Autor Tópico: Lancia Lybra-Ajuda  (Lida 3383 vezes)

Tpfloyd

• Novato

• *
  • 10
Lancia Lybra-Ajuda
« em: 05 de Agosto, 2013, 01:09:42 »
Olá a todos. Sou um membro novo aqui e já fiz a minha apresentação. Sou um recente (e feliz até ao momento) dono de um Lancia Lybra 1.6. Tenho uns pormenores que gostava de ver resolvidos e acho que só aqui, no meio dos verdadeiros experts, vou conseguir xD.
Primeiro, o meu lybra é a versão com sistema de navegação. No entanto quando tento entrar no navi, aparece uma mensagem no ecrã a dizer "cd is upside down".. Não sei o que será tentei meter o cd ao contrário mesmo e nada :p. Alguém tem alguma ideia ou já aconteceu algo semelhante?
Segundo, tenho outro problema. O carro tem comando na chave mas acho que o alarme deve estar desactivado pois tem lá um da cobra..Eu queria voltar a ativar o original...como posso fazer isso?
Terceiro , o meu lybra tem também sistema de telefone mas o adpatdor para colocar o cartão SIM não está em bom estado...Como poderei fazer?
Por último, no outro dia começou-me a acender a luz da bateria...Mas como o carro sempre pegou bem e tudo mais não liguei...Ao final do dia começaram a acender algumas luzes do quadrante (lembro-me da do abs, e do airbag)  e o ecrã do radio a ficar sem imagem e quando parei o carro tentei voltar a ligar e nada....É normal quando se fica sem bateria acontecer isto? Tentei por a bateria a carga ela carregou um pouco e montei de novo e o carro pegou de estalo e estava a funcionar normalmente...Deixei estar a trabalhar um pouco para ver se carregava mas assim que desliguei para ver se dava de novo... nestum...Acho que morreu mesmo..Lá vou ter de dar 100 euritos por uma nova :p

Desde já peço desculpa pela imensidão de texto e espero que me consigam ajudar em alguma coisa!

cumprimentos

juve_elx

• Zagato

• *
  • 1573

Masculino
Re: Lancia Lybra-Ajuda
« Responder #1 em: 05 de Agosto, 2013, 07:40:29 »
na ultima questão eu posso ajudar... tens uma avaria no alternador.

Tpfloyd

• Novato

• *
  • 10
« Responder #2 em: 05 de Agosto, 2013, 12:58:54 »
Não sei, a bateria já não é nova...Ela na semana passada falhou também e com os cabos liguei o carro dei umas voltas e ela carregou...e andei mais uma semana depois...Agora é que foi de vez...Devido a esta situação é que meti de parte a hipótese do alternador.

juve_elx

• Zagato

• *
  • 1573

Masculino
« Responder #3 em: 05 de Agosto, 2013, 13:21:04 »
mesmo com uma bateria fraca o alternador sozinho é autosuficiente para as funções da viatura...
só pode ser da bateria se ela estiver em curto, mas nesse caso ela aquece e derrama acido.

Tpfloyd

• Novato

• *
  • 10
« Responder #4 em: 05 de Agosto, 2013, 13:26:09 »
Então mas tendo a bateria passado já a sua data de validade parece-me razoável que seja de lá..É que nos outros carros que tive quando as baterias estavam lixadas não havia alternador que a salva-se xD

juve_elx

• Zagato

• *
  • 1573

Masculino
« Responder #5 em: 05 de Agosto, 2013, 13:32:06 »
o meu fumarento tem a bateria no red-line... se ficar parado 2 dias já não pega, só de cabos. desde que pegue nunca mais tenho problemas nem acende luzes da bateria.
a uns meses avariou o alternador e começaram as luzes a ficar fracas, radio a morrer e logo luz da bateria ligada.
reparei alternador e ainda la anda a mesma bateria.
caso não saibas a luz da bateria está ligada diretamente ao alternador, caso o alternador não forneça mais de X amperes ele acende a luz de aviso... por isso é que quando ligas a ignição a luz da bateria esta ligada e depois com o carro a trabalhar apaga.

Tpfloyd

• Novato

• *
  • 10
« Responder #6 em: 05 de Agosto, 2013, 13:35:34 »
E há algum teste que posso fazer para ver se é do alternador ou não? Quanto ficará a brincadeira?

juve_elx

• Zagato

• *
  • 1573

Masculino
« Responder #7 em: 05 de Agosto, 2013, 13:38:09 »
levas a um eletricista auto que ele desliga o cabo do alternador e mede com um amperímetro para saber quanto ele produz.
senão metes um bateria nova e se ele continuar com a luz da bateria ligada já sabes.

Tpfloyd

• Novato

• *
  • 10
« Responder #8 em: 05 de Agosto, 2013, 13:41:32 »
Ele antes de tudo isto acontecer ligou-me a luz da bateria mas há medida que fui andando ela ia ficando mais fraca até que apagou e eu não liguei. depois à noite liguei o carro na boa mas depois aconteceu isso...Uma bateria são 100 euros já tive a ver. Mas assim sendo se me dizes que a bateria mesmo largamente fora do prazo pode continuar tenho de ver isso...

juve_elx

• Zagato

• *
  • 1573

Masculino
« Responder #9 em: 05 de Agosto, 2013, 13:45:13 »
se liga a luz da bateria eu verificava o alternador primeiro... mas isto é só a minha opinião.

Tpfloyd

• Novato

• *
  • 10
« Responder #10 em: 05 de Agosto, 2013, 13:47:03 »
Claro, claro e desde já muito obrigado por ela :) tenho de ver o que vou fazer

Tpfloyd

• Novato

• *
  • 10
« Responder #11 em: 05 de Agosto, 2013, 13:55:02 »
Só uma pergunta muito estúpida..Se o alternador estivesse avariado o carro depois de pegar funcionava perfeitamente mesmo a bateria não recebendo carga? Ou seja se tivesse avariado mesmo depois de consumir a energia toda da bateria era possivel o carro ficar ligado?cump

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #12 em: 05 de Agosto, 2013, 14:16:12 »
Isso é bateria... mas pede para medir a carga e a bateria com um densimetro
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Tpfloyd

• Novato

• *
  • 10
« Responder #13 em: 05 de Agosto, 2013, 14:35:06 »
Muito obrigado pela ajuda malta :)

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #14 em: 05 de Agosto, 2013, 15:57:11 »
Pelo menos nos Stilo, quando começa a fazer uma "árvore de natal" no painel é a bateria morta ou prestes a berrar. Nos Lybra deve ser igual.
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0