Autor Tópico: Punto ELX 75 (Fire 8V)  (Lida 1922 vezes)

FDAD

• Encartado

• *
  • 94

Masculino
Punto ELX 75 (Fire 8V)
« em: 19 de Abril, 2014, 16:46:28 »
Boas  :fiat: istas, aquando de uma verificação rotineira de folga das válvulas (foi preciso mudar a junta da cabeça) as pastilhas de escape estavam todas com 4.15 ao invés de 4.50 como diz no manual...
No máximo para suprimir as folgas, não deveria o tamanho ser aumentado (para colmatar desgaste da árvore) ao invés de reduzido?

Admissão -> 4.00 (0,40mm)
Escape   -> 4.50 (0,45mm)
Folga     -> 0,8mm

Se possível gostava que me ajudassem com isto, numa das válvulas de escape coloquei uma de 4.50 e o carro ficou com um trabalhar mais agressivo mesmo às mesmas rotações (relatim até) parece mais «cheio» o motor, se é que me faço entender... desligando os injector do cilindro alterado nota-se uma diferença abismal para os outros sem essa alteração (para 4.50).

O carro já teve outro dono, será que devo voltar a manter os 4.15, ou passar aos 4.50?  :unsure:

Obrigado  :)

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
Re: Punto ELX 75 (Fire 8V)
« Responder #1 em: 19 de Abril, 2014, 18:51:53 »
Boas  :fiat: istas, aquando de uma verificação rotineira de folga das válvulas (foi preciso mudar a junta da cabeça) as pastilhas de escape estavam todas com 4.15 ao invés de 4.50 como diz no manual...
No máximo para suprimir as folgas, não deveria o tamanho ser aumentado (para colmatar desgaste da árvore) ao invés de reduzido?

Admissão -> 4.00 (0,40mm)
Escape   -> 4.50 (0,45mm)
Folga     -> 0,8mm

Se possível gostava que me ajudassem com isto, numa das válvulas de escape coloquei uma de 4.50 e o carro ficou com um trabalhar mais agressivo mesmo às mesmas rotações (relatim até) parece mais «cheio» o motor, se é que me faço entender... desligando os injector do cilindro alterado nota-se uma diferença abismal para os outros sem essa alteração (para 4.50).

O carro já teve outro dono, será que devo voltar a manter os 4.15, ou passar aos 4.50?  :unsure:

Obrigado  :)

bom topico .
vamos por partes... verificaste a afinacao de valvulas como? sempre com o excentrico da cames para cima em posicao de nao contacto correcto? ou contrabalancando o cilindro oposto tambem da.
deves medir com um apalpa folgas a ver que lamina do apalpa folgas entra justa... depois tens que fazer as contas em funçao da pastilha que la tiver.
por ex.
vamos a valvula de escapa do primeiro cilindro.
-vais andar com o motor para por o excentrico da came para cima sem este estar em contacto com a pastilha ou contrabalancas as valvulas do 4º cilindro. com contrabalancar entenda se por a valv de escape a fechar e a de admissao a abrir.
-medes com o apalpa folgas... vais tentando lamina a lamina para ver qual entra justa... por ex, vai tentando e entra a de 0,20... ou seja tens folga a menos que a necessario , os tais 0,45... ha que reajustar.
-tiras a pastilha e por ex tens uma de 4,20
-fazes a conta . sendo o valor da folga "de manual" 0,45 precisas de baixar a pastilha  0,25 ou seja dar folga . ( 0,45 folga indicada pelo manual - 0,20 medidos = 0,25 )
-4,20 medida da pastilha - 0,25 = 3,95
-substituis a pastilha que la esta por uma 3,95

FDAD

• Encartado

• *
  • 94

Masculino
« Responder #2 em: 19 de Abril, 2014, 19:35:24 »
Boas, a afinação na admissão estava de origem,  4.00 só as de escape mudadas para 4.15.

Sem estar com muitas historias, o meu intuito foi verificar se alguma vez tinham sido alteradas/verificadas o carro tem cerca de 160.000.  Os apalpa-folgas não são caros mas não queria estar a investir em aparelhos de medição se fosse para mandar fazer a alguém com mais experiência que eu. Como tenho um pessoa que arranja peças com facilidade, quis experimentar, puro experimento, para 4.50, foram 90 cêntimos por isso menos um café não me incomodou...

Agora até já fiz uma folha de calculo com essas contas para me ser mais fácil realmente a fazer as coisas como deve de ser.
O que me intrigou foi estarem todas assim...

Eu vi uns vídeos na net que me elucidaram sobre tirar as pastilhas etc e excepto as contas eu sei fazer os processos todos e retirar as pastilhas...

Eu não tive necessidade de retirar a árvore (nem queria para não perturbar futuras correcções realmente como deve de ser) fora (até porque só baixei os tuches) e foi uma primeira com uma philips busca-polos  :P

O que eu queria era alguém que me explicasse as contas, que agradeço pois já as sei fazer e perceber como funciona o ajuste propriamente dito.

Com o desgaste o espaçamento aumenta certo? Se só é permitido 0,45 com o tempo eu teria de aumentar o tamanho das pastilha não é verdade?

Obrigado  :t_up:

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
« Responder #3 em: 19 de Abril, 2014, 19:41:58 »
Boas, a afinação na admissão estava de origem,  4.00 só as de escape mudadas para 4.15.

tas a referir te com esses valores a medida das pastilhas que la tinhas certo?
se queres afinar ou reajustar vais ter que arranjar um apalpa folgas mesmo.

FDAD

• Encartado

• *
  • 94

Masculino
« Responder #4 em: 19 de Abril, 2014, 19:47:11 »
Boas, exacto, valores de pastilhas.

Eu sei que as medidas têm que ser precisas, mas para estarem todas iguais alguém teve um propósito.. trás algum beneficio alterar as medidas nas pastilhas?

Pode até já não fazer grande diferença, mas na altura qual foi intuito da pessoa?

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
« Responder #5 em: 19 de Abril, 2014, 19:55:46 »
Boas, exacto, valores de pastilhas.

Eu sei que as medidas têm que ser precisas, mas para estarem todas iguais alguém teve um propósito.. trás algum beneficio alterar as medidas nas pastilhas?

Pode até já não fazer grande diferença, mas na altura qual foi intuito da pessoa?

tu tens que alterar os valores das pastilhas em funçao da folga que tens (medindo com o apalpa folgas) .
tendo folga a menos reduzes a pastilha, tendo folga a mais aumentas a pastilha.
o facto de estarem todas iguais nao tem proposito nenhum. simplesmente é quase normal num carro pouco mexido a nivel da culaça terem algumas repetidas com o mesmo valor

FDAD

• Encartado

• *
  • 94

Masculino
« Responder #6 em: 19 de Abril, 2014, 20:03:43 »
Hum... obrigado, tiraste as minhas duvidas, assim que puder vou comprar um apalpa folgas e derreter 10€ em pastilhas...

Para fazer uma medida precisa aconselhas recolocar a pastilha antiga e fazer a medição ou manter a nova (mesmo sem saber se estará com a folga correcta)?

E sobre deixar a nova? É que não me custa retirar a tampa e trocar...

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
« Responder #7 em: 19 de Abril, 2014, 20:08:10 »
Hum... obrigado, tiraste as minhas duvidas, assim que puder vou comprar um apalpa folgas e derreter 10€ em pastilhas...

Para fazer uma medida precisa aconselhas recolocar a pastilha antiga e fazer a medição ou manter a nova (mesmo sem saber se estará com a folga correcta)?

E sobre deixar a nova? É que não me custa retirar a tampa e trocar...

pelo que escreves ja deves ter desmontado todo certo?
 se souberes em que ordem estavam, montas tudo direitinho como tinhas originalmente.  aponta por ordem a respectiva medida das pastilhas que estas a montar.
fazes o processo de contrabalanço (se nao entenderes diz que tb te dou umas dicas) e medes valvula a valvula com o apalpa folgas.
depois é fazer as contas.
se tiveres duvidas, escreve aqui os valores que tens de pastilhas e folgas que dou te uma ajuda.

FDAD

• Encartado

• *
  • 94

Masculino
« Responder #8 em: 19 de Abril, 2014, 20:26:48 »
Bom, eu vou então recolocar e em breve (muito) regresso aqui ao tópico já com um apalpa folgas e medidas tiradas.

Achas que dava jeito a alguém uma folha de calculo?

Eu uso libre office, mas acho que está +- bem feita e basta colocar os valores de folga actual, + fabrica + pastilha actual e da o valor da nova pastilha...

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
« Responder #9 em: 19 de Abril, 2014, 20:36:53 »
Bom, eu vou então recolocar e em breve (muito) regresso aqui ao tópico já com um apalpa folgas e medidas tiradas.

Achas que dava jeito a alguém uma folha de calculo?

Eu uso libre office, mas acho que está +- bem feita e basta colocar os valores de folga actual, + fabrica + pastilha actual e da o valor da nova pastilha...

com o habito, ate se faz as contas na boa de cabeça. mas acho que era uma boa ideia.
a unica coisa que por vezes ate causa confusao, e a ti tb reparei que fez, sao as casas decimais.

« Última modificação: 19 de Abril, 2014, 20:40:45 por cturbo »

FDAD

• Encartado

• *
  • 94

Masculino
« Responder #10 em: 19 de Abril, 2014, 20:48:38 »
Acredito, sim, mas já tenho isso em conta e na folha já está com duas e não da erro.

Que medidas de apalpa-folgas são mais usuais para isto?

Algo entre os 0.5 a 0.60mm chega e sobra não?

cturbo

• Giannini

• *
  • 375
« Responder #11 em: 19 de Abril, 2014, 21:01:54 »
normalmente vai ate 1 mm, sendo as laminas de 0,05 0,10 0,15 e por aí fora....
pelo que disseste, as medidas nas pastilhas estao ainda bem visiveis. se nao tivessem is necessitar tambem de um micrometro para as medir .
ao montar as pastilhas novas, mete a parte onde tem a medida escrita para baixo. assim  futuramente quem tiver que afinar consegue ver bem os valores sem estes desaparecerem.

FDAD

• Encartado

• *
  • 94

Masculino
« Responder #12 em: 19 de Abril, 2014, 21:20:56 »
cturbo, foi graças a essa forma de as colocar (com a medida para baixo) que vi as medidas, sem precisar adivinhar por alto...

Estive a ver na net e por 4€ arranjo isso... tenho que ver aqui no porto quem venda uma casa de peças deve ter disso a pacotes..