Autor Tópico: Opinião Bravo 2009  (Lida 20215 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

NovaBravo

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Opinião Bravo 2009
« em: 11 de Agosto, 2013, 12:32:18 »
Boas amigos,
Sou novo aqui no forum e queria esclarecer algumas duvidas relativamente ao Fiat Bravo 1.6 de 2009.

Como disse adquiri um Fiat Bravo de 2009 2 lugares comercial, 1.6 multijet 105 cv.
O carro veio com jantes de 17" o problema, é que vou usá-lo para um uso intensivo, vai fazer cerca de 600 Km por dia, e os pneus desta jante cada um são uns cento e tal €.
Assim estava a pensar trocar as minhas jantes de 17 por umas de 16, o que acham? será que o carro fica mais inseguro? será que vai fazer consumos mais elevados?

Dei de retoma um Citroen C4 também comercial 2 lugares, 1.6 HDI 110cv, o carro tinha 400.00 KM, e teve o mesmo uso que este Bravo vai ter, acham que este Fiat Bravo é capaz de fazer o mesmo numero de quilómetros, isto é será que o motor e os vários componentes de electrónica aguentam este tipo de desgaste. O meu C4 ao longo dos 400.000 Km teve imensas avarias electrónicas e de componentes do motor, como turbo e injectores, será que posso esperar melhor do meu Fiat Bravo?

Uma outra pergunta, como são os consumos deste Fiat Bravo, o meu C4 em auto estrada fazia uns 6, ouvi dizer que o Fiat Bravo tinha óptimos consumos, será verdade?

Por ultimo, comparativamente entre o C4 e o Bravo, qual preferiam se estivessem na minha situação, isto é se procurassem um carro com qualidade a preço acessível e que fosse fazer 600 Km por dia.

Cumprimentos

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #1 em: 11 de Agosto, 2013, 12:58:03 »
A fiabilidade de qualquer carro nesse tipo de utilização vai sempre depender do rigor da manutenção e dos cuidados do dia-a-dia!

Fazeres o downgrade de 17'' para 16'' poderá trazer vantagens em conforto, preço dos pneus (pede orçamentos) e peso das jantes (influi nos consumos).

O turbo poderá fazer os 400.000kms, desde que tenhas cuidado com o seu aquecimento/arrefecimento e com a qualidade e nível do óleo.

Quanto aos consumos, o pé direito é que manda! Se vais fazer AE a médias até 130/140 podes contar com consumos a rondar os 6 litros. Se "apertares" com o Multijet... Esquece!  :d_naughty:

Ah! E usa gasóleo de qualidade...  ;)

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #2 em: 16 de Agosto, 2013, 23:53:36 »
Comparar um 1.6 HDI/ Duratorq PSA/FORD/VOLVO/MINI e por aí adiante com o 1.6 Multijet não tem pés nem cabeça.
O 1.6 HDI é um cancro...é muitissimo problemático.

O 1.6 Multijet, tem desde já a base do 1.9 Multijet que tem mais que provas dadas de fiabilidade, tanto 8v como 16v.
Terás problemas sim, mas não que se comparem com os do HDI, nem tão dispendiosos, não vais ter de certeza polies desvulcanizadas, injectores descalibrados, árvores de cames particas, corrente das cames partida...e por aí fora.

Sem dúvida que a minha escolha cairia para o FIAT Bravo...de longe superior à treta francesa...
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

joaoremedios

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 48
  • Karma:
    +0/-0
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #3 em: 17 de Agosto, 2013, 21:25:47 »
se precisares de jantes 16 originais do bravo mjet com pneus continental 70% piso em todos os pneus manda PM

ja ando a muito a procura de jantes 17  :nhedaxe:

NovaBravo

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #4 em: 19 de Agosto, 2013, 02:39:41 »
Posso dizer que fiz 360.000 Km certinhos com o meu C4, embora tenha dado alguns problemas, mas não acho que tenha sido um "cancro" :huh: com mais de 300.000 Km é óbvio que certos componentes vão falhar, mas o motor nunca deu problema, é verdade que os injectores, turbo e afins deram problemas, mas temos de ter em consideração os quilómetros e o desgaste que o carro tem diariamente, quer dizer, 600 Km todos os dias é complicado para qualquer carro!

Em comparação com o Bravo posso dizer que os consumos do C4 eram ligeiramente mais baixos, mas penso que o Bravo em 5ª e 6ª apresenta melhores consumos (em Auto Estrada parece ter melhores desempenhos)
De resto ainda ando a explorar  :happy: mas estou muito satisfeito, adoro o trabalhar do motor, e o carro inspira qualidade e confiança, só espero que daqui a 200.000 Km a minha opinião se mantenha!

Admito que não conheço a marca FIAT, mas espero que tenha menos problemas do que os que tive com o meu C4.

Já agora, é normal entre as 2000 e as 3000 rpm, estar constantemente a ouvir o turbo a assobiar? (é muito engraçado mas não sei se será normal, ouve-se muito o turbo a trabalhar neste carro)

Falei com o antigo dono e ele disse-me que fez uma reprogramação da centralina (embora me tenha dito que foi algo leve uma subida dos 105 para os 120-130 cv), não percebo nada disso e tenho medo que os consumos sejam mais elevados por causa dessa reprogramação, aconselham-me a ir à FIAT e a reprogramar de origem ou deixo estar como está? o carro faz em cidade uns 7 litros.

Quanto é que ficara repor a programação da centralina de origem na FIAT?

Quanto às jantes, quem quiser trocar umas jantes 16" pelas minhas de 17", apitem para conversarmos.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #5 em: 19 de Agosto, 2013, 03:56:25 »
Devias ter esclarecido / resolvido bem essa situação da reprogramação com quem te vendeu o carro.

A FIAT em si, repor não sei (a sério) se é uma situação confortável.
E também não sei até que ponto será desculpa para "tudo" que o carro possa vir a ter no futuro.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

NovaBravo

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #6 em: 19 de Agosto, 2013, 10:41:37 »
Quem me vendeu o carro foi um stand oficial BMW aqui da zona, tinha sido a retoma de um cliente que adquiriu algo mais desportivo.
O carro agora tem 1 ano de garantia no stand, e eles não sabiam dessa situação, eu é que fiz uma pesquisa relativamente ao carro e descobri o antigo dono etc.

A  BMW não me soube dizer nada sobre o carro, extras e coisas assim, disseram que não conheciam estes automoveis, então o que fiz foi ir à FIAT aconselhar-me onde me falaram muito bem do Bravo.

O carro no seu historial nunca teve nenhuma avaria, sei o que levou o que não levou, onde fez a revisão, por isso acho que a informação que tenho do veiculo é mesmo muita, antes de o comprar fiz uma pesquisa intensa.

Não me responderam foi às outras questões, quando puderem agradecia  :D

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #7 em: 19 de Agosto, 2013, 14:24:05 »
Até estou curioso do que terá sido o "mais desportivo" para eles.
Um Z4?
Um 1M, M3, M5?
Um 116d?
Uma carrinha 18d ou 20d? :D

As outras tuas questões, algumas respostas podem não ser conhecidas e depois há questões subjectivas e que não são "de certeza", até porque o teu Bravo já é usado e falas numa tal de repro...

Jantes 16, ainda por cima para tanta estrada, não estou a ver qual o problema.
A questão nem é muito as jantes mas mais os pneus que estão nelas.
Consumos tendem a ser melhores com os pneus das 16.
Consumos relativamente ao C4, devem ser muito semelhantes, mas lá está, se está com repro, pode alterar.

Se o Bravo fará tantos kms como o C4 é sempre complicado de saber, mas em média os Bravos têm um motor com tendência a avariar menos, mas não é uma coisa de que vamos ter certeza absoluta.
Procura manter o carro certinho que ajuda claro.

Citar
Por ultimo, comparativamente entre o C4 e o Bravo, qual preferiam se estivessem na minha situação, isto é se procurassem um carro com qualidade a preço acessível e que fosse fazer 600 Km por dia.
Não sei se queria fazer 600 kms por dia. Mas acho que procurava outra coisa, como um Lancia Kappa ou um Volvo grande ambos a GPL.

Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Carrera_Ace

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 96
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #8 em: 19 de Agosto, 2013, 16:56:12 »
As jantes de 16 adaptam-se prefeitamente a essa motorização, sem comprometer minimamente a segurança.
Cada vez mais assistimos a um sobredimensionamento do tamanho das jantes, muito relacionado com aspectos estéticos e de marketing, mas que depois pesam mais na manutenção das viaturas (maior consumo e pneus mais caros).
No caso da FIAT acho um absurdo a instalação de jantes 17 em Puntos My Life twin air ou no 500L com o mesmo motor, por exemplo... Mas entende-se que o mercado peça essas opções...

Quanto à fiabilidade da tua nova máquina NovaBravo, é sempre uma incerteza, para mais com carros usados. Contudo, e pelo que sei, os motores multijet são genericamente bastante fiáveis e o 1.6, em particular, não foge a essa tendência. Aliás, eu espero que seja fiável pois também tenho um!!  :D

Boa sorte com a máquina!

NovaBravo

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #9 em: 20 de Agosto, 2013, 00:06:08 »
Fiz hoje a primeira longa viagem com o Bravo, cerca de 730 Km, e posso dizer que não andei devagar, cruise control a 160, e o consumo não passou dos 6,5. A velocidade foi apenas um teste para ver se consumia mais que o meu C4 e conclui que é capaz de consumir ligeiramente menos.

Apartir de agora é todos os dias a 120-140 na auto estrada e provavelmente as medias serão mais baixas o que é bom.
Posso dizer que estou satisfeito com o meu Bravo  :P

A FIAT em si, repor não sei (a sério) se é uma situação confortável.
E também não sei até que ponto será desculpa para "tudo" que o carro possa vir a ter no futuro.
Porquê que achas que repor não será uma situação confortável? não percebo muito disto mas se alteraram a configuração da centralina provavelmente podem reverter a configuração para a original Fiat.

Não sei se queria fazer 600 kms por dia. Mas acho que procurava outra coisa, como um Lancia Kappa ou um Volvo grande ambos a GPL.

Não conheço muito esses veículos mas penso que o Kappa já é um carro antigo, o que fará que seja menos fiável, e os veículos que tenho têm de ser a diesel, pois penso que os carros a GPL não entram nas contas da empresa, tal como acontece com os carros a gasolina.

Boa sorte com a máquina!

Obrigado! :D
Já agora sabes me dizer se é normal ouvir-se o turbo constantemente sobretudo na 1ª 2ª e 3ª mudança? eu tive um Fiat Uno turbodiesel à muitos anos e também se ouvia o assobiar do turbo (mas o carro bebia óleo), mas não sei se nos dias de hoje isso se mantém. No meu C4 nunca ouvia o turbo por isso é novidade, embora até seja engraçado de ouvir :happy:

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #10 em: 20 de Agosto, 2013, 00:22:44 »
Porquê que achas que repor não será uma situação confortável? não percebo muito disto mas se alteraram a configuração da centralina provavelmente podem reverter a configuração para a original Fiat.

Eu não disse que não será confortável, mas sim que não sei se será confortável.
Ou seja: não sei se chegas à FIAT com o carro e te querem fazer isso. A sério que não sei.

Não conheço muito esses veículos mas penso que o Kappa já é um carro antigo, o que fará que seja menos fiável, e os veículos que tenho têm de ser a diesel, pois penso que os carros a GPL não entram nas contas da empresa, tal como acontece com os carros a gasolina.

Isto é uma situação surreal e vergonhosa.
Não dá mesmo para entender porque se mete na empresa gasóleo e outros não.

Em países civilizados chega a haver isenção de portagens, isenção de estacionamento e permissão de circulação em certas partes das cidades apenas a carros eléctricos e a GPL. Por cá é o que se sabe.

No entanto se tens que ter Diesel, tens e pronto. Também já tive. Já tive 4 carros Diesel.
Eu o que te estava a dizer é que eu optava por esse tipo de carro para fazer esses kms todos. Tipo Porto-Lisboa-Porto todos os dias.
O Kappa será "antigo" mas é um carro do segmento E, tal como os Volvos grandes.
Ambos têm bons preços no mercado e fazem muitos kms mesmo com os seus motores a gasolina (GPL).
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Carrera_Ace

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 96
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #11 em: 20 de Agosto, 2013, 00:49:05 »
Já agora sabes me dizer se é normal ouvir-se o turbo constantemente sobretudo na 1ª 2ª e 3ª mudança? eu tive um Fiat Uno turbodiesel à muitos anos e também se ouvia o assobiar do turbo (mas o carro bebia óleo), mas não sei se nos dias de hoje isso se mantém. No meu C4 nunca ouvia o turbo por isso é novidade, embora até seja engraçado de ouvir :happy:

Sinceramente, não ouço muito o turbo. Sente-se bem a entrar em acção, mas ouvir nem por isso. Já li algures outros users que se queixavam do mesmo, mas não sei se isso será um indicio de algum problema ou se é "feitio" de algumas unidades... De qualquer forma, posso dizer-te que esse motor não consome muito óleo. O meu, nos primeiros 24.000km (tem agora 31.000) só acrescentou cerca de 0,5l, o que é muito bom atendendo a que abrangeu o período de rodagem... Convém, no entanto, estares atento e ires verificando os níveis com alguma regularidade. Óleo de qualidade e no nível certo é fundamental para a longevidade da viatura!

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #12 em: 20 de Agosto, 2013, 14:32:57 »
Eu não sei mas se o Bravo esta reprogramado pode ser por isso que se houve mais o turbo, as ditas repros por norma aumentam a pressão do turbo também.

É só uma opinião, quem tem experiência que se acuse! :smash:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Borgata

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1505
  • Karma:
    +7/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Borgata Performance
    • Borgata Performance
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #13 em: 20 de Agosto, 2013, 16:29:57 »
Opah alguém me chama ou quê? loool
Podem não ter aumentado a pressão do turbo, mas o turbo do 1.6 105 é geometria fixa e apenas com o consequente aumento de mm3 o maior fluxo de gases provocam a maior sonoridade do turbo, sem tem que aumentar pressão do turbo.
No entanto não se deve ouvir muito na mesma, se é realmente muito audivél, provavelmente já não tem fap/ catalisador.

Cumprimentos

Carrera_Ace

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 96
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #14 em: 20 de Agosto, 2013, 17:39:36 »
No entanto não se deve ouvir muito na mesma, se é realmente muito audivél, provavelmente já não tem fap/ catalisador.

Está bem visto, é uma possibilidade.

Podem não ter aumentado a pressão do turbo, mas o turbo do 1.6 105 é geometria fixa...

Pois, eu disse que o meu é igual mas não é bem assim. Sendo o 1.6 de 120cv tem turbo de geometria variável. No entanto não noto diferenças significativas na sonoridade. Agora se houve reprogramações podem existir diferenças, como bem apontou o amigo Borgata, que é quem mais sabe deste assunto...