Autor Tópico: Motor no fim de quente trava a certas rotações e não desenvolve  (Lida 5917 vezes)

Mankas94

• Recem chegado

• *
  • 6
Boas, tenho um Fiat Punto 55 s de 94, o carro foi comprado novo pelo meu pai, fico para o meu irmão a uns 4 anos e agora a uns meses ficou para mim. O meu irmão só se preocupava em por gasolina e andar.

O carro andava com engasgos desconfiado de das velas fui verificar e estavam mais que ultrapassadas, mudei as velas e deixo de se engasgar a frio.

A frio trabalha muito bem sem engasgos falhas nada, mas ao fim de um bocado a andar, quando aquece o motor a certas rotações (não sei quais porque não tem conta rotações mas vejo que é sempre a certas velocidades dependendo da mudança em que está) parece que bloqueia naquela rotação por breves instantes, mesmo que meta o pé a fundo fica travado naquela rotação e depois la desenvolve ou-traves, o que me faz perder velocidade nas subidas obrigando-me a reduzir de mudança, enquanto quando esta a frio faria a subida naquela mudança sem problema nenhum

Já experimentei a puxar bem pelas mudanças, a frio vai sem problema nenhum mas a quente tem aqueles bloqueios mesmo a altas rotações.

Gostava de saber se alguém sabe do que é que me pode-se ajudar que devido ao poco valor do carro nao queria andar a trocar peças caras para ir fazendo experiências a tentar descobrir o que é. 

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Motor no fim de quente trava a certas rotações e não desenvolve
« Responder #1 em: 30 de Dezembro, 2014, 21:51:29 »
bem vindo ao forum  :t_up:

como estão os consumos?

o 55 é SPI, injecção monoponto relativamente simples e bastante fiavel. ha poucas coisas que causam esse motor a embrulhar a quente, velas, cabos, bobines, sensor de temperatura e sonda lambda.

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Helder Carvalho

• Vignale

• *
  • 684

Masculino
« Responder #2 em: 31 de Dezembro, 2014, 00:00:29 »
Boas esse carro é de platinados não é? Se for é bem possível que seja os platinados velhos ou desafinados, mas mentes uma novos que é melhor isso custa menos de 10 euros os platinados e o condensador, depois tens que ter uma peça para medir a folga do platinado e por acho eu que esse carro é 40 mas confirma, ou então visto que não estas para te chatear muito fazer assim, tiras a tampa do distribuidor e passas uma lixa fina nos platinados para os limpar, depois engatas o carro e empurrar ate ficares com o platinado no ponto de abertura máxima vê que essa folga deve ser mais o menos o espaço para passar uma folha de uma serra se não for que as tantas vai ser isso tens que os abrir um pouco, montas tudo e já esta, caso não seja partimos para a próxima.

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #3 em: 31 de Dezembro, 2014, 00:04:04 »
Boas esse carro é de platinados não é? Se for é bem possível que seja os platinados velhos ou desafinados, mas mentes uma novos que é melhor isso custa menos de 10 euros os platinados e o condensador, depois tens que ter uma peça para medir a folga do platinado e por acho eu que esse carro é 40 mas confirma, ou então visto que não estas para te chatear muito fazer assim, tiras a tampa do distribuidor e passas uma lixa fina nos platinados para os limpar, depois engatas o carro e empurrar ate ficares com o platinado no ponto de abertura máxima vê que essa folga deve ser mais o menos o espaço para passar uma folha de uma serra se não for que as tantas vai ser isso tens que os abrir um pouco, montas tudo e já esta, caso não seja partimos para a próxima.

O Punto 55 é Spi, injecção monoponto, não tem distribuidor...
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

tucamaia

• Piccolo

• *
  • 31
« Responder #4 em: 31 de Dezembro, 2014, 08:24:10 »
mankas94,

aposto na sonda lambda, tive um e fazia isso tambem. a frio era maravilha, a quente embrulhava ate que chegou a uma altura e nao andava mesmo, engatado acelerava e ele morria por completo.

desliga a ficha da sonda lambda e testa com ela desligada.

depois diz alguma coisa.

Cumprimentos

Mankas94

• Recem chegado

• *
  • 6
« Responder #5 em: 31 de Dezembro, 2014, 08:56:14 »
Obrigado pelas respostas.

Quanto a consumos ainda não deu para fazer a media depois de ter trocado as velas que antes andava para perto de 10 lts (tinha-se de andar sempre a rotações mais elevadas porque as velas já pouco faziam, o mecânico a que levei o carro tirou a primeira e que estava mais acessível e essa estava relativamente boa, mas as outras avia uma que já tinha uma espécie de zebro onde encaixa o cabo de vela).

Quanto aos platinados não sei a que te referes tens de ser mais especifico.

A sonda lambda já andava a pensar nisso mas não sabia como a testar, mas vou experimentar a desliga-la a ver se faz diferença ou não, depois ja respondo se era da sonda ou não. 

Mankas94

• Recem chegado

• *
  • 6
« Responder #6 em: 31 de Dezembro, 2014, 09:55:00 »
Boas, tive agora e experimentar a andar com o carro a quente com e sem a sonda lambda ligada, com ela ligada das os tais engasgos mas com ela desligada anda bem sem engasgos nenhuns como quando anda a frio.

Visto isto suponho que seja mesmo da sonda e que tenha de por uma nova?

tucamaia

• Piccolo

• *
  • 31
« Responder #7 em: 31 de Dezembro, 2014, 10:01:57 »
ora ai esta, deste com o problema. :)

Agora fazes assim, tenta limpar essa sonda, pode estar apenas entupida.

caso contrario metes uma nova. (ou fazes como eu que andei anos com ela desligada).  :ninja:

cumprimentos

Mankas94

• Recem chegado

• *
  • 6
« Responder #8 em: 31 de Dezembro, 2014, 10:05:22 »
Isso de andar com ela desligada vai afectar o consumo o por andar sem os engasgos ainda vai andar a gastar menos?

tucamaia

• Piccolo

• *
  • 31
« Responder #9 em: 31 de Dezembro, 2014, 10:10:11 »
penso que prejudica o carro em alguns aspectos, nomeadamente gases de escape.

sendo que quando ia a inspeçao, tinha de fazer uma marosca nos tubos de respiro do motor.

em relaçao a consumos, falando por mim. metia 10€ e dava pra cerca de 150km sendo que metade eram em AE ai a 90 pra poupar.

na altura a gasolina rondava o 1.50€, sinceramente fiquei completamente convencido que com ela desligada poupava muito mais gasolina, dai nao ter metido nenhuma nova.

Cumprimentos

Mankas94

• Recem chegado

• *
  • 6
« Responder #10 em: 31 de Dezembro, 2014, 10:29:29 »
A inspecção é daqui a 6 meses ate lá vou vendo como se comporta e se arranjo uma sonda nova.

Que gosto do carro e gostava de o ir arranjando aos poucos mesmo em termos de chapa que tem umas moças e muitos riscos, também queria mudar o quadrante para um das versões com conta rotações e ponteiro de temperatura em vês de ter um relógio que ate esta avariado e a temperatura só sei que ta alta quando acende a luz e esta mesmo muito quente.

Mas não a dinheiro para fazer tudo de uma vez vou fazendo aos poucos.

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #11 em: 31 de Dezembro, 2014, 11:00:44 »
A inspecção é daqui a 6 meses ate lá vou vendo como se comporta e se arranjo uma sonda nova.

Que gosto do carro e gostava de o ir arranjando aos poucos mesmo em termos de chapa que tem umas moças e muitos riscos, também queria mudar o quadrante para um das versões com conta rotações e ponteiro de temperatura em vês de ter um relógio que ate esta avariado e a temperatura só sei que ta alta quando acende a luz e esta mesmo muito quente.

Mas não a dinheiro para fazer tudo de uma vez vou fazendo aos poucos.

Se andares sem sonda lambda daqui a 2 meses juntas um catalizador á despesa, antes de pensares em mudar o resto, mete uma sonda no carro, pode ser velhinho e tal, mas começa pelo motor, pelo menos a pé não ficas...  :t_up: :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Mankas94

• Recem chegado

• *
  • 6
« Responder #12 em: 31 de Dezembro, 2014, 11:26:18 »
Sim é o que estou a tratar primeiro por isso a que vim aqui para descobrir o que era.

Primeiro quero polo a andar direitinho, depois então vejo o resto, isso de ser velhinho não é a questão porque eu ate quero restaura-lo, polo 5 estrelas.

Cá em casa a que estão sempre a dizer para não gastar dinheiro no carro que é velho e isto e aquilo, mas eu gosto do carro e gosto de mecânica e etc, vou arranjando-o aos poucos que também não posso o ter parado muito tempo que é o único que tenho, senão fico a pé

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #13 em: 31 de Dezembro, 2014, 11:40:28 »
Estou contigo nesse pensamento, começa por recuperar toda a mecânica e depois é que passas para o tratamento da pintura! :t_up:

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #14 em: 31 de Dezembro, 2014, 12:05:27 »
Estou contigo nesse pensamento, começa por recuperar toda a mecânica e depois é que passas para o tratamento da pintura! :t_up:

È isso mesmo...  :yeah: :yeah: :yeah:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2