Autor Tópico: Fiat Twinair 105cv (consumos)  (Lida 22350 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #60 em: 10 de Outubro, 2014, 14:51:33 »
No caso específico do carro dele, não gasta...

O Punto Mjet tem o binário máximo logo acima das 1500rpm enquanto que as 4000rpm já são o limite do regime útil.

Eu uso muitas vezes esta comparação para explicar a muita gente que os carros não se conduzem todos da mesma forma; No caso da Dobló, faço uma condução que usa um faixa de rotação entre as 1750 e as 4000rpm... Na Stilo, dependendo do andamento que quero, posso andar entre as 2000 e as 3500 ou "esticar" até quase ás 7000, sendo que é a partir das 4000 que o motor acorda!

Ou seja, ali nas 4000rpm, quando um "fecha a loja", está o outro a a acordar para a vida!

Cada carro, cada tecnologia, é um caso diferente ao qual temos de adequar a nossa condução!

Como é que você pode fazer uma afirmação destas sem conhecer na prática o carro. Basta-me fazer um vídeo numa subida que de certeza que o Sr. não volta a fazer essa afirmação. O computador de bordo em consumo instantâneo chega a dar-me valores bem acima de 20l/100km e à mesma rotação em plano o valor desce bastante comparativamente à outra situação.

Em relação ao http://www.spritmonitor.de/, é um site dúbio, cada um põe o que quer da maneira que quer. Repare que quase todos referem que com determinada quantidade de combustível fizeram os três tipos de percurso e apresentam um valor, não se sabe ao certo que percentagem de determinado percurso eles fizeram e em que condições exactas. Num dos casos repare na data 23/11/2013 o individuo fez somente percurso urbano com condução normal, fez 272km e gastou 10,40l/100km em todas as outras médias apresentadas em circuito urbano veja como os valores são bem altos, em circuito misto veja se o valor é ou não idêntico ao que eu apresento:

http://www.spritmonitor.de/en/detail/598196.html?page=2

e vem o Sr. insinuar que os outros não sabem conduzir!!!!!

P.s. - O primeiro "Punto" nem 105cv deve ter porque a versão equipada com 105cv é o "Lounge", pelo menos em Portugal é ou era assim.

http://www.spritmonitor.de/en/detail/598196.html?page=2
« Última modificação: 10 de Outubro, 2014, 15:00:30 por jfrdcc »

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #61 em: 10 de Outubro, 2014, 14:55:43 »
não é não saber conduzir...

eu posso fazer uma condução perfeitamente segura e perfeita que não é económica!

eu aprendi a conduzir os meus carros e no único que tem computador de bordo aprendi a conduzi-lo de uma forma ridiculamente económica, por usar mudanças mais baixas, rotações mais elevadas, e menos acelerador para circular dentro da cidade, e posso dizer que reduzi 2 a 3 litros! é estranho, mas é verdade!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #62 em: 10 de Outubro, 2014, 14:58:23 »
Como é que você pode fazer uma afirmação destas sem conhecer na prática o carro. Basta-me fazer um vídeo numa subida que de certeza que o Sr. não volta a fazer essa afirmação. O computador de bordo em consumo instantâneo chega a dar-me valores bem acima de 20l/100km e à mesma rotação em plano o valor desce bastante comparativamente à outra situação.

Em relação ao http://www.spritmonitor.de/, é um site dúbio, cada um põe o que quer da maneira que quer. Repare que quase todos referem que com determinada quantidade de combustível fizeram os três tipos de percurso e apresentam um valor, não se sabe ao certo que percentagem de determinado percurso eles fizeram e em que condições exactas. Num dos casos repare na data 23/11/2013 o individuo fez somente percurso urbano com condução normal, fez 272km e gastou 10,40l/100km em todas as outras médias apresentadas em circuito urbano veja como os valores são bem altos, em circuito misto veja se o valor é ou não idêntico ao que eu apresento:

http://www.spritmonitor.de/en/detail/598196.html?page=2

e vem o Sr. insinuar que os outros não sabem conduzir!!!!!

Se esse valor é identico ao que apresenta, então está tudo bem, é pq é assim... qual é a razão do tópico então?  :wacko: :wacko:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #63 em: 10 de Outubro, 2014, 15:06:00 »
Se esse valor é identico ao que apresenta, então está tudo bem, é pq é assim... qual é a razão do tópico então?  :wacko: :wacko:

A razão do tópico são os consumos do Fiat Punto Twinair 105cv. A marca anuncia 5l/100km em circuito urbano, na prática o meu carro faz 9,6l/100 e parece que até num site alemão há coincidências. Acha que não há razão para existir um tópico sobre o assunto??????

TugasMadrid

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 360
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #64 em: 10 de Outubro, 2014, 15:17:45 »
Ok, Tipico, infelizmente.

Faça assim, se da Vasco da Gama até Grândola a 90 km/h pela A2 gastar mais de 5,5 processe a Fiat por publicidade enganosa.

Caso contrário, o carro faz o que a 'revista' diz.

Agora tipo pergunta parva, um carro com o peso que tem, motor 900 turbo com 105 cv deveria gastar quanto? É que a minha mota, 600cc, 98 cv gasta 5,5! a 120/130 ou em cidade (a 2?? não digo quanto gasta, parecia mal). Milagres? Onde?
TugasMadrid

Fiat Linea 1.3 Mjet - Grande companheiro e o meu primeiro Fiat, trocado a custo...
Fiat 500X 1.6 Mjet - O carro da familia
Alfa Romeo GT 1.9 JTD - O primeiro dos 4 de sonho!

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #65 em: 10 de Outubro, 2014, 15:23:13 »
Como é que você pode fazer uma afirmação destas sem conhecer na prática o carro.

E quem lhe diz a si que eu não conheço o carro? Vamos por pressupostos, é?


e vem o Sr. insinuar que os outros não sabem conduzir!!!!!


Leia a minha 1ª frase no tópico em questão:

Sem qualquer desprimor pelos conhecimentos e capacidades do condutor,

Quanto aos exemplos que dei, retirados do Spritmonitor, não os analisei... Apenas os pesquisei e coloquei aqui para facilitar a discussão no tópico!  :t_up:

Comparando os dados do Spritmonitor para os 2 modelos de carro que tenho em casa, os resultados batem certo na sua maioria. Há-que saber filtrar os casos e perceber quem leva os registos a sério.

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #66 em: 10 de Outubro, 2014, 15:30:24 »
O meu Clio 1.5DCI faz consumos idênticos, não me espanta.

Não era para criar admiração ou espécie alguma, apenas para dizer que está abaixo do anunciado pela Fiat, pois no meu caso anuncia 6,2 lts de consumo urbano.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #67 em: 10 de Outubro, 2014, 15:32:01 »
Acrescento que no inicio da utilização do carro os consumos eram bem superiores, aos agora apresentados.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #68 em: 10 de Outubro, 2014, 15:37:23 »
Não era para criar admiração ou espécie alguma, apenas para dizer que está abaixo do anunciado pela Fiat, pois no meu caso anuncia 6,2 lts de consumo urbano.

Mas o teu já não está d' orige!  ;)

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #69 em: 10 de Outubro, 2014, 15:42:25 »
Mas o teu já não está d' orige!  ;)

Verdade!

Mas, apenas levou upgrade de hardware, do tipo;

-óleo xpto 5w30 Selènia
-Filtros de boa qualidade
-Manutenção a tempo e horas
-Pneus de baixo atrito
...


Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #70 em: 10 de Outubro, 2014, 16:04:42 »
Eu acho que a malta antes de abrir os topicos tem de pesquisar e pensar bem nas cenas, aqui há uns anos quando apareceu o Vectra com 1.9 com 150cvs, fizeram um teste drive e aquilo fez 5.5Lts de média...


... depois em letras minisculas aparecia a razão: x de kms feitos a 90kmh, em estrada aberta sem paragens...  :dry: :dry: :dry:


ps- Consumos na ordem dos 8litros, na altura era bem bom: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=130230

http://auto.sapo.pt/Novos/Ensaios/Opel-Vectra-Caravan-19-CDTi-150-9.aspx

Comparando com a info da marca...ups:

Urban : 7.5/–/–/ 9.5
Extra-urban : 4.8/–/–/ 5.4
Total : 5.8/–/–/ 6.
« Última modificação: 10 de Outubro, 2014, 16:18:42 por Rara »
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #71 em: 10 de Outubro, 2014, 20:06:53 »
Estou um pouco baralhado, este tópico serve para que mesmo??? se for para ajudar a melhorar o "problema" quem sabe... agora se servir apenas para crucificar o carro, acho que vamos perder tempo...

O carro é a parte que menos pode fazer para ajudar, ou se usa de forma correta, ou não vale a pena dizer nada, eu não querendo dizer mal de nada nem de ninguém, mas recuso me a aceitar as verdades de uns e as dos outros não, aqui ninguém vai provar nada, estamos por principio de boa fé e somos todos voluntários!

No fundo eu não acho que seja possível uma marca anunciar consumos de 10L e eles serem de 20L, 10/20% de variação acho "normal", mais daria muitos problemas legais e custos variados, é só a minha opinião!


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #72 em: 10 de Outubro, 2014, 20:55:05 »
No caso específico do carro dele, não gasta...

O Punto Mjet tem o binário máximo logo acima das 1500rpm enquanto que as 4000rpm já são o limite do regime útil.

Eu uso muitas vezes esta comparação para explicar a muita gente que os carros não se conduzem todos da mesma forma; No caso da Dobló, faço uma condução que usa um faixa de rotação entre as 1750 e as 4000rpm... Na Stilo, dependendo do andamento que quero, posso andar entre as 2000 e as 3500 ou "esticar" até quase ás 7000, sendo que é a partir das 4000 que o motor acorda!

Ou seja, ali nas 4000rpm, quando um "fecha a loja", está o outro a a acordar para a vida!

Cada carro, cada tecnologia, é um caso diferente ao qual temos de adequar a nossa condução!

Se subir e a 5ª a 1500 estiver numa de "morrer", claro que gasta mais.
Estou a falar de subir mesmo, não de plano ou subidinhas ligeiras.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #73 em: 10 de Outubro, 2014, 21:04:10 »
só assim de surra

105 PS (77 kW; 104 hp) @ 5500 rpm   145 N·m (107 lb·ft) @ 2000 rpm

esse motor TEM de ser usado entre as 2000 e as 5500

*edit* - e para mais é turbo... andar abaixo das 2000 é dar murros na ponta da faca
« Última modificação: 10 de Outubro, 2014, 21:11:00 por Luke »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #74 em: 10 de Outubro, 2014, 21:11:52 »
Se subir e a 5ª a 1500 estiver numa de "morrer", claro que gasta mais.
Estou a falar de subir mesmo, não de plano ou subidinhas ligeiras.

Não Paulo, o meu carro está preparado para subir de rotação rapidamente desde as 1500 rpm e subidas, agora não assustam este motor... :t_up: