Boa noite,Tenho uma Lancia Lybra com o motor 1.9 JTD 115 CV que á uns tempo começou a deitar bastante fumo preto quando acelero a fundo.Não noto nada de anormal na carrinha, puxa bem, não gasta de mais e tem os filtros mudados a não ser o excesso de fumo preto.O que acham que pode ser?Obrigado
A carrinha acho que está bem para os km que tem 260 mil, puxa bem, não gasta óleo, os filtros foram mudados em Agosto tendo perfeito cerca de 10 mil. Os consumos continuam iguais, e a única diferença tem a ver com a luz das velas, que acendem quando a ponho a trabalhar, mas como este motor quase que não precisa delas acho que não deve ter muita influencia.A carrinha está de origem, não esta reprogramada.Obrigado
As velas incandescentes estão na carrinha por algum motivo e um deles é evitar , no arranque, o excesso de fumo ou seja, sem as velas, a carrinha pega com alguma insistência, mas, o gasóleo que não foi queimado nessa operação, fica depositado na linha de escape e quando puxas pelo motor, ele sai pelo escape fora.
Disseste que não estava reprogramada, tens a certeza!?Caso afirmativo, tens injeção a mais de gasóleo, em todo o caso, isso é gasóleo a mais, quer seja injetores marados ou comom rail com pressão em demasia.Liga o carro à máquina e verifica os tempos de injeção.