Autor Tópico: Fiat MAREA 1.9 td 100 MOTOR A BATER  (Lida 4963 vezes)

zé da marea td100

• Recem chegado

• *
  • 1

Masculino
  • Texto Pessoal
    Guerreira do asfalto
Fiat MAREA 1.9 td 100 MOTOR A BATER
« em: 07 de Julho, 2015, 17:15:50 »
Boas a todos.

Chamo me zé, sou da zona de Aveiro e neste momento estou em Lisboa a viver/trabalhar.

Adquiri uma Marea TD 100 a coisa de 3 anitos.
O carro tem neste momento os belos 400 mil quilómetros, é de 08/1997, motor 1.9 TD 100 de 100 cavalos.

Estava tudo a rolar sobre rodas lindamente e nada tenho a dizer da minha carrinha ate a semana passada.

Fui leva-la ao mecânico depois de algumas intervenções, que eu pensava resolvidas e qual não é o meu espanto, quando levo a carrinha ao mecânico e a vou ver por baixo, ESTÁ O CAOS... :( :(

Fui com intenção de verificar uma fuga na caixa de velocidades e fazer a troca da distribuição completa como manda a lei mas sai de la desiludido como tudo. Rodas empenadas (as 4) travões que, segundo o mecânico só trava a frente, atrás é para esquecer, caixa de velocidades com fuga interior (tenho que referir aqui que nem a 1 ano mandei trocar a embraiagem por estar nas couves), tubagens rotas (turbo e tubos de agua e radiador também) bomba injectora sem debito (carro não puxava nada sem ser das 2500 para cima) possível junta queimada, termostato tinha espetado nele (não sei como) um parafuso para "obrigar" o mesmo a abrir, juntas e vedantes do óleo  do motor (tampa de válvulas e vedantes do sitio onde aperta o filtro do óleo) folgas nos pendurais dianteiros, borrachas do escape estragadas e acho que não estou a esquecer de nada.

Contudo, depois de orçamento feito, decidi então arranjar a "maquina" que até então não me tinha dado chatices. como o orçamento era ainda po puxado, mandei fazer distribuição, lavagem do motor, óleo e filtro, radiador e tubagens, borrachas do escape e ainda a escova de trás que estava já com as borrachas para a cova.

No fim do serviço, carro a trabalhar 5 estrelas, fui ver com os meus próprios olhos e não acreditei de tão certinho que ele estava.

Para mal dos meus pecados, no dia seguinte quando o mecânico vai por o carro a trabalhar este não pega. quando pega, trabalha muito muito mal. ou seja, motor ao relanti tá quase normal. quando acelerado entre as 1100 e as 2500 bate. o mecânico deduziu que fosse bomba ou injectores.
Bomba verificada sem fugas e sem problemas.
Então é do injector.
O Sr foi um porreiro e arranjou um injector de um igual para verificar se era mesmo esse o problema.

Não sei se o injector usado no teste estava bom, visto que o carro está igual.

Alguém alguma vez já teve algum problema igual? estou completamente perdido da vida, já gastei 800€ em reparações e estou a ver o caso mal parado.

A minha questão é, será por terem lavado o motor? algum componente eléctrico que tenha "estragado"? É que ate o mecânico me pareceu meio perdido. O carro quando entrou lá estava a trabalhar normalmente e de repente aparece este problema? muita coincidência.

Será que se comprar o injector eléctrico (fica na ordem dos 300€) ele ficará bom?

Esta sensação é horrível. Outra questão é, quando se mexe na injecção não tem de ser com a chave mestra no sitio?
Eu não tenho a chave mestra, quando comprei o carro só trazia a chave azul com comando (que também não funciona, não por falta de pilha, ja foi trocada e não consigo sintonizar).

Peço ajuda aos "experientes" nestes carros porque eu estou completamente a nadar...

E de pensar que eu fui ao mecânico por causa duma fuga de óleo na caixa... :( :( :(

Se alguém puder ajudar, agradeço imenso!

Cumprimentos, zé.

PS: ainda estou a perceber como este site funciona.. desculpem a burrice.

evandro

• Piccolo

• *
  • 53
Re: Fiat MAREA 1.9 td 100 MOTOR A BATER
« Responder #1 em: 07 de Julho, 2015, 21:48:10 »
O seu mecanico ja verificou o ponto do motor se nao saltou algum dente ou se o esticador ficou folgado, ja agora o seu mecanico trocou as anilhas dos injetores?

zé da marea td100

• Recem chegado

• *
  • 1

Masculino
  • Texto Pessoal
    Guerreira do asfalto
« Responder #2 em: 08 de Julho, 2015, 02:08:28 »
As anilhas não. o carro foi para la a andar normalmente e de repente, pumbas. barulheira vinda do motor...

O motor está no ponto, foi tudo verificado 2x...

Pensa se ser do injector piloto ( o que tem a ficha eléctrica) mas aquilo ainda são cerca de 300 euros e se não for dali, estou a jogar dinheiro fora.

O que não é muito agradável... Fui hoje a bosh car service fazer um diagnóstico mas sem sucesso.

Segundo o senhor, o carro é "desactualizado" e tem que haver uma consulta por parte da oficina para confirmar se realmente o injector está nas couves.

mediu a resistência do injector e pelos vistos dá 118/120, mas ele não me soube dizer se aqueles valores são de origem ou se está de facto algo estragado.

Entretanto, essa ficha ligada a esse injector, não tem que chegar la corrente?

Eu junto com o meu vizinho verificamos que não tem corrente alguma na ficha de ligação.

Será isto normal? ou também pode ser um mau contacto que não deixe passar corrente?

Obrigadão pela ajuda :)

evandro

• Piccolo

• *
  • 53
« Responder #3 em: 08 de Julho, 2015, 08:11:27 »
Penso que a resistencia do teu sensore e de 120, para testar a ficha aranja um multimetro mete em volts na escala de 20, desliga a ficha e mete a chave na posição on sem por o motor a trabalhar, e mede tem que chegar ai corrente se nao chegar verifica os fios e a ficha.

Se chegar corrente podes fazer outro teste aranjas um resistencia de 120 e metes na fichas para fazer de ponte de contato com a ecu e pom o motor a trabalhar pode ser o injetor a dor informaçoes eradas da centralina.

zé da marea td100

• Recem chegado

• *
  • 1

Masculino
  • Texto Pessoal
    Guerreira do asfalto
« Responder #4 em: 18 de Julho, 2015, 21:56:41 »
Já resolvi o problema. Obrigado na mesma :D  :fiat:  :P :wub:

alabamapt

• Piccolo