Boas pessoal! Sou novo aqui mas passo logo a acção

Bem eu tenho um Fiat Punto Td 70 de 97, este já conta com cerca de 200 mil klms de rodagem!
Ele é originalmente um Td 60 mas o motor que lá esta é o 70...
Bem depois de o comprar e começar a andar no mesmo comecei a notar umas coisas um pouco estranhas... Primeiro notei que a caixa era extremamente curta... Em 100 metros metia 5ª a mudar normalmente as velocidades... Depois de umas viagens na autoestrada reparei que lhe falta potencia... Descobri que tinha a vavula que fazia disparar o turbo estava presa... ou seja andava com um carro sem turbo! Reparado isto... o carro continuava a não ser o Punto Td 70 que eu esperava! visto ter andado em outros com muito mais potencia e melhores consumos! Assim sendo mudei caixa e transmissões que era do td 60 e esperei melhorias... Mas nada! O carro continua a beber um pouco mais que qualquer outro Td 70 e a não andar nada!
Para verem bem... Eu na autoestrada em 5ª com o pé a fundo apenas dou 140... E supostamente estes carros dão 170 pelo que me disseram no mínimo em recta... Para conseguir mais que estes valores tenho de esganar 4ª para cnsgr chegar aos 155\160... O máximo que dei ate hoje foi 165 a descer e ele a esganar-se tudo... Deitando este um fumo preto do caraças em qualquer um dos casos.
Gostaria que me elucidassem se isto é normal ou se acharem que ha um problema no carro que me possam elucidar sobre o mesmo.
Abraços Fiatistas para tds! Obrigado!