00:31 »
O problema não e falta de faisca porque se meter gasolina directamente no carburador ele liga , o problema e a bomba de injecçao e o injector que estao inoperacionais =S

Bomba de injeccao? Possivelmente queres dizer bomba da gasolina. Entao a bomba da gasolina é accionada por um relé que no caso do Uno está justamente junto a uma torre de suspencao :).

Mas já agora, como sabes que estao inoperacionais? Que testes fizeste?

Zampanò

• Vignale

• *
  • 603
« Responder #12 em: 07 de Janeiro, 2013, 23:07:16 »
Carburador ou torre de injecção?

O injector não avaria assim, por uma lavagem à pressão. O injector está alojado debaixo da caixa (azul) do filtro do ar. Sobre a ECU, não será isto?

Andrey1091

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #13 em: 07 de Janeiro, 2013, 23:10:59 »
Bomba de injeccao? Possivelmente queres dizer bomba da gasolina. Entao a bomba da gasolina é accionada por um relé que no caso do Uno está justamente junto a uma torre de suspencao :).

Mas já agora, como sabes que estao inoperacionais? Que testes fizeste?
sim , como descrevi la em cima , pensei que a bomba estava avariada e retirei-a do tanque e liguei-a a uma bateria e funcionou bem .. nao fazia nenhum ruido estranho nem nada .. , os reles fui a fiat em alcabideche e lá disseram me que os reles eram iguais embora tivessem caixas diferentes por isso fui debaixo do tablier de onde tirei 2 iguais e substitui e nao resultou, depois fui a fiat trouxe de la um que o senhor me ofereceu tambem nao funcionou , fui ao ferro velho comprei 2 iguais aos que já la estavam originalmente e tambem nao funcionaram . por isso tenho quase a certeza que o problema nao vem dai até porque um senhor la no sucateiro disse-me logo que era da centralina , mas como nao sabia se havia alguma centralina pensei logo que ele me estava a dar converca. Bem vamos lá ver se alguem saberá onde se encontra a centralina para eu dps poder procura-la e ver o que se passa . Outra coisa se fosse da centralina nao haveria outras funcoes no carro que iriam atrofiar tipo o painel de instrumentos ?

Andrey1091

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #14 em: 07 de Janeiro, 2013, 23:13:26 »
Carburador ou torre de injecção?

O injector não avaria assim, por uma lavagem à pressão. O injector está alojado debaixo da caixa (azul) do filtro do ar. Sobre a ECU, não será isto?

sim torre de injecção .
O meu nao tem essa caixa .. e o distribuidor é diferente amanha vou tirar umas fotos e postar aqui pode ser?