Autor Tópico: Sistema GPL  (Lida 10487 vezes)

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
Sistema GPL
« em: 01 de Novembro, 2015, 09:47:55 »
Boas, como já sabem adquiri um Panda Sisley há pouco tempo. A questão é que um dos anteriores donos instalou sistema GPL no carro, está averbado no livrete, mas já o desmontaram (segundo o último proprietário já estava assim quando foi para as mãos dele).
A minha dúvida é se posso andar com o carro e ir à inspeção sem problemas por não ter o kit instalado e estar averbado no livrete?
O que preciso fazer para tirar o averbamento, basta ir ao IMTT fazer o pedido?

Obrigado
« Última modificação: 01 de Novembro, 2015, 19:04:48 por Alfasisley »

Bmiguelpaiva

• Giannini

• *
  • 388
Re: Sistema GPL
« Responder #1 em: 01 de Novembro, 2015, 12:22:06 »
Boas.
Julgo que teres o sistema de gpl instalado no carro e um pau de 2 bicos,por um lado reduz te os custos de utilização em 50%,por outro reduz te a bagageira em 100% loool.
E uma questão de analizares as tuas prioridades,em relação a desinstalação julgo que na inspeção te possa causar dores de cabeça mas isso será sempre dependente do inspector.
Se fores para a frente com a instalação,tens 2 boas casas na zona de Lisboa,a Front Fuels em Almada,e a AutoEcologia em Rio de Mouro.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
« Responder #2 em: 01 de Novembro, 2015, 14:15:03 »
A questão é que não pretendo reinstalar o sistema, mas está averbado no livrete.
Nada contra o GPL, até porque já tive 2 carros com instalação e 5*, mas o valor da reinstalação não compensa pros kms que pretendo fazer.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #3 em: 01 de Novembro, 2015, 17:59:37 »
o mais caro é o averbamento e a montagem.... se tens metade da montagem feita.... olha que é bem capaz de render, nem tens de meter deposito nem nada....
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #4 em: 01 de Novembro, 2015, 18:05:29 »
Boas, como já sabem adquiri um Panda Sisley há pouco tempo. A questão é que um dos anteriores donos instalou sistema GPL no carro, está averbado no livrete, mas já o desmontaram (segundo o último proprietário já estava assim quando foi para as mãos dele).
A minha dúvida é se posso andar com o carro e ir à inspeção sem problemas por não ter o kit instalado e estar averbado no livrete?
O que preciso fazer para tirar o averbamento, basta ir ao IMTT fazer o pedido?

Obrigado

Se fores a uma IPO chumbas e o carro é enviado para IPO B, basicamente é como seres apanhado com um motor diferente do original. Tens de falar com um instalador para te remover o que falta do kit de gpl e certificar essa remoção.

Só com essa declaração é que podes "desaverbar" o gpl do livrete...

o mais caro é o averbamento e a montagem.... se tens metade da montagem feita.... olha que é bem capaz de render, nem tens de meter deposito nem nada....

Ele não tem lá o kit, como tal tem de ser meter um novo e averbar tudo em IPO B...
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #5 em: 01 de Novembro, 2015, 18:32:31 »
Tem o depósito, que é o que vem no livrete
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #6 em: 01 de Novembro, 2015, 18:54:07 »
Tem o depósito, que é o que vem no livrete

E isso tá escrito onde mesmo?
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
« Responder #7 em: 01 de Novembro, 2015, 19:03:38 »
O carro não tem mesmo nenhum equipamento referente ao GPL, apenas está averbado no livrete em anotações especiais. Aí é que está o problema, pois se tivesse o kit GPL era na boa...

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #8 em: 05 de Novembro, 2015, 18:09:34 »
Pergunta a um inspector de uma IPO. O registo de proprietário tem várias anotações desde a cor, pneus e tejadilho, eventualmente pode passar por mais uma.

Mocetao

• Piccolo

• *
  • 61

Masculino
« Responder #9 em: 05 de Novembro, 2015, 19:08:08 »
Bom como vi muito bitaite não resisti a dar também um, até porque tb tenho um carro a GPL.

A inspecção é sempre feita com o carro a trabalhar a Gasolina, o GPL não é inspeccionado,a única coisa que obriga é a ter o dístico no momento de inspeccionar, em relação à Policia passa-se o mesmo podes ser multado em 25€ por falta do dístico, basta para isso ir a circular atrás de ti um carro da policia ligado à bruxa :) (com terminal ligado à rede) vem se tens seguro imposto de circulação pago e averbamento de GPL se não tens dístico paras e chegas-te à frente com 25€
Quanto ao averbamento para gpl na altura que averbei o meu obriga a uma inspecção que não sei onde é feita foram os tipos do Cuco Gas que me instalou o sistema que levou lá o carro sei que custava cento e poucos euros imagino que para retirar o averbamento necessite de ser inspecionado.

Já Agora para quem não tem experiência de GPL deixo um comentário, combustível de excelência sempre que montado num sistema multiponto, o meu está instalado numa laguna 1.8 16V com injecção multiponto, consome 1 litro mais que a gasolina aos 100 a perda de potencia não é mensurável e o preço do gpl anda abaixo dos 0,70€, os motores tem uma vida útil muito maior, a queima é limpa não carbonizam nada pistoes e valvulas limpos, o oleo mantem-se amarelo de muda a muda e os ganhos ambientais são notórios, deixam de estar impedidos de ir ao centro de lisboa se tiverem matricula anterior ao ano 2000, enfim só vantagens.

A fiat tem os puntos 1.4 a gpl de fabrica e os Alfa gulietta.

Abraço

JCM
JCM

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #10 em: 05 de Novembro, 2015, 19:52:17 »
A inspecção é sempre feita com o carro a trabalhar a Gasolina, o GPL não é inspeccionado,a única coisa que obriga é a ter o dístico no momento de inspeccionar, em relação à Policia passa-se o mesmo podes ser multado em 25€ por falta do dístico, basta para isso ir a circular atrás de ti um carro da policia ligado à bruxa :) (com terminal ligado à rede) vem se tens seguro imposto de circulação pago e averbamento de GPL se não tens dístico paras e chegas-te à frente com 25€
Quanto ao averbamento para gpl na altura que averbei o meu obriga a uma inspecção que não sei onde é feita foram os tipos do Cuco Gas que me instalou o sistema que levou lá o carro sei que custava cento e poucos euros imagino que para retirar o averbamento necessite de ser inspecionado.

Algumas correcções:

No Dua do carro tem o numero do deposito de gpl averbado, com uma duração de 10anos,basta o inspector pedir para ver o numero do deposito e na ausência do deposito dá logo carro apreendido. Muita atenção á validade do deposito, a malta não liga e depois é martelada..

A multa para a ausência do distico de gpl são 50euros, aproveito para lembrar que a nova posição do distico é do lado direito e tem de estar colado á carroceria, não pode ser magnético nem amovivel com antigamente.

Para retirar o kit de gpl tem de ir a IPO B com os papeis fornecidos pelo instalador, não tem reinspecção e pode chumbar por outra coisa qq, são é mais de cem euros de cada vez...

Já Agora para quem não tem experiência de GPL deixo um comentário, combustível de excelência sempre que montado num sistema multiponto, o meu está instalado numa laguna 1.8 16V com injecção multiponto, consome 1 litro mais que a gasolina aos 100 a perda de potencia não é mensurável e o preço do gpl anda abaixo dos 0,70€, os motores tem uma vida útil muito maior, a queima é limpa não carbonizam nada pistoes e valvulas limpos, o oleo mantem-se amarelo de muda a muda e os ganhos ambientais são notórios, deixam de estar impedidos de ir ao centro de lisboa se tiverem matricula anterior ao ano 2000, enfim só vantagens.

Não são só vantagens, o poder energético do Gpl é inferior ao das gasolina em cerca de 25%, como tal, o aumento no consumo deverá rondar esses valores, convêm referir isso para ficar descansado com o carro a funcionar a gpl, com as mesmas prestações e livre de perigos e afins.

A vida util do motores é outro assunto que não convem generalizar, carros com as chamadas válvulas macias não gostam de gpl, se não levarem lubrificador de válvulas ( não lubrifica nada, mas é conhecido assim ) e um pé direito muito calminho e vão-se embora num instante... e quando vão regra geral é cabeça nova.

Em relação ao óleo, mais um perigo, o óleo sai mais limpo, mas devido ao aumento de temperatura de combustão devido ao gpl, perde propriedades mais cedo...

Aconselho uma visita ao forum do Autogas....  :t_up: :t_up:

Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
« Responder #11 em: 05 de Novembro, 2015, 21:09:18 »
Desde já agradeço todas as respostas que me deram, expus o caso através do e-mail de apoio do IMTT, e a resposta foi esta,

"Exmo. Sr.

Relativamente ao exposto e após consulta à nossa base de dados de veículos, informamos que o veiculo com a matricula UC-xx-xxtem como combustível: gasolina.

Quando fez a mudança de propriedade no IRN, o DUA que recebeu continua a dizer GPL?"

Acho que eles ainda percebem menos disto que eu, hoje respondi assim;

Boa tarde, continuo à espera da resposta relativamente ao assunto em questão, se for ao IMTT e pedir para retirar o averbamento fazem isso?
Ando legal com o veículo assim?

Cumprimentos.

Vamos aguardar pela resposta, pelo que um inspetor de um centro de inspeções me disse basta ir ao IMTT e pedir para desaverbar, mas estou a achar muito fácil, mas...

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
« Responder #12 em: 06 de Novembro, 2015, 19:29:52 »
Já há mais desenvolvimentos,  a resposta foi a seguinte;

Exmo. Sr.

Informamos que tem que formalizar processo junto do IMT para retirar as anotações relativas ao GPL.

O processo consiste na entrega de um termo de responsabilidade relativo à desmontagem do GPL, o mod.9 do IMT, fotocópia dos documentos do proprietário, D.U.A e fotocópia da folha da ultima IPO.

A taxa a liquidar são 50€.

Menos mal,  agora só tenho que arranjar um instalador que me passe o termo de responsabilidade...

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #13 em: 06 de Novembro, 2015, 23:27:36 »
aqui respondo eu porque sei.

se te responderam que no registo estava a gasolina, pedes apenas os documentos novos, porque dizes que os perdeste!

conforme eles disseram o carro de combustível apenas tinha gasolina; se tiver a gasolina e gás tens de mandar tirar o gás;

convém saber isso bem, antes porque no IMTT está cheio de gente que além de não pescar quase nada do que faz, ganha pouco e o trabalho é em quantidade industrial.

Alfasisley

• Encartado

• *
  • 75

Masculino
« Responder #14 em: 06 de Novembro, 2015, 23:47:29 »
aqui respondo eu porque sei.

se te responderam que no registo estava a gasolina, pedes apenas os documentos novos, porque dizes que os perdeste!

conforme eles disseram o carro de combustível apenas tinha gasolina; se tiver a gasolina e gás tens de mandar tirar o gás;

convém saber isso bem, antes porque no IMTT está cheio de gente que além de não pescar quase nada do que faz, ganha pouco e o trabalho é em quantidade industrial.

Mas ainda há um mês fiz o novo DUA, para mudar de propriedade e continua a vir como observações o reservatório como podem ver em anexo.