Autor Tópico: Dificuldade no arranque  (Lida 21859 vezes)

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Dificuldade no arranque
« Responder #60 em: 05 de Dezembro, 2014, 20:04:11 »
Troca tudo, se nao quizeres correr o risco de volta e meia teres esse problema e o orçamento o permitir, claro... ;)

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #61 em: 05 de Dezembro, 2014, 22:03:26 »
Troca tudo, se nao quizeres correr o risco de volta e meia teres esse problema e o orçamento o permitir, claro... ;)

Concordo e subscrevo.

Erbium

• Moretti

• *
  • 284
« Responder #62 em: 07 de Dezembro, 2014, 11:35:53 »
Bem fui comprar a vela, tirei a marada e só naquela medi-a cá fora, estava ok! :blink:
Meti a nova na mesma e testei a carrinha +/- igual, talvez um pouco melhor! :angry:
Meti a cablagem do temporizador às velas e tudo ok, meti o multímetro na saída do temporizador para as velas e dá 12v ao dar à chave em todos os pinos. Reparei foi que estes 12v não desaparecem conforme apaga a luz das velas no quadrante e posto isto, se der à chave e esperar que todas as luzes do quadrante apaguem ao invés de só a das velas a carrinha pega bem...
Fiat Croma 1.9M-Jet

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #63 em: 07 de Dezembro, 2014, 11:58:31 »
Não sei, se será o caso, mas, existem carros que o fabricante aconselha a só rodar a chave após o apagar de todas essas luzes...

Verifica o que diz o manual da tua carrinha em relação ao arranque.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #64 em: 07 de Dezembro, 2014, 11:59:49 »
Meti a cablagem do temporizador às velas e tudo ok, meti o multímetro na saída do temporizador para as velas e dá 12v ao dar à chave em todos os pinos. Reparei foi que estes 12v não desaparecem conforme apaga a luz das velas no quadrante e posto isto, se der à chave e esperar que todas as luzes do quadrante apaguem ao invés de só a das velas a carrinha pega bem...

Verificaste se essa corrente desligava!?

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #65 em: 07 de Dezembro, 2014, 12:14:53 »
se der à chave e esperar que todas as luzes do quadrante apaguem ao invés de só a das velas a carrinha pega bem...

Eh pá, eu tenho o Kappa, mas o procedimento que sempre fiz nos meus carros é esse, ligo a chave, meto o cinto e tal,quando já apagou tudo, ligo o carro... até agora sempre sem stress.
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #66 em: 07 de Dezembro, 2014, 12:17:58 »
Bem fui comprar a vela, tirei a marada e só naquela medi-a cá fora, estava ok! :blink:

Toma atenção ao seguinte, as medições são relativas, pois as velas podem dar valores de resistência dentro do desvio padrão,mas, como já têm alguns anos, a sua capacidade de incandescência está diminuída ou seja, dentro daqueles segundos de passagem de corrente do temporizador, aquecem menos e isso prejudica o arranque...

Erbium

• Moretti

• *
  • 284
« Responder #67 em: 07 de Dezembro, 2014, 12:38:43 »
Eh pá, eu tenho o Kappa, mas o procedimento que sempre fiz nos meus carros é esse, ligo a chave, meto o cinto e tal,quando já apagou tudo, ligo o carro... até agora sempre sem stress.
Não sei, se será o caso, mas, existem carros que o fabricante aconselha a só rodar a chave após o apagar de todas essas luzes...

Verifica o que diz o manual da tua carrinha em relação ao arranque.
Pois eu também fazia isso mas há pequenas rotinas que ao ser alteradas mudam muita coisa :D por ex. o facto da carrinha estar na garagem já muda o pormenor de não colocar o cinto porque ainda tenho de sair para fechar 1 portão...
Vou ver o manual e ser mais paciente ao ligar a carrinha.

Verificaste se essa corrente desligava!?
Como estava sozinho o que fiz foi meter uns crocodilos no multímetro para agarrar no sitio, meti o telemóvel a filmar o multímetro e fui dentro da carrinha dar à chave, esperei uns segundos, desliguei (não meti o motor a trabalhar) e fui ver o vídeo...
« Última modificação: 07 de Dezembro, 2014, 19:07:06 por Erbium »
Fiat Croma 1.9M-Jet

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #68 em: 07 de Dezembro, 2014, 17:32:34 »
Eu do que vou percebendo de carros a diesel, posso dizer que ha casos em que a luz do tablier e apenas indicativa ou seja na realidade tem pouco haver com o que realmente se passa com as velas. Digo isto pq nos maior parte dos carros que conduzo a diesel se apos a luz apagar e continuar a espera mais alguns segundos, acaba-se por ouvir um "clik" que o rele das velas a desativar ai sim os carros pegam sempre bem. Quando começam a nao pegar bem assim que a luz apaga e isso que faço e fico logo com a ideia que ha velas maradas. No seguimento do que o lovefiat disse tive um caso em que, depois de fazer um teste as velas depois de retiradas, todas as velas aqueciam da ponta para tras a exceçao de uma que aquecia no sentido inverso e de forma lenta. Nao a censurei pq alem dos Kms que tinha em cima tinha um dono que tb nao lhe dava grande exemplo. :D
Trocou-se as velas todas e ficou pronto pra mais 300K. Digo eu. :D

Erbium

• Moretti

• *
  • 284
« Responder #69 em: 07 de Dezembro, 2014, 19:33:39 »
Manual da carrinha diz o seguinte:

Se calhar há realmente alguma das velas que não está a 100%...
Fiat Croma 1.9M-Jet

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #70 em: 07 de Dezembro, 2014, 20:54:28 »
Eu fiz o seguinte na altura, com as velas fora testei uma a uma com um fio forte no topo ligado ao positivo duma bateria e encostei a rosca da vela ao negativo.

Se tiveres como fazer o mesmo verificas se aquecem de igual modo. Ficarem com a ponta branca apos arrefecer e normal. ;)

Erbium

• Moretti

• *
  • 284
Re:
« Responder #71 em: 07 de Dezembro, 2014, 21:08:24 »
Pois, terei de fazer algo assim. Tenho aqui uma bateria e cabos de bateria a ver se testo...
Fiat Croma 1.9M-Jet

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #72 em: 07 de Dezembro, 2014, 21:10:03 »
Ora bem, a melhor forma de verificares a uniformidade do aquecimento das velas é o seguinte;

Na mesma hora e dia, verificas os segundos em que a resistência se mantém acesa, após isso, removes as velas e coloca-las em linha numa mesa de pedra ou algo que suporte calor.

Atas um cabo ao corpo de todas elas e outro ao topo, unindo-as dessa forma e levas o do corpo à massa e o da ponta ao positivo da bateria do carro,  ligas um cronometro e deixas aquecer os mesmos segundos que mediste na resistência e tiras uma foto para comparares as  disparidades de aquecimento.
« Última modificação: 07 de Dezembro, 2014, 21:11:13 por lovefiat »

Erbium

• Moretti

• *
  • 284
Re:
« Responder #73 em: 07 de Dezembro, 2014, 21:41:19 »
Mas tendo uma nova posso cornometrar o tempo que essa demora para referência. Isto para evitar fazer essa "instalação" toda...
Fiat Croma 1.9M-Jet

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
Re:
« Responder #74 em: 07 de Dezembro, 2014, 22:23:14 »
Mas tendo uma nova posso cornometrar o tempo que essa demora para referência. Isto para evitar fazer essa "instalação" toda...

Podes e deves usar a nova como referência, até foi porreiro teres comprado uma nova, pois através dela, no esquema que te aconselhei a usar poderás verificar as que menos aquecem/aquecem de forma anormal(referido pelo TwinThema),mas, para isso terás de fazer o esquema que te referi ou seja as velas têm de ser aquecidas todas em simultâneo, só dessa forma vês a 100% as diferenças entre elas, entendeste!?

A situação, passa por rodares a chave contabilizares os segundos que a luz da resistência se mantêm ligada. Depois tiras todas as velas e passas dois  cabos em cobre em redor das velas, um no corpo(negativo) e outro onde encaixas o cachimbo(positivo) e levas essas cabos aos respetivos polos na bateria do carro e deixas aquecer somente os segundos que obtiveste na medição da resistência, este procedimento é de simples execução.
« Última modificação: 07 de Dezembro, 2014, 22:24:55 por lovefiat »