Autor Tópico: Excesso de fumo preto  (Lida 4759 vezes)

Carlos1965

• Piccolo

• *
  • 56

Masculino
Excesso de fumo preto
« em: 14 de Dezembro, 2015, 22:35:04 »
Boa noite,

Tenho uma Lancia Lybra com o motor 1.9 JTD 115 CV que á uns tempo começou a deitar bastante fumo preto quando acelero a fundo.

Não noto nada de anormal na carrinha, puxa bem, não gasta de mais e tem os filtros mudados a não ser o excesso de fumo preto.

O que acham que pode ser?

Obrigado

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
Re: Excesso de fumo preto
« Responder #1 em: 14 de Dezembro, 2015, 22:56:55 »
Boa noite,

Tenho uma Lancia Lybra com o motor 1.9 JTD 115 CV que á uns tempo começou a deitar bastante fumo preto quando acelero a fundo.

Não noto nada de anormal na carrinha, puxa bem, não gasta de mais e tem os filtros mudados a não ser o excesso de fumo preto.

O que acham que pode ser?

Obrigado

Fala um pouco sobre a carrinha, o que dizes pode ter variadíssimas causas.

Carlos1965

• Piccolo

• *
  • 56

Masculino
« Responder #2 em: 15 de Dezembro, 2015, 09:03:46 »
A carrinha acho que está bem para os km que tem 260 mil, puxa bem, não gasta óleo, os filtros foram mudados em Agosto tendo perfeito cerca de 10 mil. Os consumos continuam iguais, e a única diferença tem a ver com a luz das velas, que acendem quando a ponho a trabalhar, mas como este motor quase que não precisa delas acho que não deve ter muita influencia.
A carrinha está de origem, não esta reprogramada.

Obrigado

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #3 em: 15 de Dezembro, 2015, 11:00:37 »
A carrinha acho que está bem para os km que tem 260 mil, puxa bem, não gasta óleo, os filtros foram mudados em Agosto tendo perfeito cerca de 10 mil. Os consumos continuam iguais, e a única diferença tem a ver com a luz das velas, que acendem quando a ponho a trabalhar, mas como este motor quase que não precisa delas acho que não deve ter muita influencia.
A carrinha está de origem, não esta reprogramada.

Obrigado

As velas incandescentes estão na carrinha por algum motivo e um deles é evitar , no arranque, o excesso de fumo ou seja, sem as velas, a carrinha pega com alguma insistência, mas, o gasóleo que não foi queimado nessa operação, fica depositado na linha de escape e quando puxas pelo motor, ele sai pelo escape fora.

Carlos1965

• Piccolo

• *
  • 56

Masculino
« Responder #4 em: 15 de Dezembro, 2015, 12:43:54 »
 :charge:
As velas incandescentes estão na carrinha por algum motivo e um deles é evitar , no arranque, o excesso de fumo ou seja, sem as velas, a carrinha pega com alguma insistência, mas, o gasóleo que não foi queimado nessa operação, fica depositado na linha de escape e quando puxas pelo motor, ele sai pelo escape fora.

Mas isso não deveria limpar depois de duas ou três acelerações?

É  que ela faz sempre isso ou seja posso ir numa autoestrada durante 100 km a 140 se carregar no acelerador a fundo o gajo que vem atrás deixa de ver-me, daí a minha preocupação.

De salientar que se for a andar normalmente e carregar a fundo fica na estrada/rua uma linha de carvão no chão  :unsure:

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #5 em: 15 de Dezembro, 2015, 12:51:02 »
Disseste que não estava reprogramada, tens a certeza!?

Caso afirmativo, tens injeção a mais de gasóleo, em todo o caso, isso é gasóleo a mais, quer seja injetores marados ou comom rail com pressão em demasia.

Liga o carro à máquina e verifica os tempos de injeção.

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #6 em: 15 de Dezembro, 2015, 12:56:15 »
Outro ponto que tens de verificar é a admissão, tens de ver se está limpa, caso esteja suja, toca a limpar, pois com ar a menos, ficas com gasóleo a mais.

Carlos1965

• Piccolo

• *
  • 56

Masculino
« Responder #7 em: 15 de Dezembro, 2015, 15:01:42 »
Disseste que não estava reprogramada, tens a certeza!?

Caso afirmativo, tens injeção a mais de gasóleo, em todo o caso, isso é gasóleo a mais, quer seja injetores marados ou comom rail com pressão em demasia.

Liga o carro à máquina e verifica os tempos de injeção.

Reprogramada não está de certeza pois comprei-a nova  :D

Ok obrigado, vou então levá-la a alguém para a ligar á máquina.