Autor Tópico: Instalar mecânica Ducato III de 1997 em Fiat Ducato II de 1994  (Lida 2865 vezes)

plopes

• Recem chegado

• *
  • 2
Viva!

Abro este tópico de forma a poder encontrar algumas ajudas num novo "projecto" que tenho em mãos com a minha Autocaravana - Fiat Ducato II Chassi 290 motor 1.9TD do ano de 1994 com 220.000Kms

Adquiri esta viatura em mau estado visual e mecânico, mas a um preço acessível que me fez arriscar.
A parte Visual foi tratada com sucesso... toda recuperada e pintada de novo... ficou nova!

Na parte mecânica, a caixa já vinha com problemas e foi substituida o ano passado por outra usada que este ano voltou a dar os mesmos problemas na 2ª e 3ª velocidades - este ano já não consegui encontrar mais nenhuma mesmo depois de correr muitos kms, fazer muitos telefonemas e enviar muitos emails.

Apareceu-me então aqui perto uma carrinha DUCATO III de 9 lugares modelo 230 também com o motor 1.9TD com 115.000Kms que adquiri por achar ser boa solução para resolver de vez o problema que tenho com a caixa da autocaravana. Corta-se o mal pela raiz!

As duas viaturas já estão uma ao lado da outra para tratar do "transplante". Quem vai tratar do assunto é um colega meu mecânico de profissão, mas que me parece não estar 100% à vontade com a intervenção.

Visto a carrinha modelo 230 estar com poucos kms e com aspecto de muita saude, pretendo mudar toda a mecânica para a autoravana - motor, caixa, direcção assistida + caixa de direcção, etc etc, tudo o que for possivel incluindo o próprio tablier! Foi com essa ideia que a comprei depois de me garantirem que a chassi era igual nos 2 modelos, mas parece-me que não será bem assim.

Quanto à montagem do motor parece não haver grande problema, mas o selector da caixa de velocidades já funciona de maneira diferente... o que me leva a estar muito tentado a mudar o proprio tablier e ficar com a configuração igual ao modelo 230 e resolver assim o problema do selector.

Depois a caixa de direcção... queria aproveitar a direcção assistida da 230 para a minha pesadona 290, mas o encaixe também não é igual nem no mesmo sitio. Será que dá? Há muita coisa que só se vai conseguir ver bem depois de ter a mecânica das duas viaturas cá fora...

Posto isto lembrei-me de vir até cá saber se alguém conhece quem já tenha feito estas modificações ou como é possivel meter material da 230 na 290: Motor e Caixa, Direcção Assistida + Caixa de Direcção, Tablier.

Agradeço desde já!  :)
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Autocaravana Fiat Ducato 290 1.9TD

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #1 em: 18 de Março, 2015, 01:31:53 »
Tens de desarmar as duas e comparar, é provável que tenhas de fazer alterações na auto caravana para esta aceitar algumas coisas
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

plopes

• Recem chegado

• *
  • 2
Re:
« Responder #2 em: 19 de Março, 2015, 18:25:07 »
Tens de desarmar as duas e comparar, é provável que tenhas de fazer alterações na auto caravana para esta aceitar algumas coisas
Obrigado Luke! ;)
É isso mesmo. Esta semana dediquei-me a desmontar as duas frentes, as carrinhas estão neste momento na fase de desencaixar as tubagens e fichas, e tirar os motores fora.
Só depois com mais certesa se consegue ver o que vai ser necessário modificar, mas que vai ser necessário mexer em alguma coisa, isso vai!  :dry:
Devido à pouca disponibilidade no momento para tratar da situação, a coisa está a ir devagarinho... mas queria ver se ainda esta semana consegui tirar os dois motores para a rua!

Cheguei a encontrar carrinhas com chassi 290 igual ao da minha Autocaravana e até com motores mais fortes tipo o 2.5TD e ai era mesmo só mudar pois a montagem era tudo igual, mas só encontrei viaturas a rondar os 300.000Kms sem nenhumas garantias e não quiz arriscar.

Seja o que Deus quiser!  :)
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Autocaravana Fiat Ducato 290 1.9TD

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com