Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 362953 vezes)

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TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #60 em: 12 de Junho, 2014, 08:55:36 »
Conselhos rapido que tenho mmo de me pirar...
Se n tens uma chave de caixa do tamanho da rela tenta encontrar um tubo do mesmo diametro por exemplo.
Se o martelo nao ganha velocidade tenta algo a fazer de alavanca.

Se o alternador nao soltou deves ter desapertado parafusos errados. Penso que o alternador tenha um parafuso que prende num suporte com um rasgo por onde o parafuso pode deslizar. esse suporte serve de esticador. se nao tiver esse suporte entao n te sei ajudar. mas desapertar polie para trocar correia de distribuiçao custa-me a acreditar!!! Como e que ajustas a correia depois? isso tem de ter algum esticador ou algo que faça essa funçao. ;)

Espero ter ajudado mesmo a pressa. ;)

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #61 em: 12 de Junho, 2014, 11:23:32 »
desapertas os 3 parafusos da poli da correia de acessórios na cambota e deixas pendurado ao lado, fazes o serviço, depois voltas a aparafusar a poli á cambota, o carreto onde trabalha a correia de distribuição não é para sair!
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #62 em: 12 de Junho, 2014, 11:37:40 »
desapertas os 3 parafusos da poli da correia de acessórios na cambota e deixas pendurado ao lado, fazes o serviço, depois voltas a aparafusar a poli á cambota, o carreto onde trabalha a correia de distribuição não é para sair!

Boa, também me parecia que era esse o procedimento certo (malfadado Haynes). Para desapertar os parafusos do carreto da correia dos acessórios tenho de a imobilizar, certo? Como faço isso? É preciso uma ferramenta especial ou basta uma chave de fendas?
Aproveito para substituir correia do alternador? Ou esta só se substitui quando parte?

Muito, muito obrigado pela ajuda.


afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #63 em: 12 de Junho, 2014, 11:39:48 »
Se n tens uma chave de caixa do tamanho da rela tenta encontrar um tubo do mesmo diametro por exemplo.
Se o martelo nao ganha velocidade tenta algo a fazer de alavanca.

Espero ter ajudado mesmo a pressa. ;)

Obrigado! O tubo também já experimentei, mas não tenho espaço para depois fazer oscilar o martelo. Vou ver se arranjo uma grande chave de caixa. Para um prato de 50mm não é nada que eu tenha...

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #64 em: 12 de Junho, 2014, 12:05:38 »
desaperta-os por inércia ;) uma pancada seca na chave solta-os num instante, não precisas de prender nada

o procedimento correcto passa por desafinar o alternador (tens de aliviar o perno que faz de pivot e aliviar o afinador senão, não mexe!) e depois desapertar a poli já sem correia, mas não há necessidade de estar a fazer isso
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lovefiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #65 em: 12 de Junho, 2014, 12:07:41 »
Obrigado! O tubo também já experimentei, mas não tenho espaço para depois fazer oscilar o martelo. Vou ver se arranjo uma grande chave de caixa. Para um prato de 50mm não é nada que eu tenha...

Passa numa serralharia e manda cortar uma ponta de tubo com o tamanho e diâmetro que precisas...

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #66 em: 12 de Junho, 2014, 14:15:55 »
desaperta-os por inércia ;) uma pancada seca na chave solta-os num instante, não precisas de prender nada

o procedimento correcto passa por desafinar o alternador (tens de aliviar o perno que faz de pivot e aliviar o afinador senão, não mexe!) e depois desapertar a poli já sem correia, mas não há necessidade de estar a fazer isso

Era isto que eu me referia... :D

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #67 em: 19 de Junho, 2014, 00:42:37 »
Ora então cá venho eu dar novidades. Boas e menos boas. Comecemos pelas positivas que para desgraça já basta o futebol.
1- Rela finalmente trocada. Deu luta! Para a colocar tive mesmo de tirar o tensor da correia de distribuição, pois o espaço é mesmo limitado. Nestes pratos grandes dos fire, não é fácil encontrar chave de caixa com o tamanho certo, pelo que acabei por martelar, com muito cuidado, a toda a volta, no rebordo. Com paciência e tempo, ela lá acabou por entrar.
Coloquei um fiozinho de vedante, como aconselhou o Comandante, e a fuga da água foi finalmente resolvida. Agora é esperar que as outras comecem a deitar água, o que é previsível.
Aqui está ela:

Não lavei, ainda, o circuito. Estava sem água na garagem e resolvi pôr um anticongelante barato. No fim de semana hei-de arranjar tempo para uma lavagem.




2- Já que fui mexer da distribuição, dei uma série de mimos ao bicho. Correia nova e tensor, de origem; velas novas Champion, também de origem (consegui no ebay a um preço fabuloso); filtro de ar Bosch.




Resta-me dizer que substituir a correia foi facílimo. Nunca imaginei, por mais que aqui mo tenham dito. Basta seguir as marcas e está feito.
Conseguir uma boa tensão na correia foi mais complicado, só à terceira tentativa consegui. Mas fora isso, nenhuma dificuldade, mesmo para um leigo como eu.





3- Troquei o interruptor do ventilador do radiador. Comprei também a óptimo preço, novo, de origem, no ebay. Esqueci-me de o fotografar antes de o pôr, porém.

Depois de tudo: rodei a chave e pegou à primeira. Com saúde e energia. Fomos (eu é o Uno) dar uma voltinha e é um gosto conduzi-lo.




Agora as notícias menos boas:
1- O ventilador do radiador teima em não funcionar, na mesma. Logo, deve ser mesmo do próprio. Arranjo por aí um usado ou mais vale comprar novo? Nesse caso, o mais barato possível ou é necessário ligar à marca?

2- O carro, pelo menos a frio, deita algum fumo negro. E engasga-se. Isso será o que? Mistura demasiado rica? Mas só puxo o ar o mínimo essencial a que não vá abaixo... Será algo mais grave?

3- Já arranjei um quadrante para montar (a ver se o conta-rotações volta à vida), mas ainda não tive tempo de o montar...
« Última modificação: 19 de Junho, 2014, 00:53:55 por afonsopatrao »

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #68 em: 19 de Junho, 2014, 00:47:15 »
perguntas parvas, já simulaste a valvula a fechar? já deste corrente directa ao ventilador?

fumo preto é combustivel a mais
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #69 em: 19 de Junho, 2014, 00:59:44 »
perguntas parvas, já simulaste a valvula a fechar? já deste corrente directa ao ventilador?

fumo preto é combustivel a mais

Acabei por não simular a válvula a fechar porque encontrei uma nova tão barata que achei que me dava mais trabalho testar do que os 4€ e pouco que ela me custou
Não dei ainda corrente directa ao ventilador porque não sei muito bem como fazer. A bem dizer, eu já tentei e não funcionou: liguei o cabo que entra na válvula directamente ao ventilador. Mas não estou certo que seja assim que se dá corrente directa ao ventilador.
De todo o modo, se troquei o fusível e a válvula, haverá mais hipóteses do que ser do próprio ventilador?

Quanto ao fumo: então isso implica mexer no parafuso do carburador que controla a mistura. Isso não é para leigos como eu, ou é?

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #70 em: 19 de Junho, 2014, 08:48:19 »
Se puderes mete foto das ligaçoes da valvula e do ventilador. isso deveria ser simples...
O caso comlicado que encontrei foi no ventilador de uma Boa M... que era de velocidade variavel. Esse nem com tensao direta trabalha.

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #71 em: 19 de Junho, 2014, 09:56:36 »
Dar corrente directa... estilo.... um fio do + da bateria e um do -?

Não se trocam peças sem fazer testes ;)
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #72 em: 19 de Junho, 2014, 11:45:45 »
Dar corrente directa... estilo.... um fio do + da bateria e um do -?

Não se trocam peças sem fazer testes ;)

Pois claro, Luke, obrigado!
Mas eu acho que testei! Só não juro a 100% porque duvido das minhas próprias capacidades. Mas se liguei os fios que vêm da bateria directamente ao ventilador, creio que testei. Ou não? De todo o modo, vou ver se arranjo uns fios e faço ligação directa.

A única coisa que substituí antes de testar foi a válvula. Mas achei que 4€, para uma de origem (a que lá estava não era e suspeitei disso) valiam bem o esforço de a pôr dentro de uma banheira, ligá-la a uma pilha a uma lâmpada, e aquecer a água.




Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #73 em: 19 de Junho, 2014, 15:04:21 »
errr ... bastava curto-circuitar os terminais, a ventoinha tinha de disparar
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #74 em: 21 de Junho, 2014, 00:03:23 »
Entretanto, quadrante substituído e conta-rotações voltou à vida!


Agora: eu sonhei ou no manual diz que a luz da reserva da gasolina devia acender com as luzes do check panel, ao rodar a chave? Não acende... Tendo em conta que já substituí a lâmpada e o quadrante, que poderá ser?

Amanhã (ou domingo) é dia de lavar circuito de refrigeração. Dicas? Concretamente: por onde coloco a mangueira de água? Descobri já o parafuso de purga junto ao vaso de expansão; há outro? Devo tirar o termostato? Ou basta lavar com o aquecimento ligado?