Autor Tópico: Fiat Twinair 105cv (consumos)  (Lida 22283 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #45 em: 10 de Outubro, 2014, 00:21:37 »
podes não acreditar mas gasta menos em 3ª ás 4000 que em 5ª ás 1500

Não estás totalmente certo nem errado, o que afirmas varia de carro para carro, no meu carro em 5ª às 1500 gasto 1/3 do que se estivesse em 3ª às 4000 rpm...

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #46 em: 10 de Outubro, 2014, 00:26:03 »
Não estás totalmente certo nem errado, o que afirmas varia de carro para carro, no meu carro em 5ª às 1500 gasto 1/3 do que se estivesse em 3ª às 4000 rpm...

Depende da situação...

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #47 em: 10 de Outubro, 2014, 00:31:14 »
Depende da situação...

No caso do meu carro, não varia em nada...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #48 em: 10 de Outubro, 2014, 00:32:59 »
a rolar sem esforço, garanto-te que precisas de menos acelerador...

põe em consumo instantaneo e experimenta vários regimes, nem sempre uma mudança mais alta significa menor consumo
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #49 em: 10 de Outubro, 2014, 00:36:39 »
a rolar sem esforço, garanto-te que precisas de menos acelerador...

põe em consumo instantaneo e experimenta vários regimes, nem sempre uma mudança mais alta significa menor consumo

Já fiz essa experiência e comprovei que em 5ª consome menos, muito menos mesmo...

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #50 em: 10 de Outubro, 2014, 01:30:31 »
Vendi o meu 899cc há 2semanas, já alterado com admissão, escape e borboleta de Punto 75, e em 4k kms nunca passou dos 7, acredita, já o fiz...

Os carros precisam de manutenção, como está isso?

Esse consumo é uma proeza, parabéns, mas talvez o teu 899cc talvez não seja igual ao meu Punto 875cc 105cv porque se não estou em erro só começou a ser vendido este ano em Portugal.

Para um carro que faz a manutenção aos 30 000km e neste momento só tem quase 9000km, penso que estará bem.

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #51 em: 10 de Outubro, 2014, 01:35:34 »
o dele era um cinquento atmosferico o motor é bastante diferente do teu  ;)

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #52 em: 10 de Outubro, 2014, 01:49:19 »
o dele era um cinquento atmosferico o motor é bastante diferente do teu  ;)

Bem me parecia.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #53 em: 10 de Outubro, 2014, 01:57:57 »
Não estás totalmente certo nem errado, o que afirmas varia de carro para carro, no meu carro em 5ª às 1500 gasto 1/3 do que se estivesse em 3ª às 4000 rpm...

A subir não, até gastas mais  :d_grin:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #54 em: 10 de Outubro, 2014, 02:25:29 »
Só para teres uma ideia dos teus consumos, fui agora tirar fotos aos consumos do meu Grande Punto 1.3 multijet 75 cv.







O meu Clio 1.5DCI faz consumos idênticos, não me espanta.

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #55 em: 10 de Outubro, 2014, 02:43:51 »
O que manda no consumo não é a rotação... É o curso do pedal!

Isso precisa de andar perto do valor de binário máximo e com a menor pressão possível no pedal.

Uma dúvida, isso tem modo ECO?

Como já havia dito, troco de mudanças antes de chegar às 2500rpm, se possível 2000rpm, nem sempre aguenta as 2000rpm basta uma ligeira inclinação da estrada a subir e lá aparece a seta a "dizer" que está em baixa rotação, notando-se bem no motor... Pode ser parecido a um motor a gasóleo mas não é a mesma coisa, em certas mudanças, em certa velocidade consoante a estrada até aguenta as 1000-1500rpm.

Sim tem o modo ECO, mas só funciona bem em linha recta, velocidade constante e sem subidas porque senão incrivelmente gasta mais. Confrontei o chefe de oficina do concessionário da Fiat e ele disse-me que era normal, já conheciam o caso de outro modelo, menos cavalagem nem sempre ajuda a gastar menos.

TugasMadrid

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 360
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #56 em: 10 de Outubro, 2014, 09:10:27 »
Algo estranho se deve passar...

Se o Panda a GPL anda a fazer/informar consumos de 7 litros, como pode o mesmo motor estar aqui com consumos de 8-9?

Algo de muito estranho num ou noutro caso se deve passar...

A 120 em AE velocidade constante quanto está o twinair a gastar?

TugasMadrid

Fiat Linea 1.3 Mjet - Grande companheiro e o meu primeiro Fiat, trocado a custo...
Fiat 500X 1.6 Mjet - O carro da familia
Alfa Romeo GT 1.9 JTD - O primeiro dos 4 de sonho!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #57 em: 10 de Outubro, 2014, 09:56:22 »
Eu continuo  a alinhar com o Naso

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #58 em: 10 de Outubro, 2014, 11:18:01 »
Sem qualquer desprimor pelos conhecimentos e capacidades do condutor, este caso é (para mim) claramente uma questão de adequação dos hábitos de condução ao carro...

http://www.spritmonitor.de/en/detail/639898.html

http://www.spritmonitor.de/en/detail/647375.html

http://www.spritmonitor.de/en/detail/648313.html

http://www.spritmonitor.de/en/detail/598196.html

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #59 em: 10 de Outubro, 2014, 11:26:59 »
A subir não, até gastas mais  :d_grin:

No caso específico do carro dele, não gasta...

O Punto Mjet tem o binário máximo logo acima das 1500rpm enquanto que as 4000rpm já são o limite do regime útil.

Eu uso muitas vezes esta comparação para explicar a muita gente que os carros não se conduzem todos da mesma forma; No caso da Dobló, faço uma condução que usa um faixa de rotação entre as 1750 e as 4000rpm... Na Stilo, dependendo do andamento que quero, posso andar entre as 2000 e as 3500 ou "esticar" até quase ás 7000, sendo que é a partir das 4000 que o motor acorda!

Ou seja, ali nas 4000rpm, quando um "fecha a loja", está o outro a a acordar para a vida!

Cada carro, cada tecnologia, é um caso diferente ao qual temos de adequar a nossa condução!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0