Autor Tópico: Fiat Twinair 105cv (consumos)  (Lida 22251 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #15 em: 13 de Agosto, 2014, 12:44:29 »
É um motor com que temos que ter cuidado com o pé direito.

Há uns tempos tive um 500 por 7 dias e em que gastei três depósitos.

Com um deles fiz uma média de 9,8l, outro 4,2l e o último 5,9l.
´
O primeiro foi feito básicamente em cidade e AE e espremido até ao tutano. Como a minha esposa gostou do carro e é uma das hipóteses em vista, e como os consumos assustaram, resolvi experimentar uma condução mais regrada. Com alguma cidade, AE sem passar dos 140 e a maior parte em estrada poucas vezes passando dos 100, fez os 4,2, que me pareceram excelentes. O último já foi utilizado mais pela minha esposa com uma condução sem grandes pressas e 50/50 entre cidade e nacionais.

Embora o 500 seja mais leve, os consumos que referes parece que só com uma condução muito empenhada, pelo que ou tens aí alguma coisa desafinada ou pode realmente ainda estar a acamar.

Já andei a 140/150 km/h sem esticar as mudanças e a descer em auto estrada, sim foi aos 9,8l/100.
Quando vim de férias, vim sempre por nacionais espanholas (Lumbrales - Marvão) que mais parecem autoestradas em Portugal, sempre a 90-100-(110 poucas vezes)km/h com três pessoas, pouca bagagem e sem esticar mudanças, fez-me 6,4l/100.
Tive um Nissan Almera 1500 a gasolina que pelo mesmo percurso e mesmas condições fazia 5-5.5l/100.
Ou realmente o motor ainda está a acamar ou de económico nada tem.

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #16 em: 13 de Agosto, 2014, 12:52:09 »
Não há rodagens nem acamamentos nem carvões...

O Twinair é um motor que é económico com uma condução cuidada e dentro de um carro leve!

O Punto pesa 1100kgs em vazio... Este modelo já virá com jante 16'' (???)...

O truque para melhorar o consumo neste carro (e em geral) será andar sempre dentro da faixa de binário máximo (perto das 2000rpm), sempre com a menor pressão possível no acelerador.

Mudanças muito altas que façam a rotação cair abaixo das 2000rpm vão obrigar a "calcar" mais e o consumo vai subir. Acelerações bruscas, idem...

Uma condução suave não tem de ser amorfa... Há que deixar o carro deslizar e acelerar só o necessário para manter o Twinair vivo!

O ECODRIVE poderá dar uma ajuda a eliminar os "erros" de condução que possivelmente estão a ser feitos! O Pedro (Bluecat) poderá dar um auxílio precioso nisto!

Valores normais, para mim, neste motor e com este carro, andarão por volta dos 6/6,5 litros, mais coisa menos coisa...

Sim trás jante 16".
Já ficava satisfeito com os 6,5l/100. O que não devia acontecer numa condução descontraída, não desportiva, estar o carro a gastar tanto como um 1600 gti/cup em iguais circunstâncias.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #17 em: 13 de Agosto, 2014, 13:02:03 »
Sabes quanto pesa um 106gti?

900kgs e a puxar jante 14''...

Tem o mesmo binário (embora 3200rpm mais tarde) e mais 15cvs. Mesmo assim, em condução normal faz 8,5/100...

Se é para fazer este tipo de comparação, esta discussão para mim não faz sentido!  ;)

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #18 em: 13 de Agosto, 2014, 13:04:05 »
Esse carro não é para se fazer condução desportiva! Não está pensado/configurado para isso! Se queres condução desportiva compras um Abarth ou um Mito com o Multiair...

Tens aqui 2 casos idênticos ao teu de onde podes tirar algumas comparações:

http://www.spritmonitor.de/en/detail/639898.html

http://www.spritmonitor.de/en/detail/598196.html

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #19 em: 13 de Agosto, 2014, 13:11:05 »
Sabes quanto pesa um 106gti?

900kgs e a puxar jante 14''...

Tem o mesmo binário (embora 3200rpm mais tarde) e mais 15cvs. Mesmo assim, em condução normal faz 8,5/100...

Se é para fazer este tipo de comparação, esta discussão para mim não faz sentido!  ;)

São carros diferentes, o problema é que no caso da Fiat se apregoa aos sete ventos que o twinair é super económico tal como o vendedor me disse que só a puxar bem por ele é que se chegaria aos 8l/100 e a minha intenção quando o comprei era precisamente a economia de combustível.

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #20 em: 13 de Agosto, 2014, 13:22:17 »
o twinair sempre ouvi dizer que era pouco económico e num concessionário FIAT não aconselharam para ser carro económico :P 

Alves1685

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 30
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Delta LB 1.6 Multijet Platino 120cv
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #21 em: 13 de Agosto, 2014, 14:03:05 »
Nos testes que vi em revistas os "entendidos" na matéria reclamavam todos os consumos...

Acho que cheguei a ver testes num punto e num mito.

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #22 em: 13 de Agosto, 2014, 14:17:23 »
Esse carro não é para se fazer condução desportiva! Não está pensado/configurado para isso! Se queres condução desportiva compras um Abarth ou um Mito com o Multiair...

Tens aqui 2 casos idênticos ao teu de onde podes tirar algumas comparações:

http://www.spritmonitor.de/en/detail/639898.html

http://www.spritmonitor.de/en/detail/598196.html

Neste momento não quero nenhum carro desportivo, tenho mota que me satisfaz bastante quando quero um pouco mais de adrenalina. Faço simplesmente a comparação de consumos entre um carro desportivo e um supostamente económico.

Nos sites que refere em comparação com outros, acho que há muita divergência de resultados como pode verificar por exemplo neste:

http://www.honestjohn.co.uk/realmpg/fiat/

Vou tentar fazer um apanhado do tipo de condução que faço e tipo de percurso para depois dar um feedback mais pormenorizado.

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #23 em: 13 de Agosto, 2014, 14:22:10 »
Nos testes que vi em revistas os "entendidos" na matéria reclamavam todos os consumos...

Acho que cheguei a ver testes num punto e num mito.

A única revista que vi, falava por alto dos novos motores de baixa cilindrada e turbinados, no caso particular do Twinair até falava bem mas de consumos nada. O resto da informação obtive-a no concessionário da Fiat, fiz mal...

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #24 em: 01 de Setembro, 2014, 17:12:35 »
Isso são consumos de CB ou feitos com verificação de abastecimentos e kms feitos?

Os consumos do CB diferem cerca de um litro a menos do que pelas minhas contas. Desta vez, em 90% autoestrada e velocidade a não passar dos 130kmh gastou 7.3l/100km e nas minhas contas 7.4l/100km (ambos os valores arredondados para baixo), nada económico.

Neste momento novo depósito e somente em circuito urbano, já anda nos 8,2l/100km e raramente a passar das 2500rpm.

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #25 em: 02 de Setembro, 2014, 12:29:42 »
já falaste com bluecat? tudo bem que o dele é um panda (penso que um pouco mais leve) mas ele a gpl faz melhores consumos que tu  ;)

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #26 em: 02 de Setembro, 2014, 14:12:32 »
já falaste com bluecat? tudo bem que o dele é um panda (penso que um pouco mais leve) mas ele a gpl faz melhores consumos que tu  ;)

Pois, se no concessionário me tivessem esclarecido como deve ser, gpl era o que tinha comprado. Penso que nada terá a ver um motor atmosférico com este novo equipado com turbo.

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #27 em: 02 de Setembro, 2014, 14:25:41 »
Pois, se no concessionário me tivessem esclarecido como deve ser, gpl era o que tinha comprado. Penso que nada terá a ver um motor atmosférico com este novo equipado com turbo.
Sabes de que user cá do forum estou a falar?
o Bluecat mandou meter no twinair dele gpl, mas comprou-o sem ele  ;)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #28 em: 02 de Setembro, 2014, 14:56:16 »
as medias são feitas a velocidades estabilizadas de 90km/h durante 100 kms, a 130 estás já num campeonato de esforço totalmente diferente
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

jfrdcc

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 28
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Twinair 105cv (consumos)
« Responder #29 em: 02 de Setembro, 2014, 23:33:39 »
Sabes de que user cá do forum estou a falar?
o Bluecat mandou meter no twinair dele gpl, mas comprou-o sem ele  ;)

Ok, obrigado.