Autor Tópico: Dobló Cargo: Tem ou não tem airbag?  (Lida 845 vezes)

sersantos

• Encartado

• *
  • 94
Dobló Cargo: Tem ou não tem airbag?
« em: 13 de Março, 2014, 22:58:46 »
Boas pessoal!

Estou com um problema com a minha Dobló, e agradeço a vossa ajuda e opiniões para a tentar resolver.

Há cerca de dois anos atrás comprei a carrinha num stand, trocando por outra viatura que tinha. Logo na altura em que fui ver a carrinha verifiquei que a mesma tinha um volante diferente do de série, e confrontei o vendedor, que me disse que tinha sido o anterior proprietário que tinha mudado por o volante de origem se ter deteriorado. Perguntei se a carrinha não teria airbag (o volante em causa era um Momo igual ao dos Uno Tie) e o mesmo disse que o anterior dono disse que não tinha. A carrinha tem matricula de Março 2007, mas na altura não me ocorreu que carros de 2007 já teriam obrigatoriamente que ter airbag.

Na altura não fiquei muito satisfeito com a questão, mas como a carrinha tinha que ir à IPO passado menos de duas semanas, e tinha garantia, não me preocupei muito. Tinha intenção de procurar pela situação na IPO, mas como acabei por não ser eu a ir com a mesma, não me lembrei mais de pedir para falarem sobre isso. Acontece que tanto dessa vez, como o ano passado, a carrinha passou sem qualquer anomalia.

O problema veio este ano, em que o técnico repara que a carrinha não liga a luz de airbag quando se dá à chave, e que o volante em causa não tem airbag, alegando que sendo de 2007 teria que ter airbag. Levou anotação do facto de não acender a luz. Vi logo que tinha metido o pé na possa, e como durante uns dias não consegui falar com o stand, pensando até que o mesmo pudesse já nem existir (não fui verificar se ainda estaria aberto porque era na zona do Porto e eu sou de Coimbra), resolvi levar a carrinha a um conhecido, para vero que era necessário para resolver a situação.

Diagnóstico: a carrinha precisava de volante, airbag do condutor, centralina, pré-tensores e elemento dos comutadores de luzes, onde está a Fiat do airbag. Orçamento 600,00€. Como não conseguia falar com o stand, mandei avançar, documentando a falta de componentes, para depois tentar fazer alguma coisa perante o stand.

Quando veio o material, e se começa a desmanchar a carrinha para o instalar surgem problemas ainda mais graves: a carrinha não tem qualquer ficha ou cablagem para ligar os componentes, e o quadrante também não tem a lâmpada de airbag. Fiquei estupefacto com a situação. A carrinha parece não ter tido nenhum acidente grave, e mesmo que tivesse, quem a "reparou", tinha se dado ao trabalho de substituir toda a cablagem e mesmo o quadrante, o que me pareceu estranho.

Comecei a investigar, e percebi que a carrinha tinha sido fabricada em Outubro de 2006, e que talvez não tivesse mesmo airbags. Para averiguar isto fui à Fiat (MCoutinho em Coimbra), e pelo chassis dizem que a carrinha tinha mesmo airbag, embora também referissem que também poderia ter o do passageiro e laterais, e que todas as Dobló teriam airbag.

Como o orçamento passou para os 900,00€, comecei a mexer uns cordelinhos para perceber se o stand ainda estaria aberto ou não, e lá consegui chegar à fala com o vendedor. O mesmo, sempre educado e cordial, voltou a dizer-me que comprou assim o carro, e que o anterior proprietário lhe garantiu que a carrinha não tinha airbag. Sempre de forma cordial, expliquei-lhe que segundo a informação da Fiat, a carrinha tinha que ter airbag, e que queria que quem foi responsável pelas alterações à carrinha, assumisse os encargos pela resolução do problema, sendo que perante mim a responsabilidade seria do stand, mas pedido que entrasse em contacto com o anterior proprietário, caso contrário iria agir civil e criminalmente. O vendedor, que me parece sério, disse que iria tentar resolver a situação.

Hoje ligou-me o vendedor, e diz-me que depois do anterior proprietário lhe garantir que acarinha não tinha airbag, entrou em contacto com a Fiat, e que lhe disseram que pela ficha técnica do carro, esta carrinha não tinha airbag. Ficou de tentar arranjar uma declaração ou documento onde isto estivesse explicito.

O que vos procuro é o seguinte: como consigo ter a certeza se a carrinha tem ou não tem airbag? Existe de facto alguma ficha técnica para cada carro em concreto? Como lhe consigo ter acesso?

Depois de na Fiat me terem dito que a carrinha tinha airbag, espero que o vendedor através de algum conhecimento não me tente arranjar um documento apenas para desenrascar, e que, embora me resolva a situação no momento, possa vir a ter problemas no futuro. Dentro de algum tempo pretendo vender a carrinha, e também não quero que haja problemas para quem venha a ficar com ela.

Agradeço as vossas opiniões e ajudas.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Dobló Cargo: Tem ou não tem airbag?
« Responder #1 em: 14 de Março, 2014, 11:54:29 »
Manda-me a matricula ou o VIN.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Dobló Cargo: Tem ou não tem airbag?
« Responder #2 em: 14 de Março, 2014, 13:09:44 »
Bom...

Eu não conheço nenhuma Dobló sem airbag, mesmo sendo a versão Cargo base, como a tua.

O EPER não é eslarecedor... Aparece de facto a referência ao airbag de volante e respectiva centralina. Mas por outro lado também faz referência aos airbags laterais dos bancos, que penso não teres mesmo. Portanto não acho que seja conclusivo.

O que podes fazer é ligar ao CIAO FIAT e, munido do VIN, pedires para te enviarem uma lista do equipamento de série da tua unidade. Se lá estiver referido que tem airbag de condutor, ficas com um documento válido para fazeres frente ao vendedor.

Tenta... Não perdes nada a não ser uns minutos ao telefone.  ;)

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0