Autor Tópico: Troféu Nacional De Fiat Uno 45s  (Lida 24523 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #90 em: 30 de Maio, 2007, 18:37:18 »
Desafio Único deu espectáculo no Estoril

Foi uma excelente prova aquela que encerrou o extenso programa colocado em pé pelo ACDME, no âmbito do Circuito Estoril 3. Com 39 carros em pista, emoção foi algo que não faltou, como também não faltaram toques, despistes e piões de toda a forma e feitio, para o que contribuiu a forte chuvada no início da corrida, que molhou ainda mais a já bastante encharcada pista da Costa do Estoril.

De referir a primeira vitória de Nuno Duarte no Desafio único 2007, que depois de ter sido segundo na primeira corrida do ano, lidera agora o troféu, com algum à vontade. "Foi a prova da minha vida, pois após o arranque falhado, pensei que não fosse possível recuperar um lugar cimeiro, quanto mais a Vitória. Foi fantástico, e o meu carro esteve como de costume, uma grande bomba. Nestas condições de baixa aderência, foi preciso improvisar um pouco, a fazer-me relembrar os tempos dos Rallies. Estes resultados obtiveram-se graças ao excelente trabalho de equipa ISEP/Mundauto, e justificam os meus apoios, pois sem eles não seria possível estar aqui. Agora já só penso na próxima prova.”

Na segunda posição ficou a dupla da M Coutinho, constituída por Pedro Silva e Daniel Matias, com António Areal a garantir um lugar no degrau mais baixo do pódio. De referir ainda a excelente prestação da dupla feminina constituída por Rosário Sottomayor e Ana Sampaio.

Classificação Final:

1º Nuno Duarte, 18 voltas em 51:29s154
2º Pedro Silva/Daniel Matias, a 21s957
3º António Areal, a 30s386
4º Rosário Sottomayor/Ana Sampaio, a 32s639
5º Nuno Santos, 1:06s410
6º Carlos Almeida/Henrique Silva, a 1:08s390
7º Fernando Americano, a 1:12s749
8º Pedro Amaral, a 1:19s100
9º Tiago Cruz/Hugo Peixoto, 1;29s616
10º José Carneiro/Nuno Reis, 1:45s089
...
Classificaram-se mais 24 pilotos...

Fonte: Velocidade Online





Tipo11

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165
  • Karma:
    +14/-21
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #91 em: 30 de Maio, 2007, 19:47:07 »
Citar
então e as fotos?
Estão por aí noutro tópico, começado pelo membro PINTO, o grande fotógrafo.  :palmas:  

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #92 em: 31 de Maio, 2007, 19:33:55 »
Equipa do Velocidades à procura da melhor forma



Decorreu no passado fim-de-semana no Circuito do Estoril, a segunda ronda do Challenge Desafio Único, competição organizada pela FEUP (Faculdade de Engenharia do Porto) e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Não foi uma jornada positiva para a equipa do portal Velocidades.pt, que se viu de novo a braços com problemas mecânicos no Fiat Uno que utiliza.

A falta de rendimento do motor voltou a fazer-se notar nos treinos livres, agravando-se para a sessão de treinos cronometrados, o que provocou um resultado desencorajador – 35º tempo – com a equipa constituída por Luis Lopes e Pedro Ferreira, a preocupar-se única e exclusivamente em conseguir o número de voltas necessário para se qualificar para a corrida. O longo período de tempo que mediou entre esta última sessão e a corrida de 50 minutos, foi no entanto suficiente para que a equipa técnica, detectasse a origem da falta de rendimento que impedia o bom funcionamento do propulsor, sendo este problema corrigido para a corrida.

Foi com o piso muito molhado devido à persistência da chuva, que se deu início à corrida, com o extenso pelotão a conseguir negociar a primeira curva sem problemas de maior. Já com o motor em condições mínimas de bom funcionamento e aproveitando da melhor forma o piso molhado, a equipa fez uma partida de alto nível conseguindo terminar a primeira volta já na 27ª posição, ganhando oito posições numa só volta. Nas duas voltas seguintes a equipa subia mais 3 posições (24º), para na volta seguinte dar mais um grande salto até ao 18º lugar. A partir daqui os andamentos dos adversários subiam de qualidade e não permitiam grandes veleidades, acabando a equipa o primeiro turno de condução na 16ª posição da geral, o que representou uma recuperação de 19 posições!

A segunda parte da corrida acabaria por ter menos história, com um problema ao nível da direcção, a obrigar a uma paragem extra nas boxes e a uma redução do ritmo de corrida numa pista que começava entretanto a secar. O resultado final – 29º - não reflectia a excelente prova da equipa, a exemplo do sucedido em Braga na prova de abertura do Desafio Único.

“Esta corrida acabou por ser mais uma jornada de testes, depois dos problemas surgidos nos treinos livres e que hipotecaram as hipóteses de uma boa qualificação. Partir tão atrás numa grelha tão extensa, em que os carros são praticamente idênticos, não deixa antever grandes hipóteses de um resultado positivo, no entanto e com a ajuda da chuva, penso que fizemos uma boa prova, ganhando muitos lugares e ultrapassando todas as armadilhas de uma pista que se mostrava muito traiçoeira. Não fora o problema com a direcção no segundo turno, teríamos por certo conseguido uma posição muito perto do “Top Ten”, afirmou Luís Lopes, a quem coube fazer a partida.

“Fomos mais uma vez infelizes, mas parece que desta vez conseguimos detectar com mais certezas o problema que estava a afectar o nosso motor e por isso a corrida serviu de teste para comprovarmos isso mesmo. A pista estava muito escorregadia em alguns pontos, mas deu para ver que temos andamento para ocupar outras posições. Vamos agora rever o carro para que na Granja do Marquês dentro de 2 semanas e meia, este possa estar finalmente em condições de proporcionar alegrias à equipa”. Revelou por sua vez Pedro Ferreira.

A equipa do Velocidades.pt conta neste projecto com os imprescindíveis apoios da Tropical Burguer, Euroextras, Auto JPEMA, Área Gráfica, Digimotores, RaceSpirit, Autocivil, Pinho Sport e Power by Dino (João Moreira).

Fonte: Velocidade Online





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #93 em: 01 de Junho, 2007, 16:31:43 »
Inscrições para o Desafio Único encerram amanhã



Depois das duas primeiras jornadas realizadas nos circuitos de Braga e do Estoril, o Desafio Único visita no fim-de-semana de 16 e 17 de Junho próximo o Circuito da Granja do Marquês, traçado que utiliza a pista e as ruas da Base Aérea ali instalada.

Ao contrário do que tem sido hábito, as verificações serão realizadas na Sexta-Feira – nas instalações do Autódromo do Estoril –, com os treinos e corrida a disputarem-se durante o dia de Sábado.

Como é hábito as inscrições para esta prova devem ser feitas na FEUP, preenchendo a ficha de inscrição para esta prova e entregando o valor determinado. O prazo limite para estas inscrições é já amanhã, dia 1 de Junho, pelo que todos os interessados devem ter esta data em atenção, para evitar dissabores de última hora.

Fonte: Velocidade Online / por Luis Lopes e foto de Paulo Braga
« Última modificação: 01 de Junho, 2007, 16:32:48 por Tiffosi »





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #94 em: 18 de Junho, 2007, 15:56:50 »
António Costa vence "Desafio Único "

Entre os "intrépidos" dos Fiat Uno, as coisas não foram fáceis. Duas partidas, muitas carambolas e alguns sustos, durante cinquenta longos minutos de competição.

Ao longo da corrida feita de "jogo limpo", resultaram os melhores classificados: António Costa, António Areal e ainda a dupla José Couto Costa e José Crespo Costa. A primeira equipa feminina classificada - Ana Sampaio e Rosário Sottomayor - colocou-se na 11ª posição.

O vencedor aparenta pertencer a outro campeonato, já que não só rubircou a melhor volta com quase 1 segundo de vantagem para a segunda melhor marca (1m16,007s contra 1m16,993s), como ainda deixou o 2º classificado a 44 segundos, ou seja mais de 1 segundo por volta...

01º António Costa - 39 voltas em 51m51,845s
02º António Areal - a 44,064s
03º José Couto Costa / José Crespo Costa - a 1m07,222s
04º Fernando Americano / Ricardo Lopes - a 1m08,451s
05º Jorge Meireles / Vitor Ramos - a 1 volta
06º Nuno Santos - a 1 volta
07º André Pimenta / Mário Borges - a 1 volta
08º Helder Cruz / Rui Mesquita - a 1 volta
09º João Cabaça / Filipe Mesquita - a 1 volta
10º Pedro Cerqueira / Filipe Matias - a 1 volta
11º Ana Sampaio / Rosário Sottomayor - a 1 volta
12º André Regueiro / Filipe Fontes - a 1 volta
13º Luis Costa / Vitor Costa - a 1 volta
14º Armando Silva / José Teixeira - a 1 volta
15º Hilário Lopes - a 1 volta (...)

Volta mais rápida - António Costa 1m16,007s

Fonte: Sport Motores





PeteCunha

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • Torres Novas
  • 10189
  • Karma:
    +12/-4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #95 em: 18 de Junho, 2007, 18:20:33 »
ena ena... ganhou um fiat!!! :P

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #96 em: 18 de Junho, 2007, 18:35:26 »
Citar
ena ena... ganhou um fiat!!! :P
 (lol)  (lol)  





Tipo11

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165
  • Karma:
    +14/-21
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #97 em: 18 de Junho, 2007, 22:42:12 »
Falta aí info importante, reporter Tiffosi! O resultado da dupla representante dos FIATISTAS, que ficou a meia da tabela, hein?  :t_up:  

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #98 em: 22 de Junho, 2007, 19:25:20 »
CRONÓMETRO OFICIAL FOI ADVERSÁRIO EXTRA DA EQUIPA DO VELOCIDADES.PT



A terceira ronda do Challenge Desafio Único, que teve por palco o Circuito da Granja do Marquês, traçado reeditado após quatro décadas de interrupção,

utilizando as excelentes condições proporcionadas pela Base Aérea Nº1 em Sintra. Se as condições eram excelentes, já a logística falhou redondamente, com várias lacunas que a chuva torrencial de Sábado veio agravar ainda mais. Esperemos que este circuito seja uma bela ideia para manter e que as necessárias correcções sejam feitas para próximos encontros.

No plano desportivo, tudo começou com os treinos livres, disputados no Sábado debaixo de um imenso temporal e onde a equipa do Velocidades se limitou a rodar com o máximo de cuidado, de forma a conhecer a pista. No Domingo de manhã e já com o piso seco, decorreram os treinos cronometrados, começando aí verdadeiramente a competição. Começaram também aí as primeiras dúvidas em relação aos tempos atribuídos à equipa do Velocidades, que não foi além de 1:24s228, quando a nossa cronometragem manual indicava um tempo dentro do segundo 20...

Mesmo com imensos problemas para conseguir dar uma volta limpa, a equipa acredita na existência de um erro como forma de explicar a má posição à partida – 33ª posição. Sem bases para reclamar, a exemplo de outros pilotos que também se queixaram do mesmo problema, a equipa aceitou disciplinadamente o veredicto do cronómetro oficial.

Dada a partida para a corrida de 50 minutos de duração, enquanto lá na frente o “super” Fiat Uno de António Costa, continuava a dar nas vistas tal era a forma como se distanciava de todos os outros, cá atrás a equipa do Velocidades penava para subir posições, tal a combatividade imposta por todos na luta pelas posições, pode-se mesmo dizer que mais parecia estar em jogo um lugar no pódio...

Mesmo assim a recuperação, ainda que lenta, foi possível, com Luis Lopes responsável pelo primeiro turno de condução, a entregar o carro a Pedro Ferreira na 25ª posição, conseguindo um verdadeiro “milagre” de na sua melhor volta, tirar mais de 4 segundos (!) ao tempo conseguido no treinos cronometrados, rodando durante a corrida consistentemente no segundo 20... Sendo o mesmo carro, o mesmo condutor e praticamente as mesmas condições de pista (de somente 2,250m), é verdadeiramente “notável” tal ganho de performance...

Pedro Ferreira entrava rapidamente no ritmo de prova, conseguindo até ao final subir mais 4 posições, numa actuação excelente, segura e cheia de garra, também ele a rodar com facilidade no segundo 20, confirmando “o milagre dos segundos desaparecidos”. A equipa conseguiu desta forma pontuar pela primeira vez está época, sendo que apesar da desilusão pelo evidente erro de cronometragem, fica o sentimento do dever cumprido, até porque ao contrário de muitos participantes, chegou ao final com o resistente Fiat Uno em óptimo estado tanto de mecânica como de “visual”, facto importantíssimo, uma vez que se aproxima a prova rainha da temporada, o Grande Prémio do Porto!

“Foi um balde de água fria, o tempo que nos foi atribuído nos treinos cronometrados, porque o carro está finalmente muito bom - se bem que nos falte ainda um pouco de “motor” para acompanhar alguns dos “aviões” que por aqui andam – e eram legítimas as esperanças de atingir os objectivos traçados desde o início da época, ou seja um lugar no “Top Ten”. Mais do que isso é quase impossível, dada a qualidade dos carros que apareceram, entregues a excelentes pilotos. Fizemos o que foi possível para subir na classificação, tendo sempre em conta que as nossas “armas” estão já apontadas para a corrida a realizar no Circuito da Boavista, sendo uma boa prestação nesta prova e no próximo Circuito de Vila Real, os nossos principais objectivos para esta época. Por isso não arriscamos minimamente, uma vez que pouco teríamos a ganhar se o fizéssemos.” Afirmou no final Luis Lopes.

“Na verdade, a história desta corrida começou e terminou nos treinos cronometrados, uma vez que ao partir tão atrás, retirou-nos qualquer veleidade de obter um bom resultado. O meu turno correu sem grandes problemas, consegui ganhar mais algumas posições e comprovar o bom comportamento do carro em termos de suspensões e afinação, faltando “mais alguns pozinhos de motor”. Depois de resolvidos os problemas com o carro, que nos afectaram desde o início da época, não foi bom ter mais este percalço com a cronometragem... Mas não há nada a fazer e agora é olhar para a frente e arranjar motivação para ter uma boa prestação no Porto, onde é fundamental estarmos ao nosso melhor nível.” Disse por seu turno Pedro Ferreira.

A próxima jornada desta competição tem lugar no ambiente fantástico do Circuito da Boavista, nos dias 13 a 15 de Julho próximos, onde a equipa do Velocidades.pt espera apresentar uma nova e mais apelativa decoração no bólide italiano, reforçando a visibilidade dos seus preciosos patrocinadores, onde se destacam: Tropical Burguer, Euroextras, Auto JPEMA, Área Gráfica, Digimotores, RaceSpirit, Autocivil, Master G Car, Pinho Sport e Power by Dino.

Fonte: Velocidade Online Co





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #99 em: 28 de Junho, 2007, 18:50:39 »
Uno vencedor desclassificado na Granja do Marquês



A prova do Desafio Único disputada na Granja do Marquês, viu o nome do seu vencedor alterado, com António Areal a subir à primeira posição final, ele que tinha sido segundo em pista atrás do inacessível António Costa. Segundo o que conseguimos apurar, o Fiat Uno deste último terá sido chumbado nas verificações técnicas efectuadas após a prova, dando origem à sua imediata desclassificação.

Sem se saber a não conformidade, que terá originado esta medida do colégio de comissários desportivos da prova, é de saudar a apertada vigilância da organização, promovendo uma saudável esperança de que os prevaricadores que sempre aparecem nas provas de automóveis, não tenham pelo menos vida fácil para fazerem batota. Não falamos deste caso em particular, até porque não sabemos o que esteve na origem desta dura medida, e tal situação poderá acontecer a todos, isto caso haja uma distracção ou uma leitura menos atenta dos regulamentos. O facto é que esta medida serve como sinal de aviso para todos os envolvidos na competição.

Com esta vitória, António Areal sobe ao quinto posto, reforçando a sua candidatura à conquista da vitória nesta competição, quando faltam duas provas para o seu final, Circuitos do Porto e de Vila Real.

Fonte: Velocidade Online / foto: Paulo Braga





DevilRoad

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 713
  • Karma:
    +0/-0
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #100 em: 28 de Junho, 2007, 19:13:53 »
É verdade, mesmo com os 30kg de lastro esse carro sp teve andamento mt superior aos restantes, por acaso gostava de saber qual era o item que não deveria estar lá  :d_grin:  

Freis

  • Visitante
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #101 em: 29 de Junho, 2007, 14:11:51 »
É verdade amigos,dar praticamente 2s por volta ao 2º é obra,até perguntá-mos ao piloto em questão, o que é era,era do carro ou era o resto do pessoal que não sabia andar,pelos vistos apareceu a resposta.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #102 em: 05 de Julho, 2007, 16:13:58 »
Uno do Velocidades exposto em Gaia



Respondendo positivamente ao convite endereçado pela organização do Challenge Desafio Único 2007, a equipa do Velocidades.pt, tem em exposição no El Corte Inglês em Gaia, o carro com que alinha nesta competição. A chegada das provas citadinas, trouxe também “roupa nova” para o bólide italiano, que se apresenta bem mais atraente e apelativo, tal qual um verdadeiro carro de corridas deve ser!

Esta exposição que comporta um total de dez carros, está patente desde Segunda-Feira, e prolonga-se até Sábado, podendo ser visitada entre as 10 e as 23H, na praceta exterior em frente à entrada principal do El Corte Inglês situado na Av. da República em Gaia. Esta conhecida cadeia espanhola de lojas, vai ainda instituir um prémio a atribuir ao carro mais bem decorado, com o vencedor a ser decidido através dos votos dos visitantes, quem votar vai poder habilitar-se a convites para o Grande Prémio do Porto.

Um agradecimento especial para a Pmigsport, pelo desenho da nova decoração e para a equipa da Área Gráfica, empresa responsável pela decoração do carro. Estes últimos forçados a várias “horas extra”, de forma a concluir com sucesso a transformação do “patinho feio”. Com a sua visibilidade reforçada, tanto para esta exposição como para as jornadas que se avizinham, ficaram os nossos imprescindíveis patrocinadores: Tropical Burguer, Euroextras, Auto JPEMA, Área Gráfica, Digimotores, Pmigsport, RaceSpirit, Autocivil, Master G Car, Pinho Sport e Power by Dino.

Fonte: Velocidade Online





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #103 em: 10 de Julho, 2007, 17:23:44 »
Desafio Único no Circuito da Boavista

É já no próximo fim-de-semana, 14 e 15 de Julho, que o “Desafio Único” volta às pistas. Desta feita, a prova – organizada pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (DEMEGI/FEUP), em colaboração com a Federação Portuguesa Automóvel e Karting (FPAK) – marcará presença no Grande Prémio Histórico do Porto, que se realiza no Circuito da Boavista.

A quarta etapa da competição conta com a presença de 40 equipas em pista para discutir a classificação, destinando-se sobretudo a jovens apreciadores do desporto automóvel. Destaque-se que cerca de 50 por cento dos pilotos têm menos de 30 anos. O Desafio destina-se exclusivamente a automóveis da Marca Fiat, modelo Uno 45 S, por se revelarem veículos económicos, com grande oferta no mercado, apresentando também uma elevada fiabilidade mecânica.

O "Desafio Único", a decorrer às 18h30, é a corrida de encerramento do GP Histórico do Porto e por certo ajudará a animar os milhares de espectadores que são esperados. O espectáculo está assim assegurado, não só pelas actuais estrelas e equipas da velocidade, como também pelas corridas onde os históricos vão mostrar toda a sua competitividade. A última etapa da competição decorrerá em Outubro, no Circuito de Vila Real, na cidade de Vila Real.

Fonte: Velocidade Online





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Troféu Nacional De Fiat Uno 45s
« Responder #104 em: 10 de Julho, 2007, 17:26:08 »

[size=8]Imagem PeteCunha[/size]

Forza  :palmas: