Boas pessoal!
Estou com um problema com a minha Dobló, e agradeço a vossa ajuda e opiniões para a tentar resolver.
Há cerca de dois anos atrás comprei a carrinha num stand, trocando por outra viatura que tinha. Logo na altura em que fui ver a carrinha verifiquei que a mesma tinha um volante diferente do de série, e confrontei o vendedor, que me disse que tinha sido o anterior proprietário que tinha mudado por o volante de origem se ter deteriorado. Perguntei se a carrinha não teria airbag (o volante em causa era um Momo igual ao dos Uno Tie) e o mesmo disse que o anterior dono disse que não tinha. A carrinha tem matricula de Março 2007, mas na altura não me ocorreu que carros de 2007 já teriam obrigatoriamente que ter airbag.
Na altura não fiquei muito satisfeito com a questão, mas como a carrinha tinha que ir à IPO passado menos de duas semanas, e tinha garantia, não me preocupei muito. Tinha intenção de procurar pela situação na IPO, mas como acabei por não ser eu a ir com a mesma, não me lembrei mais de pedir para falarem sobre isso. Acontece que tanto dessa vez, como o ano passado, a carrinha passou sem qualquer anomalia.
O problema veio este ano, em que o técnico repara que a carrinha não liga a luz de airbag quando se dá à chave, e que o volante em causa não tem airbag, alegando que sendo de 2007 teria que ter airbag. Levou anotação do facto de não acender a luz. Vi logo que tinha metido o pé na possa, e como durante uns dias não consegui falar com o stand, pensando até que o mesmo pudesse já nem existir (não fui verificar se ainda estaria aberto porque era na zona do Porto e eu sou de Coimbra), resolvi levar a carrinha a um conhecido, para vero que era necessário para resolver a situação.
Diagnóstico: a carrinha precisava de volante, airbag do condutor, centralina, pré-tensores e elemento dos comutadores de luzes, onde está a Fiat do airbag. Orçamento 600,00€. Como não conseguia falar com o stand, mandei avançar, documentando a falta de componentes, para depois tentar fazer alguma coisa perante o stand.
Quando veio o material, e se começa a desmanchar a carrinha para o instalar surgem problemas ainda mais graves: a carrinha não tem qualquer ficha ou cablagem para ligar os componentes, e o quadrante também não tem a lâmpada de airbag. Fiquei estupefacto com a situação. A carrinha parece não ter tido nenhum acidente grave, e mesmo que tivesse, quem a "reparou", tinha se dado ao trabalho de substituir toda a cablagem e mesmo o quadrante, o que me pareceu estranho.
Comecei a investigar, e percebi que a carrinha tinha sido fabricada em Outubro de 2006, e que talvez não tivesse mesmo airbags. Para averiguar isto fui à Fiat (MCoutinho em Coimbra), e pelo chassis dizem que a carrinha tinha mesmo airbag, embora também referissem que também poderia ter o do passageiro e laterais, e que todas as Dobló teriam airbag.
Como o orçamento passou para os 900,00€, comecei a mexer uns cordelinhos para perceber se o stand ainda estaria aberto ou não, e lá consegui chegar à fala com o vendedor. O mesmo, sempre educado e cordial, voltou a dizer-me que comprou assim o carro, e que o anterior proprietário lhe garantiu que a carrinha não tinha airbag. Sempre de forma cordial, expliquei-lhe que segundo a informação da Fiat, a carrinha tinha que ter airbag, e que queria que quem foi responsável pelas alterações à carrinha, assumisse os encargos pela resolução do problema, sendo que perante mim a responsabilidade seria do stand, mas pedido que entrasse em contacto com o anterior proprietário, caso contrário iria agir civil e criminalmente. O vendedor, que me parece sério, disse que iria tentar resolver a situação.
Hoje ligou-me o vendedor, e diz-me que depois do anterior proprietário lhe garantir que acarinha não tinha airbag, entrou em contacto com a Fiat, e que lhe disseram que pela ficha técnica do carro, esta carrinha não tinha airbag. Ficou de tentar arranjar uma declaração ou documento onde isto estivesse explicito.
O que vos procuro é o seguinte: como consigo ter a certeza se a carrinha tem ou não tem airbag? Existe de facto alguma ficha técnica para cada carro em concreto? Como lhe consigo ter acesso?
Depois de na Fiat me terem dito que a carrinha tinha airbag, espero que o vendedor através de algum conhecimento não me tente arranjar um documento apenas para desenrascar, e que, embora me resolva a situação no momento, possa vir a ter problemas no futuro. Dentro de algum tempo pretendo vender a carrinha, e também não quero que haja problemas para quem venha a ficar com ela.
Agradeço as vossas opiniões e ajudas.