Viva!
Abro este tópico de forma a poder encontrar algumas ajudas num novo "projecto" que tenho em mãos com a minha Autocaravana - Fiat Ducato II Chassi 290 motor 1.9TD do ano de 1994 com 220.000Kms
Adquiri esta viatura em mau estado visual e mecânico, mas a um preço acessível que me fez arriscar.
A parte Visual foi tratada com sucesso... toda recuperada e pintada de novo... ficou nova!
Na parte mecânica, a caixa já vinha com problemas e foi substituida o ano passado por outra usada que este ano voltou a dar os mesmos problemas na 2ª e 3ª velocidades - este ano já não consegui encontrar mais nenhuma mesmo depois de correr muitos kms, fazer muitos telefonemas e enviar muitos emails.
Apareceu-me então aqui perto uma carrinha DUCATO III de 9 lugares modelo 230 também com o motor 1.9TD com 115.000Kms que adquiri por achar ser boa solução para resolver de vez o problema que tenho com a caixa da autocaravana. Corta-se o mal pela raiz!
As duas viaturas já estão uma ao lado da outra para tratar do "transplante". Quem vai tratar do assunto é um colega meu mecânico de profissão, mas que me parece não estar 100% à vontade com a intervenção.

Visto a carrinha modelo 230 estar com poucos kms e com aspecto de muita saude, pretendo mudar toda a mecânica para a autoravana - motor, caixa, direcção assistida + caixa de direcção, etc etc, tudo o que for possivel incluindo o próprio tablier! Foi com essa ideia que a comprei depois de me garantirem que a chassi era igual nos 2 modelos, mas parece-me que não será bem assim.
Quanto à montagem do motor parece não haver grande problema, mas o selector da caixa de velocidades já funciona de maneira diferente... o que me leva a estar muito tentado a mudar o proprio tablier e ficar com a configuração igual ao modelo 230 e resolver assim o problema do selector.
Depois a caixa de direcção... queria aproveitar a direcção assistida da 230 para a minha pesadona 290, mas o encaixe também não é igual nem no mesmo sitio. Será que dá? Há muita coisa que só se vai conseguir ver bem depois de ter a mecânica das duas viaturas cá fora...
Posto isto lembrei-me de vir até cá saber se alguém conhece quem já tenha feito estas modificações ou como é possivel meter material da 230 na 290: Motor e Caixa, Direcção Assistida + Caixa de Direcção, Tablier.Agradeço desde já!