Autor Tópico: Problema Motor 1.6 Fiat Bravo 2009  (Lida 12408 vezes)

NovaBravo

• Piccolo

• *
  • 38
Problema Motor 1.6 Fiat Bravo 2009
« em: 16 de Março, 2014, 14:43:22 »
Boas Fiatistas,

Depois de muitos quilómetros com o meu novo Fiat Bravo 1.6 multijet, surgiu-me um problema.

À 1 mês atras quando ia a sair de manha (frio), liguei o carro e parecia que estava dentro de um tractor, o trabalhar do carro estava muito nervoso, quase como um motor a gasolina a 2 tempos ("tah tah tah tah..."). Desliguei o carro e voltei a ligar e não voltou a fazer o trabalhar estranho.

Hoje, de manha voltou a fazer o mesmo, o trabalhar fica nervoso, mas não manda fumo nem apresenta qualquer sintoma de anomalia.

Quando comprei o carro o ano passado, sei que o Stand onde o comprei fez a revisão, mas não trocou o filtro de ar, será que é o filtro demasiado sujo?

Poderá ser injectores? já verifiquei o motor e não vejo nenhuma fuga.

Também reparei que comparativamente ao meu antigo Fiat Bravo (que tinha a mesma motorização e era do mesmo ano que este), os consumos estão mais elevados. No Bravo anterior fazia cerca de 5.5, 6, 6.5, com este faço 7, 7.5 e 8.

O carro quando o comprei vinha com um óleo equivalente ao Selénia, mas eu troquei logo pelo óleo da Selénia especifico para Fiat.

Preciso de saber o que poderá ser, pois o carro está na garantia e queria ver isto resolvido o quanto antes...

O carro tem actualmente 90.000KM do ano de 2009, motor 1.6 multijet diesel.
« Última modificação: 16 de Março, 2014, 18:28:21 por NovaBravo »

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
Re: Problema Motor 1.6 Fiat Bravo 2009
« Responder #1 em: 16 de Março, 2014, 14:54:17 »

O carro quando o comprei vinha com um óleo equivalente ao Celium, mas eu troquei logo pelo óleo da Celium especifico para Fiat.

Queres dizer óleo Selènia. :t_up:

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #2 em: 16 de Março, 2014, 14:57:22 »
Os injetores ou a EGR entupida.

Isto se a manutenção programada estiver em dia. :d_smokin:

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #3 em: 16 de Março, 2014, 14:59:24 »
Acendeu alguma luz, ou apareceu alguma mensagem!?

NovaBravo

• Piccolo

• *
  • 38
« Responder #4 em: 16 de Março, 2014, 18:31:48 »
Os injetores ou a EGR entupida.

Isto se a manutenção programada estiver em dia. :d_smokin:

A manutenção programada está em dia, mas o antigo dono não era muito cuidado e ia sempre ao mais barato, por isso é que sei que não trocou filtros nenhuns, e também não punha óleo Selénia.
O carro quando veio para as minhas mãos no final do ano passado, tinha 50.000Km + qualquer coisa, e mudei de imediato ó óleo, para o Selénia.

A próxima revisão é daqui a 8 ou 9 mil Km.

Vou verificar essa situação dos injectores e da EGR.
Obrigado  :D

NovaBravo

• Piccolo

• *
  • 38
« Responder #5 em: 16 de Março, 2014, 18:34:01 »
Acendeu alguma luz, ou apareceu alguma mensagem!?

O carro está normal, não acendeu nenhuma luz, nem manda qualquer tipo de fumo.
Anda bem e responde quando é preciso

Apenas reparei que comparativamente ao bravo que tinha antes, que era igualzinho, que os consumos são superiores.

De resto aparentemente tudo normal sem qualquer fuga visível.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #6 em: 17 de Março, 2014, 09:21:46 »
Mudaste os filtros quando o compraste, certo?

Podem ser velas
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

NovaBravo

• Piccolo

• *
  • 38
« Responder #7 em: 17 de Março, 2014, 15:13:35 »
Mudaste os filtros quando o compraste, certo?

Podem ser velas

Ainda não mudei o filtro porque segundo o stand que me vendeu o carro, eles fizeram-no, mas como disse anteriormente não acredito que o tenham feito, dai estar à espera da próxima revisão para trocar o filtro.

Não sei se sou eu, mas acho que o pára-brisas anda um pouco oleoso, mas não há qualquer cheiro a gasóleo.

Não sei se poderão ser as velas, mas da segunda vez que me aconteceu aquilo, o carro pegou bem e a trabalhar devidamente, mas deixei-o a trabalhar ao ralentin antes de sair de casa, e uns minutos depois de o ter ligado é que o trabalhar começou a fazer aquele barulho estranho.

Não poderá ser alguma avaria eléctrica que controla o ralentin do motor, ou algo assim?

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #8 em: 17 de Março, 2014, 16:39:18 »
Não poderá ser alguma avaria eléctrica que controla o ralentin do motor, ou algo assim?
Quando esse motor está ao relantim, a válvula egr está completamente aberta, se os canais de passagem dos gases e o coletor de admissão estiverem obstruídos, fará com que chegue pouco ar ao motor, logo, causando um trabalhar instável.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #9 em: 17 de Março, 2014, 16:40:19 »
Podem ser velas

... e eventualmente a pressão dos pneumáticos também.

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
« Responder #10 em: 17 de Março, 2014, 20:56:15 »
Boas Fiatistas,
Depois de muitos quilómetros com o meu novo Fiat Bravo 1.6 multijet, surgiu-me um problema.
À 1 mês atras quando ia a sair de manha (frio), liguei o carro e parecia que estava dentro de um tractor, o trabalhar do carro estava muito nervoso, quase como um motor a gasolina a 2 tempos ("tah tah tah tah..."). Desliguei o carro e voltei a ligar e não voltou a fazer o trabalhar estranho.
Hoje, de manha voltou a fazer o mesmo, o trabalhar fica nervoso, mas não manda fumo nem apresenta qualquer sintoma de anomalia.
Quando comprei o carro o ano passado, sei que o Stand onde o comprei fez a revisão, mas não trocou o filtro de ar, será que é o filtro demasiado sujo?
Poderá ser injectores? já verifiquei o motor e não vejo nenhuma fuga.
Também reparei que comparativamente ao meu antigo Fiat Bravo (que tinha a mesma motorização e era do mesmo ano que este), os consumos estão mais elevados. No Bravo anterior fazia cerca de 5.5, 6, 6.5, com este faço 7, 7.5 e 8.
O carro quando o comprei vinha com um óleo equivalente ao Selénia, mas eu troquei logo pelo óleo da Selénia especifico para Fiat.
Preciso de saber o que poderá ser, pois o carro está na garantia e queria ver isto resolvido o quanto antes...
O carro tem actualmente 90.000KM do ano de 2009, motor 1.6 multijet diesel.

antes de mais, manda fazer um diagnostico electronico ao carro. preferencialmente e se o problema nota se em frio, deixa o carro de um dia para o outro para poderem avaliar o que se passa.
pede para ver valores de injeccao, medir caudais de retorno de injectores, valores reais dos diferente sensores, ver o pre aquecimento das velas, etc.